A campanha solidária #TodosJuntos, iniciativa inédita em Portugal que juntou os dez maiores bancos do sistema financeiro português e muitas outras empresas e cidadãos anónimos, conseguiu angariar 2,5 milhões de euros para apoiar as famílias atingidas pelo COVID19, com alimentos e medicamentos urgentes.
Antecipando o previsível impacto do fim das moratórias na economia, os dez maiores bancos portugueses juntaram-se numa iniciativa solidária que mobilizou também 30 empresas e milhares de doadores privados, na maior campanha de solidariedade social alguma vez realizada em Portugal.
O valor angariado permitirá a aquisição de alimentos básicos (como leite, cereais, arroz, azeite, feijão, massa, atum, etc.) e o pagamento de medicamentos urgentes, a famílias que não têm capacidade de assegurar todas as suas despesas.
A distribuição dos apoios será assegurada pela Rede de Emergência Alimentar, lançada pela ENTRAJUDA, para dar resposta às situações de carência resultantes do impacto da pandemia. Esta Rede está articulada com os Bancos Alimentares e integra organizações em todo o País, assegurando-se assim a diversidade dos beneficiários e uma distribuição a nível nacional (continente e regiões autónomas). Já o apoio à compra de medicamentos urgentes será organizado pela ENTRAJUDA com a Dignitude, entidade que promove o acesso universal ao medicamento e que, em parceria com as farmácias aderentes, disponibilizará uma plataforma informática criada especificamente para o efeito.
Mais de 450 mil pessoas (4% da população portuguesa) recebem, atualmente, ajuda alimentar através dos Bancos Alimentares, em parceria com 2.700 instituições que, com muita proximidade no terreno, levam auxílio e esperança às pessoas que se encontram em difíceis situações de carência. O final das moratórias agravará certamente estes casos, com a previsão de um aumento do desemprego, o que torna estas ações de solidariedade cada vez mais importantes.
#TodosJuntos – a sociedade civil no combate à pobreza
O Banco BPI/Fundação ”la Caixa”, Banco Montepio, Banco Santander, Caixa Geral Depósitos, Crédito Agrícola, Millennium bcp/Fundação Millennium bcp, Novo Banco, Bankinter, BBVA e Banco Carregosa, foram os 10 bancos por detrás do lançamento desta campanha, tendo contribuído com 1,8 milhões de euros para o total angariado.
As empresas que se associaram à campanha foram: APCER, COSEC, Exporplás, Fundação Ageas, Grupo Bel, MysticInvest Holding, Nors, Primavera Software, Prio, Sodecia, Sogepoc, Sovena e Visabeira, Lactogal, Logoplaste, Missão Continente, Pingo Doce, Sr. Bacalhau e Sumol+Compal, entre outras. O extraordinário resultado final obtido contou, ainda, com a ajuda de várias entidades privadas que preferiram manter o anonimato e milhares de contribuições individuais.
A campanha de marketing e comunicação foi oferecida pela BBDO, com o apoio probono da Mindshare, Nomundo e da Tinkle. Para a divulgação da campanha, associaram-se também à mesma grandes grupos de comunicação social (como a Cofina, Global Media, Renascença, Impresa, JCDECAUX, Media Capital, MOP, Observador, Público e RTP) várias rádios locais, a Federação Portuguesa de Futebol e a Fundação do Futebol.
As operadoras de telecomunicações NOS, MEO e Vodafone participaram, igualmente, na iniciativa, abdicando de qualquer receita da linha de valor acrescentado para angariação de donativos, para a qual contribuíram mais de 8.800 pessoas.
Para mais informações contactar, por favor:
ENTRAJUDA: 919000263