- OE2026 reconhece o papel do setor convencionado, mas prevê um corte de -10,1% na despesa com a aquisição de bens e prestação de serviços ao SNS.
- 70% a 80% das decisões clínicas dependem diretamente de resultados laboratoriais e 95% dos percursos assistenciais implicam exames de patologia clínica ou anatomia patológica.
- Rede convencionada assegura mais de 100 milhões de exames por ano e garante cobertura nacional em 3.300 pontos de acesso.
Sobre a Associação Nacional dos Laboratórios Clínicos (ANL)
A Associação Nacional de Laboratórios Clínicos (ANL) foi fundada em 2005 com a missão de representar todas as entidades do setor privado que desenvolvem atividades de análises clínicas/patologia clínica, bem como de investigação biológica ou farmacêutica. É uma associação de natureza empresarial e representa atualmente a maior fatia do setor em Portugal, tanto em volume de negócios como em dimensão das empresas associadas, abrangendo desde pequenas e médias empresas até aos maiores grupos laboratoriais do país. A ANL tem como objetivo central defender a estabilidade, a sobrevivência e o progresso do setor, promovendo a competitividade, a manutenção dos postos de trabalho e a excelência dos serviços que os laboratórios privados prestam à população. Mais informações em Associação Nacional dos Laboratórios Clínicos.


