A Schroders acaba de apresentar o SISF Sustainable Global Sovereign Bond, uma estratégia criada em resposta à procura dos investidores de uma solução soberana global sustentável.
O fundo tem como objetivo proporcionar um rendimento e um crescimento de capital superiores ao seu índice de referência ao longo de um período de três a cinco anos, investindo em obrigações soberanas globais, agências governamentais e emitentes supranacionais de todo o mundo no âmbito de um quadro sustentável. O fundo será gerido por Julien Houdain, Diretor do Global Unconstrained Fixed Income, e James Ringer, Gestor de Carteira, tendo Marcus Jennings como Estratega Macro e de Sustentabilidade.
A estratégia procura dar resposta a três desafios fundamentais: a falta de clareza em termos do que significa ser um soberano sustentável; os enviesamentos de rendimento que estão associados às pontuações ESG dos países e a questão dos dados retrospetivos.
Também proporciona acesso às crescentes oportunidades em obrigações verdes e ligadas à sustentabilidade, bem como a emitentes supranacionais e de agências (em particular, bancos multilaterais de desenvolvimento) que desempenham um papel vital no desenvolvimento sustentável.
Esta será uma colaboração entre a equipa de Rendimento Fixo Global Unconstrained da Schroders e os especialistas em investimento sustentável da Schroders. Para garantir um universo soberano que seja viável para investimento e sustentável, será implementada uma abordagem de três pilares, com os países que satisfazem estes critérios a constituírem o universo:
- Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS) - Os países são avaliados dentro do seu escalão de rendimento em relação às suas pontuações nos ODS, ultrapassando o preconceito em relação ao rendimento.
- Política de emissões líquidas nulas - Os países devem ter uma política credível de emissões líquidas nulas sob a forma de um documento político.
- Liberdades democráticas e políticas - Apenas são considerados os países classificados como "Livres" ou "Parcialmente livres" pela Freedom House.
Além disso, a estratégia está alinhada com os critérios do Artigo 8 e utiliza a análise detalhada do país e as ferramentas sustentáveis exclusivas da Schroders, para determinar uma visão prospetiva do progresso sustentável de um país. O Fórum de Sustentabilidade da Schroders fornece informações adicionais para compreender o perfil sustentável de um país e destacar as fontes de risco sustentável.
Julien Houdain, Diretor de Global Unconstrained Fixed Income da Schroders e Gestor do fundo SISF Sustainable Global Sovereign Bond, afirmou:
"Acreditamos que encontrámos uma solução para alguns dos principais desafios do investimento soberano sustentável. Isto é particularmente importante numa altura em que os mercados globais de obrigações de dívida pública parecem cada vez mais apelativos - com sinais de um pico da inflação e com os bancos centrais a aproximarem-se do fim dos seus ciclos de subida das taxas. Ao ancorarmos o nosso universo de investimento nos ODS das Nações Unidas e ao comprometermo-nos com uma abordagem transparente e virada para o futuro, esperamos que isto venha colmatar uma lacuna dos investidores no investimento sustentável em rendimento fixo."