*Baseado num inquérito autoadministrado por FaceUpToRosacea.com e StellDichDeinerRosacea.de a subscritores de email durante dezembro de 2020 – janeiro de 2021. 87% dos inquiridos afirma que tem rosácea diagnosticada por um médico. 13% considera que tem rosácea, embora ainda não tenha sido diagnosticada.
Referências:
1.Inquérito online de FaceUpToRosacea.com e StellDichDeinerRosacea.de a subscritores de email (220 inquiridos do Canadá e da Alemanha).
2. Damiani G, et al. COVID‐19 related masks increase severity of both acne (Maskne) and rosacea (Mask rosacea): Multi‐center, real‐life, telemedical, and observational prospective study. Dermatol Ther. 2021 Mar;34(2):e14848. DOI: 10.1111/dth.14848. Epub 2021 Feb 19.
Informação sobre a rosácea: A rosácea é uma doença inflamatória da pele comum que apresenta características clínicas diversas, sendo as mais comuns o eritema transitório (flushing), o eritema persistente e as lesões inflamatórias. Afeta principalmente as áreas centrais do rosto, como as bochechas e o nariz. A doença pode afetar os homens e as mulheres adultos, habitualmente após os 30 anos. Outros sintomas comuns são a sensação de picadas, o ardor e o aumento da sensibilidade da pele. Os olhos são frequentemente afetados, e podem apresentar-se vermelhos, secos ou com comichão. Embora as causas da doença ainda estejam em debate, conhecem-se vários fatores desencadeantes, tais como alimentos picantes, álcool, stress emocional, exposição à radiação ultravioleta, banhos quentes e bebidas quentes. O Demodex, geralmente um ácaro inofensivo, também pode ser encontrado em elevada quantidade na pele dos doentes com rosácea.A rosácea pode agravar-se ao longo do tempo se não for tratada. As pessoas que suspeitem sofrer de rosácea devem consultar um dermatologista para diagnóstico e recomendação do tratamento mais adequado para si. Dado que a rosácea é uma doença muito visível, sabe-se que causa desconforto e ansiedade em alguns doentes e, por sua vez, pode provocar frustração e ter impacto negativo na vida social destas pessoas.
Sobre a Galderma: A Galderma é a maior empresa independente de dermatologia do mundo, tendo sido criada em 1981 e estando presente em mais de 100 países, com um vasto portefólio de produtos, incluindo soluções médicas, estéticas e de cuidados para o consumidor. A empresa colabora com profissionais da saúde de todo o mundo para satisfazer as necessidades dermatológicas das pessoas ao longo da vida. A Galderma é líder em investigação e desenvolvimento de soluções científicas e clinicamente comprovadas para a pele. Para mais informação, consulte https://www.galderma.com.