Lisboa, 02 de fevereiro de 2022 – O Building The Future, principal evento português de transformação digital, que contou com o patrocínio principal da Microsoft e construção da imatch, e que decorreu de 26 a 28 de janeiro através de transmissão em live streaming, contou com a participação da Direção Regional de Educação da Região Autónoma da Madeira e da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos.
No último dia do evento, inteiramente sobre Educação e Skilling, com a curadoria da Fundação José Neves, Marco Gomes, António Mendonça e Luís Gaspar subiram ao palco Inspiration para falar sobre o presente e o futuro da educação da Região Autónoma da Madeira, reforçando que as visões de ensino e aprendizagem atuais precisam de ser mais expansivas e mais flexíveis.
Marco Gomes, Diretor Regional de Educação, abriu a parte da tarde do evento destacando que “se há dois fatores que trouxeram sucesso ao nosso projeto foram a aposta na formação, de que são os professores que devem liderar este processo e o respeito pela autonomia das escolas (…) que envolveram-se, comprometeram-se e assumiram como seus. Temos de assumir nas nossas mãos este desafio de transformação pedagógica, da Educação do nosso país e começar já hoje o «building the future».”
“Desde 2016 que, na Região Autónoma da Madeira, olhamos para a tecnologia como um meio de qualificação dos nossos alunos e de melhoria da qualidade de ensino nas nossas escolas”, afirmou Luís Gaspar, chefe de divisão da Direção Regional de Educação, acrescentando que “queremos ter uma escola mais inclusiva, diferenciadora e, essencialmente, capaz de preparar os nossos alunos para estes desafios do futuro”.
Recorrendo ao exemplo prático aplicado na EB23 do Estreito de Câmara de Lobos, António Mendonça afirmou que “no início do ano letivo 19/20, e sem saber que viria a aparecer uma pandemia, começámos já a trabalhar com o Teams. Quando a pandemia apareceu, havia já uma identificação de toda a estrutura desta ferramenta o que permitiu fazer uma passagem mais pacífica”. A escola, que conta com 630 alunos, 118 professores, tem implementado projetos que integram a tecnologia em áreas pedagógicas e artísticas, como ateliers tecnológicos de robótica, música e dança e tecnologia e design.
De referir que a Região Autónoma da Madeira, está, neste momento, na primeira fase de implementação do programa Microsoft Showcase School, uma comunidade escolar exclusiva, espalhada por todo o mundo, reconhecida e elogiada pela sua transformação educacional que inclui a visão de inovação no ensino, na aprendizagem e na avaliação, com o foco nas competências do século XXI.
Enquanto primeira Região incubadora deste programa, a experiência adquirida nesta primeira fase, que está a envolver cerca de 18 escolas, 6.800 alunos e 1.200 professores, será de extrema importância para o alargamento do programa às restantes escolas da Região, que se prevê acontecer no decorrer do ano letivo de 2022/2023.