De acordo com o Global Investor Study da Schroders*, os portugueses mantêm os investimentos menos tempo do que o recomendado. O horizonte médio de investimento dos portugueses é de 2.3 anos, um valor ligeiramente abaixo da média global (2.6 anos) e da média europeia (2.6 anos), ou seja, cerca de metade do período recomendado, de cinco anos. 43% dos investidores portugueses mantêm os investimentos por menos de um ano. Em termos geográficos, os investidores do Japão, dos EUA e do Canadá são os mais pacientes, com períodos de manutenção de, pelo menos, quatro anos, o que compara com o período de 1.3 anos que caracteriza os investidores argentinos, os menos pacientes.
Os altos e baixos dos mercados vão manter os investidores sempre atentos, mas a chave é concentrarem-se no longo prazo. Cortar e alterar os investimentos, nomeadamente durante períodos desafiantes, será provavelmente prejudicial para a carteira dos investidores e, em última análise, levará a retornos dececionantes. Em vez disso, é fundamental olhar além da incerteza: o objetivo da Schroders é oferecer soluções de investimento que reflitam as necessidades dos investidores, ao longo do tempo, e as suas preferências de risco.
Charles Prideaux, Responsável Global de Soluções e Produtos da Schroders
O estudo demonstra que os investidores portugueses têm elevadas expectativas de retorno. Quase metade dos investidores (45%) espera retornos de, pelo menos, 10% ao ano. O retorno médio do índice S&P 500 é inferior a 8%, desde o seu início, em 1957, por isso, é muito importante que os investidores mantenham expectativas moderadas e um horizonte de investimento longo, assegurando uma adequada dispersão do risco, para que consigam alcançar os seus objetivos de investimento
Carla Bergareche, Diretora Geral da Schroders Portugal e Espanha
* Em abril de 2019, a Schroders contratou a Research Plus Ltd para conduzir uma pesquisa on-line independente com 25.743 pessoas, de 32 países, que investem em todo o mundo. Em Portugal, 500 pessoas foram inquiridas. Esta pesquisa define “investidores” como aqueles que vão investir, pelo menos, 10.000€ (ou o equivalente) nos próximos 12 meses e que fizeram mudanças aos seus investimentos nos últimos 10 anos.
Para aceder ao relatório completo do Global Investor Study 2019 da Schroders, por favor, aceda a www.schroders.pt/estudo-investidores