A confiança das seguradoras em alcançar os retornos esperados caiu pelo segundo ano consecutivo. De acordo com o Institutional Investor Study de 2019, da Schroders, só metade acredita que vai conseguir atingir os objetivos de investimento.
Q. Que influência espera que os seguintes fatores tenham na performance da sua carteira de investimentos nos próximos 12 meses?
Q. Concorda ou discorda das seguintes afirmações?
Q. Por favor, ordene por ordem de importância as áreas em que acredita ser importante o envolvimento dos gestores de investimento e dos proprietários de ativos.
As seguradoras podem ser perdoadas por terem uma forte sensação de déjà vu à entrada de 2020. Muitas das incertezas geopolíticas de há um ano mantêm-se e poucos se podem surpreender se isto continuar a comprometer a sua confiança. É, no entanto, encorajador verificar que, apesar destes desafios, as seguradoras não têm medo de diversificar as carteiras de investimento. Os Ativos Privados – em particular private equity e infraestruturas privadas – estão a ser cada vez mais procurados, com o estímulo adicional de um melhor desempenho na europa, em investimentos de longo prazo. Os resultados deste inquérito revelam igualmente que o foco na sustentabilidade não é uma moda. Está aí para ficar, tanto para os reguladores como para as seguradoras, e os gestores de ativos têm de tomar boa nota disso. Cabe-lhes trabalhar em parceria com os clientes de seguros, ajudando-os a navegar neste quadro de incerteza económica, enquanto contribuem para a gestão dos seus ativos privados e dos seus objetivos de investimento sustentável.
Gavin Ralston, Responsável pela Gestão de Ativos de Seguros da Schroders
A Schroders encomendou à CoreData a realização do terceiro Institutional Investor Study para analisar as áreas em destaque para os maiores investidores institucionais do mundo, nomeadamente o enquadramento macroeconómico, o clima geopolítico, expectativas de retorno, alocação de ativos e atitudes em relação aos ativos privados e ao investimento sustentável. Os inquiridos representam um leque alargado de instituições, que incluem fundos de pensões, seguradoras, fundos soberanos, associações e fundações, que gerem aproximadamente 25, 4 mil biliões de dólares em ativos. O inquérito decorreu em Maio de 2019. As 650 organizações institucionais que responderam foram divididas da seguinte forma: 175 na América do Norte, 250 na Europa, 175 na Ásia-Pacífico e 50 na América Latina. Os inquiridos foram identificados em 20 localizações diferentes.
Sobre a Schroders PLC:
Enquanto gestora global de investimentos, apoiamos instituições, intermediários e indivíduos a alcançar os seus objetivos, as suas ambições e a prepararem-se para o futuro. Mas à medida que o mundo muda, mudam também as necessidades dos clientes. É por esta razão que temos uma longa história de adaptação, acompanhando os tempos e mantendo a nossa atenção centrada no que mais importa para os nossos clientes. Fazê-lo implica experiência e conhecimento especializado. Ouvimos as pessoas e analisamos os dados para identificar tendências que vão marcar o futuro. Este conhecimento permite-nos ter uma perspetiva única, que apoia um investimento com convicção. Somos responsáveis pela gestão de uma carteira de 469, 5 mil milhões de Euros** em ativos que os nossos clientes nos confiam para que lhes entreguemos retornos sustentáveis. Mantemo-nos determinados a contribuir para a sua prosperidade futura e para a da sociedade em geral. Atualmente, contamos com 5.000 colaboradores por todo o mundo, cuja missão é fazer isto mesmo. Somos uma empresa global com gestão local. Isto permite-nos manter as necessidades dos nossos clientes no centro de tudo o que fazemos. Esta proximidade com os clientes, as suas necessidades e interesses tem-nos permitido crescer com eles ao longo de 200 anos e mais de sete gerações.
Para mais informações, visite www.schroders.pt
**a 30 Junho de 2019