· Evento decorre entre 9 e 13 de junho no CNEMA, em Santarém
· Mendes Gonçalves e Auchan são os parceiros no desenvolvimento dos produtos que vão ser apresentados na Feira
· Realização de um estudo de perceção do consumidor
· Thunder Foods prepara-se para lançar produtos no mercado já este ano
Thunder Foods, empresa portuguesa que opera no ramo da investigação de novas soluções nutricionais mais sustentáveis para a alimentação humana, vai apresentar os primeiros alimentos feitos com insectos na Feira Nacional de Agricultura de Santarém.
Pão proteico e patê são os produtos, desenvolvidos em parceria com o Grupo Auchan e a Mendes Gonçalves, respetivamente, que vão ser apresentados ao público em geral, entre os dias 9 e 13 de junho no Pavilhão A do CNEMA, em Santarém.
Estes produtos são o resultado de vários anos de investigação científica e tecnológica “100% nacional”, desenvolvida pela Thunder Foods em parceria com várias entidades do sistema científico e tecnológico, a par de outras entidades empresariais.
Durante os cinco dias de evento a Thunder Foods vai, ainda, realizar um estudo de perceção do consumidor sobre os produtos apresentados. O estudo vai consistir numa prova de pão com patê, com vista a avaliar a aceitação do conceito, avaliação da apresentação e do sabor e a disposição a pagar.
Thunder Foods procura soluções nutricionais mais sustentáveis
Criada pelo atual Presidente da Portugal Insect - Associação Portuguesa de Produtores e Transformadores de Insetos, Rui Nunes, a Thunder Foods traz um novo conceito para o mercado - nutrição sustentável e de elevada qualidade - focado no uso de fontes nutricionais que demonstrem capacidade de contribuir para a alimentação do futuro, com menos impacto ambiental, mas mantendo elevados padrões de nutricionais.
A Thunder Foods pretende trazer uma abordagem disruptiva para o sector da nutrição, através da criação de produtos inovadores que estejam alinhados com os seus pilares de inovação: nutrição, sustentabilidade e sabor.
A abordagem inicial passa pelo recurso a insetos, pelas suas vantagens nutricionais e de sustentabilidade ambiental, nomeadamente as larvas de Tenebrio molitor (bicho-da-farinha), cujo consumo para alimentação humana foi recentemente autorizado pela União Europeia. Os primeiros produtos alimentares deverão ser lançados no mercado ainda este ano.