De acordo com o primeiro Barómetro de tendências da Reputação Corporativa realizado em Portugal, os líderes nacionais subestimam a existência de crises reputacionais. Metade dos inquiridos (51,3%) entende que é pouco provável as suas organizações serem afetadas por crises com impacto material, nos próximos três anos.
A reputação corporativa é um ativo que exige uma gestão permanente e que traz grandes benefícios às organizações. Desde logo a estima, a admiração, a boa impressão e a confiança dos stakeholders. No fundo, um conjunto de perceções que contribuem para o valor da empresa e que, somados a comportamentos de apoio tais como o benefício da dúvida, ajudam as organizações a mitigar os efeitos de eventuais crises, em que as perceções das populações interessadas são colocadas à prova. O Barómetro que acabamos de apresentar demonstra que os líderes nacionais estão muito sensíveis para o tema, mas revela também que a gestão da reputação corporativa ainda não está devidamente consolidada nas organizações. Isto mostra a importância de prosseguirmos a discussão do tema e a partilha de melhores práticas.
Salvador da Cunha, CEO da Lift Consulting e mentor do Rep.Circle
- 85% dos inquiridos entende que é muito importante o contributo da gestão de topo para a reputação corporativa;
- 76% dos entrevistados diz que a liderança encara de forma proativa a reputação corporativa;
- 61% dos quadros diretivos entrevistados afirmam que as suas organizações gerem “Marca” e “Reputação” em simultâneo.
Sobre a Lift Consulting: A Lift Consulting é uma consultora de comunicação estratégica especializada na gestão da reputação, relações públicas, comunicação digital e marketing de conteúdos. Com 25 anos de experiência no mercado português, a Lift oferece um serviço completo, da gestão de crise à gestão de redes sociais, da assessoria de imprensa e influenciadores ao marketing de conteúdos, dos public affairs ao employee communications. Está integrada num dos maiores grupos de comunicação de capital português, o Lift World, e já foi nomeada várias vezes como a Consultora do Ano por diferentes publicações. Destaque também para a eleição como Consultora Ibérica do Ano, em 2015, pelo Holmes Report, prémio para o qual foi novamente nomeada em 2016 e 2017.