- Só nos primeiros 13 dias de abril, o número de transações totais decresceu 51% face ao período homólogo;
- Já o e-commerce e o contactless registaram aumentos exponenciais quando comparados os primeiros dias de abril de 2019 e 2020: mais 241% para as compras online no retalho e lojas e mais 103% para os pagamentos através da tecnologia contactless.
A REDUNIQ, marca de aceitação de pagamentos para lojas físicas e online da UNICRE, acaba de divulgar dados que refletem a evolução das transações de cliente nacionais e estrangeiros no período de Covid-19.
De acordo com os números apresentados, o mês de março registou uma quebra do número de transações totais de 23,8% em relação ao mesmo período de 2019. Já o total de operações nos primeiros 13 dias de abril teve um decréscimo mais expressivo face ao período homólogo (51%).
Analisados os valores totais de faturação com clientes nacionais e estrangeiros, nota-se uma queda da receita proveniente de cartões nacionais de apenas 16% em março face ao período homólogo, e menos 35% quando comparados os períodos de 1 a 13 de abril de 2019 e 2020. Já relativamente a clientes estrangeiro, a descida foi de 49% no mês de março deste ano em comparação com março de 2019, e menos 88% de faturação nos primeiros 13 dias de abril face ao igual intervalo de tempo do ano passado. Juntos representaram menos 21,9% de faturação em março e menos 46% nos primeiros 13 dias de abri.
Para Tiago Oom, Diretor da REDUNIQ, “esta evolução é o reflexo das medidas de contingência impostas um pouco por todo o mundo e que implicaram quebras nas atividades de setores de atividade sustentados em grande medida pelo consumidor estrangeiro, como o turismo e a aviação, que por sua vez trouxeram consequências ao nível do volume de transações estrangeiras em território nacional”.
Em contrapartida, o mês de março registou um forte aumento do volume de transações no e-commerce para o retalho e lojas de 110% relativamente ao mesmo mês do ano passado. Já abril, até ao momento, assinalou um crescimento mais significativo (mais 241%) quando comparado com abril de 2019. Tiago Oom explica que “os números apresentados são a clara evidência do papel que o e-commerce está a ganhar na vida dos portugueses, uma vez que consegue responder eficazmente às necessidades de consumo dos portugueses, ao mesmo tempo que aporta maior simplicidade, conforto e segurança ao processo de pagamento. Não há dúvidas que depois deste período de confinamento, o setor financeiro e os próprios negócios vão ter de olhar para o e-commerce como uma solução cada vez mais revelante nas nossas vidas a médio-longo prazo”.
Com a recomendação de distanciamento social e o aumento do limite máximo de pagamentos por contactless para 50€, as últimas semanas têm demonstrado um aumento da utilização desta tecnologia junto do consumidor português. No passado mês de março, a REDUNIQ registou um aumento de 113% da faturação do contactless face ao período homólogo, enquanto que nos 13 primeiros dias de abril os pagamentos tiveram uma receita de mais 103% em comparação com o mesmo período de 2019. Hoje, os pagamentos por contactless já representam um total de 17,07% da faturação total da marca da UNICRE, enquanto que nos primeiros 13 dias de abril de 2019 esse peso era de apenas 4,61%.
REDUNIQ facilita aceitação de pagamentos como medida de apoio aos negócios em Portugal
Face à quebra no volume de transações nacionais e às dificuldades sentidas pelos negócios portugueses de dar continuidade às suas atividades, a REDUNIQ anunciou a implementação de medidas de apoio aos negócios durante o período pandémico, nomeadamente ao facilitar o processo de adesão ao seu serviço de pagamentos por link, o REDUNIQ @Payments.
Sobre a UNICRE:
A UNICRE é uma instituição portuguesa que atua no setor financeiro, especialista na gestão, emissão e disponibilização de soluções de pagamento, cartões de pagamento e crédito ao consumo. Com uma experiência de 45 anos, detém a marca UNIBANCO, responsável pela emissão de cartões de crédito, cartões pré-pagos, cartões refeição, crédito pessoal e crédito consolidado, e a marca REDUNIQ, que disponibiliza soluções de aceitação de pagamentos para loja física ou comércio online.