Relatório revela impacto de cerca de 6 triliões de dólares em riqueza herdada, o regresso da oferta a níveis pré-pandemia e um crescimento sustentado do mercado do imobiliário de luxo, com Portugal em destaque na Europa.
- O mercado do imobiliário de luxo continua a superar o mercado habitacional em geral, impulsionado pela criação de riqueza e por uma menor sensibilidade aos fatores macroeconómicos.
- A transferência intergeracional de riqueza atingiu cerca de 6 triliões de dólares em 2025, o equivalente a aproximadamente 10% do PIB global, e continuará a alimentar a procura no segmento de luxo.
- Os níveis de oferta de habitação nova regressaram a valores próximos do período pré-pandemia, criando assim um mercado mais equilibrado e sustentável. Nos Estados Unidos, a oferta de casas com preços a partir de cerca de 860 mil euros encontra-se no nível mais elevado desde 2020.
- Os criptoativos estão a ganhar influência nas compras de imóveis de luxo, sobretudo em mercados como o Dubai, Nova Iorque e Califórnia. As alterações regulamentares poderão vir a permitir que ativos em criptomoedas sejam considerados para efeitos de qualificação para o crédito à habitação.
- 60% dos consultores imobiliários da rede da Sotheby’s a nível internacional referem que fatores como o lifestyle e a integração de comodidades de bem-estar, bem como comunidades associadas à prática de ski ou golfe, são hoje mais importantes do que nunca na decisão de compra.
- Existe uma procura internacional significativa, com a atividade de compradores estrangeiros a aumentar 44% nos Estados Unidos, destacando-se como principais destinos a Flórida, Califórnia, Texas e Nova Iorque.
- 81% dos consultores afiliados da Sotheby’s a nível internacional consideram a segurança como uma das principais preocupações dos compradores, sendo cada vez mais comuns a preferência por condomínios fechados, sistemas de videovigilância (CCTV) e energia de reserva.
- Regista-se uma procura crescente por habitações adaptadas à vivência multigeracional, impulsionada pelo legado familiar e pelo estilo de vida.
- Grandes eventos desportivos internacionais (como o Campeonato do Mundo de Futebol de 2026 ou os Jogos Olímpicos de Los Angeles em 2028) podem contribuir para a valorização imobiliária nas cidades anfitriãs, embora os ganhos a longo prazo dependam fortemente do planeamento urbano.
- A atratividade das branded residences continua a crescer, à medida que se expande globalmente a procura por soluções residenciais com elevado nível de serviço e baixa manutenção.
Sobre a Portugal Sotheby’s International Realty
A Sotheby’s nasceu como uma casa de leilões excecional em Londres em 1744, tendo em 1976 sido criada uma imobiliária de luxo com o mesmo nome, a Sotheby’s International Realty. Em Portugal, a Sotheby’s International Realty surge em 2007 com a abertura do seu primeiro escritório no Estoril e, dois anos depois, são inaugurados dois novos escritórios em Lisboa e em Oeiras. Atualmente, a Portugal Sotheby’s Realty conta com uma rede de 10 agências, empregando mais de 200 colaboradores. Mais informações em https://www.sothebysrealtypt.com/

