Bom dia,
Esta semana teve lugar mais uma edição do Microsoft Build, o maior evento de tecnologia para developers e audiências técnicas da Microsoft, onde o tema central foi a Inteligência Artificial (IA): em apenas três dias, foram apresentados 60 novos produtos e funcionalidades focados em IA.
Como kick-off da conferência, a Microsoft deu a conhecer os Copilot+PCs, a mais recente categoria de computadores Windows desenvolvidos para potenciar a utilização de IA.
Estes novos equipamentos, que chegam em breve mercado como os mais rápidos e inteligentes alguma vez criados, juntam um novo chip silicon que permite processar mais de 40 TOPS (trillion operations per second), uma bateria com duração para todo o dia, bem como acesso aos modelos de IA mais avançados.
Mas muitas mais novidades foram anunciadas no Microsoft Build. Eis as principais:
Evolução no Copilot
A primeira tem a ver com o lançamento do Team Copilot, a expansão do Copilot para Microsoft 365 que passa agora de um assistente pessoal de IA para um novo e importante membro da equipa, que pode ser utilizado em ferramentas como o Teams, Loop, Planner e muito mais. O Team Copilot servirá como facilitador nas reuniões, gestão da agenda, acompanhando o tempo e tomando notas, para além de atuar como moderador de grupo de chat ao resumir informações mais relevantes ou responder a perguntas do grupo. Estas novas funcionalidades estarão disponíveis para preview ainda este ano.
Já para o Microsoft Copilot Studio, a tecnológica está a introduzir novas funcionalidades de agente, que irão abrir portas aos developers para construir copilotos que possam responder proativamente a dados e eventos, adaptados a tarefas e funções específicas, além de poderem gerir de forma independente processos de negócios longos e complexos, aproveitar a memória e conhecimento para contexto, raciocinar sobre ações e entradas, aprender com base em feedbacks dos utilizadores e pedir ajuda quando encontram situações que não sabem como lidar.
A nova Inteligência em Tempo Real do Microsoft Fabric, que fornece uma solução completa de Software as a Service (SaaS), vem permitir capacitar clientes a trabalhar um grande volume de dados, sensíveis ao tempo e altamente granulares, para que estes possam tomar decisões mais rápidas e informadas para os negócios – sendo especialmente útil para analistas com experiência low/no-code e para developers profissionais com interfaces de utilizador ricas em código.
Surgem como as primeiras extensões de sempre desenvolvidas pela Microsoft em conjunto com parceiros para a ferramenta de programação GitHub Copilot, e que têm o objetivo de possibilitar a developers e organizações personalizar a sua experiência de utilização desta ferramenta com serviços como o Azure, Docker, Sentry, ou o GitHub Copilot Chat.
GPT-4o no Azure AI Studio
O mais recente modelo principal da OpenAI passa agora a estar disponível no Azure AI Studio e como uma API, num modelo que integra processamento de texto, imagem e áudio para estabelecer um novo padrão para experiências de IA generativa e conversacional.
Também o novo modelo multimodal da família Phi-3 de pequenos modelos de linguagem (SLMs) desenvolvidos pela Microsoft, está agora disponível no Azure, oferecendo uma experiência mais poderosa, económica e otimizada para equipamentos pessoais.
Por um lado, a Microsoft tornou-se o primeiro fornecedor de cloud a utilizar o chip acelerador de IA MI300X da AMD para responder às necessidades de formação e inferência de IA dos clientes. Por outro, e no seguimento do lançamento do Azure Cobalt 100, o primeiro processador de computação personalizado da empresa, a tecnológica anunciou novas máquinas virtuais (VMs) baseadas em ARM Cobalt 100, a primeira geração de VMs a incluir o novo processador Cobalt da Microsoft.
Para saber mais sobre estas e outras novidades do Microsoft Build, clique aqui.
Obrigado