- Acquirer português preparou medida para agilizar a transição do processo de pagamentos dos negócios portugueses para o meio online, através do seu serviço de emissão de links de pagamento seguro para os consumidores.
- Marca da UNICRE está ainda a promover a utilização do contactless como forma de reduzir o risco de contágio pelo novo coronavírus.
A REDUNIQ, marca de aceitação de pagamentos para lojas físicas e online da UNICRE, está a implementar um conjunto de medidas de apoio aos negócios durante o período pandémico que visam facilitar o processo de pagamentos entre comerciantes e clientes, sobretudo nas vendas online, bem como garantir a continuidade das atividades das empresas.
A principal medida proposta pelo acquirer português passa por agilizar a digitalização dos negócios em Portugal através da utilização de uma solução de aceitação de pagamentos por email, que permite a qualquer negócio (loja, restaurante, clínica, etc.) manter o seu processo de vendas sem a necessidade de ter uma loja online.
“Reconhecemos que, perante o contexto atual, em que a grande maioria dos negócios tiveram de fechar as portas temporariamente, e no qual o e-commerce registou um aumento exponencial do número de transações, seria imperativo dar resposta às dificuldades sentidas sobretudo pelos pequenos comerciantes, de forma a garantir que estes pudessem prosseguir com a sua atividade ao transitar o seu processo de pagamentos físico para o meio online”, explica Tiago Oom, Diretor da REDUNIQ.
Apesar do crescimento do e-commerce em Portugal nos últimos anos, sublinha, “muitos são os negócios que ainda não têm condições para uma integração com plataformas de e-commerce, e por isso a REDUNIQ decidiu facilitar o processo de adesão ao seu serviço de pagamentos por email (REDUNIQ @Payments), ao oferecer o custo de adesão, sendo que o comerciante não tem também qualquer mensalidade ou custo fixo, pelo que só terá de pagar a taxa associada às transações efetuadas pelos seus clientes. Desta forma, será mais fácil dar continuidade ao negócio a partir de uma solução que permite emitir links de pagamento seguro para os consumidores, que são automaticamente enviados por email”.
Dado o aumento do cibercrime durante a escalada da pandemia, a REDUNIQ promove também a segurança das suas soluções de pagamentos online: “No que respeita ao serviço de pagamentos por email, não só este é feito em segurança, através de um protocolo 3D Secure da Visa e Mastercard, como é dada a garantia de que o negócio que emite o pagamento é um cliente da REDUNIQ que cumpre todas as regras dos sistemas internacionais e do próprio acquirer português”, acrescenta Tiago Oom.
Para além destas medidas, a REDUNIQ está a promover a utilização de meios alternativos ao pagamento com dinheiro, nomeadamente cartões, smartphones e wearables com a tecnologia contactless, em que o pagamento é efetuado apenas por aproximação ao terminal. No caso dos Terminais de Pagamento Automático da REDUNIQ, foi recentemente aprovado um aumento do montante limite para 50€, como medida de redução do contacto físico e prevenção de contágio num maior número de transações.
Pagamentos online estão a aumentar com a escalada da pandemia
Segundo dados da REDUNIQ referentes ao mês de março, o volume de transações por e-commerce efetuadas por lojas em Portugal teve um aumento de mais de 110% face ao período homólogo. Já a utilização da tecnologia contactless registou uma subida de mais de 113% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Sobre a UNICRE:
A UNICRE é uma instituição portuguesa que atua no setor financeiro, especialista na gestão, emissão e disponibilização de soluções de pagamento, cartões de pagamento e crédito ao consumo. Com uma experiência de 45 anos, detém a marca UNIBANCO, responsável pela emissão de cartões de crédito, cartões pré-pagos, cartões refeição, crédito pessoal e crédito consolidado, e a marca REDUNIQ, que disponibiliza soluções de aceitação de pagamentos para loja física ou comércio online.