- O Global Investor Study da Schroders revela que 41% dos investidores portugueses inquiridos entende que diversifica pouco ou nada os seus ativos.
- 14% daqueles que têm mais conhecimentos sobre investimentos sentem que o seu portfólio é pouco ou nada diversificado.
Por regra, para se ter mais lucro, tem de assumir maior risco e é interessante verificar que os investidores que se consideram como avançados ou especialistas têm mais tendência para assumir o risco. No entanto, achamos que os investidores vão ter de manter os seus investimentos durante mais tempo do que o que estavam habituados. Será uma forma de compensar perdas de capital no curto prazo e assegurar ganhos futuros. De qualquer forma, os investidores de qualquer nível devem sempre ter em conta o risco adicional que estão disponíveis a aceitar para alcançarem o que desejam, ao mesmo tempo que equilibram as suas circunstâncias pessoais com o apetite para o risco. As pessoas têm grandes expectativas em relação às suas poupanças; planeiam o futuro e esperam que os seus investimentos possam crescer de forma a tornar esses planos uma realidade. No entanto, se as suas estimativas estiverem muito longe da realidade, esses planos podem facilmente derrapar.”
Carla Bergareche, Diretora Geral da Schroders em Espanha e Portugal
Para aceder ao relatório completo do Global Investor Study 2018 da Schroders “fazer decisões de investimento”, por favor, aceda a www.schroders.pt/gis
A primeira parte do Estudo, publicado em julho, revelou que, globalmente, as pessoas subestimam de forma significativa o custo de vida na reforma. Pode saber mais aqui.
A segunda parte, apresentada em setembro, revelou que apenas um quarto da população global está preocupada com a possibilidade dos investimentos em sustentabilidade comprometerem lucros futuros. Pode saber mais aqui.
*Em abril de 2018, a Schroders contratou a Research Plus Ltd para conduzir uma pesquisa on-line independente com mais de 22.000 investidores, de 30 países em todo o mundo. Nesses países estão incluídos a Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Itália, Japão, Holanda, Espanha, Reino Unido e EUA. Esta pesquisa define “pessoas” como aquelas que vão investir pelo menos € 10.000 (ou o equivalente) nos próximos 12 meses e que fizeram mudanças nos seus investimentos, nos últimos dez anos.
** Um investimento focado em empresas ativas numa área em particular.
Sobre a Schroders plc: Enquanto gestora global de investimentos, apoiamos instituições, intermediários e indivíduos a caminhar para os seus objetivos, a alcançar as suas ambições e a preparar-se para o futuro. Mas à medida que o mundo muda, mudam também as necessidades dos nossos clientes. É por esta razão que temos uma longa história de adaptação, acompanhando os tempos e mantendo a nossa atenção centrada no que mais importa aos nossos clientes.Fazê-lo implica experiência e conhecimento especializado. Ouvimos as pessoas e analisamos os dados para identificar tendências que vão marcar o futuro. Este conhecimento permite-nos uma perspetiva única, que apoia um investimento com convicção. Somos responsáveis pela gestão de uma carteira de 508,2 mil milhões de Euros* em ativos que os nossos clientes nos confiam para que lhes entreguemos retornos sustentáveis. Mantemo-nos determinados a contribuir para a sua prosperidade futura e para a da sociedade em geral. Atualmente, contamos com 4600 colaboradores por todo o mundo, cuja missão é fazer isto mesmo.