· Com dois palcos, duas salas de masterclasses e sessões de Team Building, a conferência somou 14 horas de aprendizagem e partilha de felicidade;
· O tema vai continuar a ser uma aposta do Lionesa Business Hub, promotor do evento;
Lisboa, 3 de outubro de 2023 – O Happiness Camp, a maior conferência dedicada à felicidade corporativa na Europa, realizou-se no passado 14 de setembro, na Alfândega do Porto, pelas mãos do Lionesa Business Hub. O evento, apresentado por Filomena Cautela, contou com um programa abrangente, e juntou quase 7.000 pessoas numa partilha das melhores práticas de sustentabilidade humana no mundo corporativo.
António Pedro Pinto, CEO do Happiness Camp subiu a palco em representação da organização para dar as boas-vindas aos participantes. “Empowering Happiness: Fostering Unity and Well-being in Every Step of the Journey” foi o mote que deixou, aproveitando para revelar a satisfação pelo sucesso da iniciativa, que nasceu de um desafio de fazer diferente no Lionesa Business Hub, cujo trabalho feito em prol da felicidade dos colaboradores se tornou um dos seus fatores diferenciadores a nível internacional, bem como da consciência do tema, assumindo-se como a extensão do departamento de RH das empresas que integram o campus, trazendo para si a missão de tornar o ambiente corporativo mais feliz. “O melhor de tudo é chegarmos ao final com a convicção profunda de que estamos a partilhar e a multiplicar a felicidade no mundo corporativo. O sucesso desta edição reforça a nossa missão e motiva-nos a continuar a trabalhar para construir um mundo de trabalho mais feliz e inclusivo. Nesta edição, arriscámos num espaço maior, triplicámos o número de participantes e duplicámos o número de oradores. Mobilizámos mais jovens, de mais nacionalidades, e criámos um impacto significativo, que é o mais importante para nós. Estamos muito orgulhosos do resultado”, conclui.
O Happy Stage Powered by Vestas, teve a honra de receber mais de 8 oradores internacionais, marcando a sua estreia em Portugal no Happiness Camp. Reconhecendo que o tema da felicidade corporativa tem sido amplamente discutido, o Happiness Camp decidiu trazer profissionais com abordagens novas e irreverentes para a conferência. O dia começou com a intervenção de Danny Robinson, o Diretor Criativo da The Martin Agency, que explorou a importância da narrativa na promoção de uma cultura de inclusão e diversidade. Um dos seus principais destaques foi: "Combater a invisibilidade. Criar trabalhos com os quais as pessoas se possam identificar". Concluindo a sua palestra com uma sala cheia de mais de 2000 participantes, foi a vez de Sunaina Kohli, Diretora Global de Diversidade, Equidade e Inclusão na ASOS, explorar práticas que as empresas podem adotar para promover a diversidade e inclusão no local de trabalho. A sua mensagem chave foi: "O mais importante num espaço é a segurança e autenticidade". Acompanhada por Yoanna Okwesa, CEO da The Assembly Hub, uma organização que empodera empreendedores e criativos de África, a palestra seguiu para uma breve conversa informal. O período da manhã encerrou com Walter Susini, ex-Vice-Presidente de Marketing na The Coca-Cola Company, e o cérebro por trás da campanha que trouxe à vida o slogan "Open Happiness”, que subiu a palco para falar sobre a psicologia positiva, e a importância da felicidade enquanto catalisador de mudança sustentável. A sua mensagem chave foi: "A narrativa não é a solução, mas faz parte dela. Não somos animais racionais. 95% das vezes tomamos decisões estúpidas. O que é preciso para mudar o comportamento? Essa é a questão importante.". A tarde começou com Subira Jones, especialista em esgotamento profissional, que fez uma intervenção emocionante sobre a sua jornada através do burnout, e explorou como podemos criar uma carreira “burnout free”. A sua mensagem chave foi: "O stress é como o fogo. O burnout é como um incêndio doméstico. Para perceber se está num burnout ou desgastado pergunte a si mesmo: estou sob controlo da minha vida? Sei o que quero?". A agenda do Happy Stage encerrou com uma conversa informal entre Jessica White, Responsável pelo Impacto Social no LinkedIn, e Oliver Balch, Jornalista e Escritor para a Reuters, Forbes e Financial Times. O foco foi a importância do impacto social na promoção da felicidade e inclusão corporativa.
