- Em contraste, as superpotências mundiais revelam uma queda dos indicadores.
- Portugal ocupa a 16ª posição e tem um nível de reputação “forte”.
No que diz respeito à reputação de países, o tamanho não é sinónimo de melhor. Com uma população combinada inferior a 27 milhões de pessoas e um Produto Interno Bruto de cerca de 1,8 mil biliões de dólares (semelhante ao da Rússia), os países escandinavos – Suécia, Noruega, Finlândia e Dinamarca – conquistaram o Top 10 de um novo estudo dedicado à reputação de nações, revelado pelo Reputation Institute. Os outros países que formam o Top 10 – Suíça, Nova Zelândia, Canadá, Austrália, Holanda e Irlanda – demonstram que atributos como beleza natural, traços políticos, conforto, bem-estar e ética são os que mais contribuem para a reputação das nações.
Capacidade de acolhimento, segurança, beleza e ética continuam a ser os indicadores mais valorizados na reputação dos países. Estes indicadores por si só representam mais de metade da reputação de um país. Tal como as empresas e os CEO com melhor reputação no mundo, os países com reputação mais forte são proativos no que diz respeito à gestão da opinião pública.
Nicolas Georges Trad, COO do Reputation Institute e responsável global pelas operações da consultora
A excelente reputação da Suécia é um ativo tremendo. Quanto mais positivas forem as associações que se fazem da Suécia, melhores são as relações comerciais, a cooperação internacional, o investimento, a atração de estudantes internacionais e o turismo.
Madeleine Sjöstedt, Diretora-Geral do Instituto Sueco - agência governamental que promove o país no exterior
- Suécia
- Suíça
- Noruega
- Finlândia
- Nova Zelândia
- Canadá
- Dinamarca
- Austrália
- Holanda
- Irlanda
- Cinco países alcançaram a “excelência” da reputação entre países – Suécia, Suíça, Noruega, Finlândia e Nova Zelândia.
- Seis dos países no Top 10 são europeus.
- Oito dos 10 países melhor reputados integram também o Top 10 do Ranking Mundial da Felicidade de 2019 (2019 World Happiness Index).
- Itália é o único país com uma relação emocional significativamente mais forte nos públicos externos do que nos locais.
- Reino Unido, Arábia Saudita, França, Israel e Venezuela registaram perdas drásticas de reputação, enquanto Vietname, Argélia, Singapura, Suíça e Polónia tiveram as maiores subidas na comparação com o ano transato.
- Desde o referendo do Brexit em 2016, a reputação do Reino Unido polarizou-se. A reputação externa junto dos países do G8 caiu significativamente, do nível “forte” para a “moderado” em 2019, enquanto a reputação interna continua a estar no nível “forte”.
- O Canadá supera a maioria dos países no interesse em trabalhar, viver ou estudar no país. O sistema de emigração económico foi considerado um “formato modelo” entre os países da OCDE.
Apesar da reputação global dos países ter estabilizado em 2019, metade dos países receberam avaliações “fracas” ou “pobres". Percebemos no estudo deste ano que a reputação de um país tem menos a ver com PIB, tamanho e população e muito mais com a habilidade dos países em desenvolverem um ambiente atraente, de comunicarem comportamentos éticos e de criarem um sentimento de conforto e de bem-estar.
Nicolas Georges Trad, COO do Reputation Institute e responsável global pelas operações da consultora
Sobre o Reputation Institute: O Reputation Institute ajuda os líderes das maiores empresas do mundo a construírem credibilidade junto dos seus stakeholders, através da partilha de conhecimento suportado em dados e investigação, nomeadamente, estudos de perceção, como o RepTrak®, uma ferramenta única que permite retirar informação sobre diferentes indústrias e empresas.
Sobre a Lift Consulting: A Lift Consulting é uma consultora estratégica especializada na gestão da reputação e em relações públicas. Com 25 anos de experiência no mercado português, a empresa oferece um variado conjunto de serviços de comunicação, tais como gestão de crise, consultoria de comunicação digital, consumer marketing, public affairs e employee communications. Está integrada no maior grupo de comunicação de capital português, o Lift World, e já foi nomeada várias vezes como a Consultora do Ano por diferentes publicações. Destaque também para a eleição como Consultora Ibérica do Ano, em 2015, pelo Holmes Report, prémio para o qual foi novamente nomeada em 2016 e 2017.