- A economia estabilizou significativamente após a volatilidade dos anos pandémicos, levando a ajustamentos no mercado imobiliário. Em 2024, o volume de vendas de casas nos EUA ficou ligeiramente abaixo de 2023, mas os segmentos de luxo superaram o mercado de preços médios.
- A 7 de janeiro de 2025, os incêndios devastadores atingiram o Condado de Los Angeles, na Califórnia, destruíram milhares de casas e empresas. O economista Abiel Reinhart, do J.P. Morgan, previu que este poderá ser o desastre climático mais dispendioso da história dos Estados Unidos, devido tanto à sua dimensão como ao elevado valor dos imóveis residenciais que estão a ser destruídos.
- Em 2024, a migração de grandes fortunas atingiu níveis recorde, com cerca de 128.000 indivíduos, com elevado património financeiro a migrarem para novos países.
- Até 2045, cerca de 84 biliões de dólares (cerca de 80 mil milhões de euros) serão transferidos da Geração Silenciosa e dos Baby Boomers para as contas bancárias dos seus filhos e netos. Em resposta, o mercado de luxo está a adaptar-se para refletir os gostos e as preferências das gerações mais jovens.
- As mulheres estão a ganhar destaque como compradoras independentes de imóveis. A presença feminina no mercado imobiliário de padrão elevado tem tendência para aumentar. Estima-se que, até 2030, as mulheres detenham cerca de 34 biliões de dólares (cerca de 33 mil milhões de euros, representando aproximadamente 38% de todos os ativos investidos nos Estados Unidos. Dados referentes ao relatório do Bank of America Institute (março de 2024) indicam que a próxima transferência intergeracional de riqueza "contribuirá para que as mulheres controlem mais riqueza do que nunca".
- Ano após ano, várias cidades aparecem consistentemente nas listas das melhores cidades para viver no mundo. Estas classificações têm impactos reais nas cidades que promovem.
- De acordo com a empresa global de arquitetura WATG, as residências com marca existem há várias décadas, mas a tendência ganhou destaque em 2020. Desde então, a empresa identificou 84 novos projetos inaugurados em todo o mundo. Em 2024, o mercado global de residências com marca foi avaliado em 66 biliões de dólares (cerca de 63 mil milhões de euros).
- Os compradores continuam a procurar casas que estejam alinhadas com as suas aspirações e valores pessoais. Tendências como o trabalho híbrido, a crescente procura por comodidades de bem-estar e a sustentabilidade estão a moldar o mercado imobiliário de luxo e a influenciar as decisões de compra.
Sobre a Portugal Sotheby’s Realty:
A Sotheby’s nasceu como uma casa de leilões excecional em Londres em 1744, tendo em 1976 sido criada uma imobiliária de luxo com o mesmo nome, a Sotheby’s International Realty. Em Portugal, a Sotheby’s International Realty surge em 2007 com a abertura do seu primeiro escritório no Estoril e, dois anos depois, são inaugurados dois novos escritórios em Lisboa e em Oeiras. Atualmente, a Portugal Sotheby’s Realty conta com uma rede de 10 agências, empregando mais de 200 colaboradores, prevendo um aumento de 40% de recursos humanos nas áreas de Lisboa, Algarve, Porto e Madeira.
https://www.sothebysrealtypt.com/