Já no Joyful Stage , os temas de foco foram o papel da atividade física na performance e felicidade dos colaboradores, por Marco Moutinho, diretor desportivo da Jerónimo Martins; o papel da arte e da cultura na promoção da felicidade pessoal, que juntou Pedro Abrunhosa, músico, Pedro Granger, ator, Carlos Vidal, médico e comediante e Rita Marques, ex-secretária de estado do Turismo numa conversa promovida pelo Lionesa Group e, ainda, a importância da ergonomia do escritório para o bem-estar dos colabodores por Diogo Cruz, Operations Manager da BLIP
Os participantes da segunda edição do Happiness Camp tiveram a oportunidade de aprender e descobrir novas abordagens à felicidade e de como a alcançar, através de várias masterclasses com a transmissão de ferramentas práticas para aplicar no seu quotidiano. Com sessões totalmente preenchidas, os Happiness Campers aprenderam estas ferramentas de oradores como, Sofia de Castro Fernandes, founder do blog Às Nove, José Pedro Marques da Silva, Brand Manager da Mimosa, Julia Halilovic, Medical Partner Manager da NeuroNation Wellbeing Coach, entre muitos outros.
O Happiness Camp contou ainda com a cerimónia de entrega dos Happiness Camp Awards, apresentada por Madalena Carey (Diretora da Happiness Business School), e realizada em parceria com a consultora Ernst & Young (EY). Após a fase de candidatura, o júri, constituído por Ricardo Costa (CEO do Grupo Bernardo da Costa), Inês Vaz Pereira (Senior Partner & People Advisory Services na EY) e Dora Martins (Diretora do Mestrado de RH e Desenvolvimento no ISCAP), elegeu como vencedores Frans Klassen, Gerente de Excelência Operacional CC na SHELL INTERNATIONAL, na categoria de Happiness Ambassador, e a Critical TechWorks, na categoria de Happiness Innovator."
O dia culminou com o Evening Summit, um evento que fez parte integrante da agenda da conferência. Sob o lema "Transformar Conversas em Colaborações", o objetivo era introduzir uma componente mais lúdica ao programa, promovendo relações interpessoais num ambiente descontraído e repleto de festividades. A intenção era fomentar conversas que levassem à criação de parcerias entre as centenas de empresas representadas no Happiness Camp. Este ano, o Evening Summit contou com uma edição especial da maior festa corporativa de Portugal, "Lionesa É Forte", e com atuações de Roda de Samba Cravo e Canela, Deejay Kamala e DJ Kura.
O Happiness Camp é criado com a missão de reformular o atual paradigma do mundo corporativo, transformando-o num espaço mais humano, acolhedor e feliz. Hoje, o Happiness Camp transcende uma simples conferência; é um movimento vibrante que une quase 7000 pessoas de mais de 25 nacionalidades, todas empenhadas em construir um mundo laboral mais feliz e sustentável.
O Happiness Camp 2023 contou com o apoio da Câmara Municipal do Porto e da Câmara Municipal de Matosinhos, que se destacam como duas cidades felizes e atrativas, bem como com o apoio de marcas e instituições de renome, como a Vestas, Telles, EY e Delta, entre outros.
###
Sobre o Happiness Camp
Realizado anualmente, o Happiness Camp é a maior conferência sobre felicidade corporativa da Europa, tendo como objetivo partilhar as melhores práticas em matéria de felicidade empresarial e construir culturas organizacionais mais fortes. O evento foi concebido para se assemelhar mais a um festival do que a uma conferência tradicional, oferecendo uma mistura de aprendizagem e diversão aos seus participantes. O Happiness Camp 2023 é de acesso gratuito e realiza-se na Alfândega do Porto, a 14 de setembro, onde são esperadas mais de 6.000 pessoas de 12 nacionalidades diferentes.