Lisboa, 15 de dezembro de 2022 – A NTT DATA foi reconhecida pela liderança em matéria de transparência corporativa e performance relacionada com o combate às alterações climáticas, pela organização não-governamental dedicada ao ambiente, CDP, garantindo um lugar na lista que é anualmente publicada com as empresas com classificação ‘A’.
De acordo com a informação reportada através do inquérito CDP 2022 Climate Change, a NTT DATA é uma das poucas empresas a conseguir alcançar a classificação ‘A’.
O processo anual de divulgação e pontuação ambiental do CDP é amplamente reconhecido como o padrão de referência em termos de transparência ambiental corporativa. Em 2022, mais de 680 investidores com mais de 130 triliões de dólares em ativos e 280 grandes compradores, com 6,4 triliões de dólares realizados em compras pediram às companhias que revelassem dados sobre os impactos ambientais, riscos e oportunidades através da plataforma CDP. Um número recorde de 18.700 empresas responderam.
O CDP usa uma metodologia detalhada e independente para avaliar as empresas, atribuindo uma classificação de ‘A’ a ‘D’ – com base na informação, consciência, gestão de riscos ambientais e demonstração das melhores práticas associadas à liderança ambiental, como o estabelecimento de metas ambiciosas e significativas. As empresas que não divulgam ou fornecem informações insuficientes recebem a classificação ‘F’.
A NTT DATA incluiu também na edição de 2022 das “Histórias de Mudança”, uma referência publicada pelo CDP, apresentando, pela segunda vez consecutiva, as ações urgentes que são pedidas às organizações pela sociedade global.
Visão de neutralidade carbónica 2050 NTT DATA
A NTT DATA define metas e desenvolve iniciativas para endereçar o problema das alterações climáticas. Em julho de 2022, a NTT DATA reviu a Visão de neutralidade carbónica 2050, ou seja, o seu plano para responder às alterações climáticas, ao adicionar o objetivo de longo prazo de alcançar emissões zero de carbono até 2050. Esta revisão da visão é suportada pelo Padrão Corporativo Net-Zero, anunciado pela iniciativa Science Based Targets (SBTi), em outubro de 2021.
Com base nesta visão, a NTT DATA vai cortar a emissão de gases com efeito estufa (GHG), nomeadamente na sua rede de fornecimento, e vai perseguir a inovação verde para contribuir para que os seus clientes e a sociedade alcancem as emissões zero.
Dexter Galvin, Global Director of Corporations and Supply Chains at CDP, afirma:
“Parabéns a todas as companhias que constam da lista com classificação ‘A’; a transparência ambiental é o primeiro passo na direção das emissões zero e de um futuro a favor da natureza. Num ano de cada vez maior preocupação ambiental a nível global – de fenómenos climatéricos extremos e perdas naturais – a necessidade de transformação, urgente e colaborativa é mais importante do que nunca. Temos de descarbonizar metade das emissões globais de gases com efeito estufa e acabar com a deflorestação até 2030, ao mesmo tempo que asseguramos o acesso seguro a água no mesmo prazo – não há outra forma de alcançarmos o 1.5ºC sem o contributo da natureza. À medida que o CDP continua a elevar os padrões pelos quais considera a liderança em matéria de clima, florestas e água, esperamos que a ambição e ações das empresas que figuram na lista de classificados ‘A’ – e todas as que esperam alcançá-la – façam o mesmo.”
A lista completa de empresas que alcançaram a lista ‘A’ do CDP encontra-se aqui: https://www.cdp.net/en/companies/companies-scores
Para mais informações contacte: