Quase um quarto (23%) dos investidores portugueses está preocupado por não poupar o suficiente para a reforma, de acordo com o Global Investor Study da Schroders*. Esta percentagem está em linha com os resultados globais, pois 24% dos investidores partilha desses receios.
Fonte: Schroders, dados globais
Estas conclusões indicam que há um desencontro significativo entre a confiança das pessoas em relação às suas poupanças e a quantidade de dinheiro que esperam conseguir retirar quando se reformarem. Esta discrepância é preocupante e indica que a sociedade global não é realista em relação ao estilo de vida que quer ter na reforma. As pessoas estão a viver cada vez mais tempo na reforma e devem ser capazes de desfrutar da vida depois de terminarem a carreira, com a segurança de que as poupanças serão suficientes para as sustentar. No entanto, este estudo sugere que este pode não ser o caso para muitos. É imperativo que as pessoas comecem a poupar de forma consistente e o suficiente, tão cedo quanto possível, durante a carreira e antes da reforma. Que reflitam sobre o nível de rendimento que vão conseguir manter ao longo da merecida reforma.
Carla Bergareche, Diretora Geral da Schroders Espanha e Portugal
Fonte: Schroders, dados globais
* Em abril de 2019, a Schroders contratou a Research Plus Ltd para conduzir uma pesquisa on-line independente com 25.743 pessoas, de 32 países, que investem em todo o mundo. Em Portugal, 500 pessoas foram inquiridas. Esta pesquisa define “investidores” como aqueles que vão investir, pelo menos, 10.000€ (ou o equivalente) nos próximos 12 meses e que fizeram mudanças aos seus investimentos nos últimos 10 anos.
1. Entre os 51 e os 70 anos de idade | 2. Entre os 18 e os 37 anos de idade
Para aceder ao relatório completo do Global Investor Study 2019 da Schroders, por favor, clique aqui
Sobre a Schroders plc: Enquanto gestora global de investimentos, apoiamos instituições, intermediários e indivíduos a alcançar os seus objetivos, as suas ambições e a prepararem-se para o futuro. Mas à medida que o mundo muda, mudam também as necessidades dos clientes. É por esta razão que temos uma longa história de adaptação, acompanhando os tempos e mantendo a nossa atenção centrada no que mais importa para os nossos clientes. Fazê-lo implica experiência e conhecimento especializado. Ouvimos as pessoas e analisamos os dados para identificar tendências que vão marcar o futuro. Este conhecimento permite-nos ter uma perspetiva única, que apoia um investimento com convicção. Somos responsáveis pela gestão de uma carteira de 469, 5 mil milhões de Euros** em ativos que os nossos clientes nos confiam para que lhes entreguemos retornos sustentáveis. Mantemo-nos determinados a contribuir para a sua prosperidade futura e para a da sociedade em geral. Atualmente, contamos com 5.000 colaboradores por todo o mundo, cuja missão é fazer isto mesmo. Somos uma empresa global com gestão local. Isto permite-nos manter as necessidades dos nossos clientes no centro de tudo o que fazemos. Esta proximidade com os clientes, as suas necessidades e interesses tem-nos permitido crescer com eles ao longo de 200 anos e mais de sete gerações. Para mais informações, visite www.schroders.pt
**a 30 Junho de 2019