Trata-se de um ventilador de emergência para cuidados intensivos, que incorpora apenas materiais e componentes industriais comuns.
O movimento #ProjectOpenAir acaba de anunciar que um grupo de voluntários portugueses terminou com sucesso a primeira fase do desenvolvimento de um ventilador de código aberto, para cuidados intensivos, com um valor de produção muito inferior ao padrão. Um modelo mínimo, sem a sofisticação dos habituais ventiladores pulmonares, mas que pode ser muito útil nas atuais circunstâncias e a muitos países.
[1] Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas [2] Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA [3] Instituto de Ciências Nucleares aplicadas à Saúde
Sobre o projeto Open Air:
O Projeto Open Air é o resultado de um movimento que começou nas redes sociais e reuniu uma comunidade de voluntários com o único objetivo de servir a humanidade na sua luta contra o COVID-19. O Projeto Open Air está a concentrar os seus esforços na implementação local de algumas soluções que, no devido tempo, se bem-sucedidas, poderão ser implementadas a nível global. Alguns dos projetos em desenvolvimento são ventiladores de código aberto e, em particular, a recuperação de ventiladores antigos que não estavam a ser utilizados, para distribuição rápida às instituições de saúde que deles precisam. Outros projetos em andamento incluem prevenção, contenção, assistência remota, suporte logístico, aplicativos móveis, entre outros.