Iniciativa distingue trabalhos jornalísticos que promovem literacia e prevenção em saúde oral. As candidaturas estão abertas até 15 de fevereiro.
A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) anuncia a abertura de candidaturas à primeira edição do Prémio de Jornalismo em Saúde Oral, uma iniciativa que visa reconhecer e valorizar o papel do jornalismo na promoção da saúde oral e na difusão de informação rigorosa e credível.
O concurso está aberto a jornalistas com carteira profissional válida, a título individual ou em equipa, que tenham publicado ou difundido trabalhos em órgãos de comunicação social, entre 1 de janeiro de 2023 e 31 de dezembro de 2025. Os trabalhos devem estar redigidos em língua portuguesa e ter sido divulgados em Portugal.
As candidaturas decorrem até 15 de fevereiro de 2026, através da plataforma eletrónica disponibilizada pela OMD. Cada candidatura deve incluir os dados do autor, o título e a data do trabalho, uma sinopse, o respetivo conteúdo e uma cópia da carteira profissional.
Os trabalhos serão avaliados pelo júri, com base em critérios como o rigor informativo, o impacto na sensibilização pública, a originalidade, a relevância e a qualidade narrativa.
O júri é composto por jornalistas experientes, académicos e personalidades ligadas à saúde: Manuel Vitorino (jornalista, com um longo percurso na imprensa escrita, nomeadamente no Jornal de Notícias, onde trabalhou quase 25 anos); Joaquim Fidalgo (professor e jornalista, fundador do jornal Público, onde desenvolveu vários projetos); Elisa Ferreira (com um longo percurso político, foi eurodeputada durante 12 anos, vice-governadora do Banco de Portugal, e liderou os ministérios do Planeamento e do Ambiente nos dois governos de António Guterres); José Pedro Castanheira (jornalista, autor de dezenas de livros, com um percurso dedicado à grande reportagem e jornalismo de investigação); Natália Lucas Nunes (médica dentista, integrou os órgãos sociais da Ordem dos Médicos Dentistas).
O prémio tem natureza pecuniária e poderá ser atribuído a uma ou mais candidaturas, podendo ainda ser atribuídas menções honrosas.
Para mais informações e submissão de candidaturas, consulte: https://www.omd.pt/pjso/


