- Negócios portugueses aumentaram em 4 pontos percentuais o nível de faturação nacional em março face ao mês anterior, ainda que os valores alcançados estejam abaixo dos resultados pré-pandemia. Apesar deste aumento, o ticket médio total de compra alcançou o valor mais baixo desde o início da pandemia.
- A tecnologia contactless continua a crescer, e representa já quase metade do total de pagamentos registados na rede de aceitação da REDUNIQ (42%).
- Graças ao desconfinamento, categorias como os cabeleireiros tiveram um crescimento exponencial da sua faturação, alcançando os valores do início do ano (pré-confinamento).
Desde o início da pandemia que os resultados de faturação têm variado consoante um conjunto de fatores, seja o confinamento, que leva a encerramento de alguns estabelecimentos e, consequentemente, à redução do consumo, seja outras dinâmicas como o início do processo de vacinação no país, que demonstrou um impacto positivo na retoma do consumo pelas famílias. Ainda assim, passado mais de um ano do início da pandemia, começamos a assistir a algumas dinâmicas que podem espelhar o real impacto da atual conjuntura socioeconómica, como é o caso dos valores médios de compra. Se por um lado podemos traduzir este cenário numa maior preocupação das famílias em poupar, face às dificuldades financeiras que podem vir a enfrentar, ou numa retoma à normalidade no momento de consumo – em que deixamos de sentir necessidade de fazer compras tão avultadas pelo receio de fim de stock ou por receio de contágio nos estabelecimentos – por outro lado pode já significar uma redução do poder de compra, sobretudo das classes mais baixas da sociedade, fator esse que revela a urgente necessidade de se apostar na literacia financeira, como forma de capacitar as famílias para uma maior resiliência face à atual.
Tiago Oom, Diretor da REDUNIQ
Não há como negar a forma como o contactless se tornou uma alternativa fácil e segura para muitos portugueses. Mas mais do que uma resposta à pandemia, o contactless é a perspetiva de um futuro dos pagamentos digitais cada vez mais procurado pelo consumidor, o que leva a uma necessidade do tecido empresarial português se dotar desta tecnologia nos seus negócios, de modo a responder às novas exigências dos seus consumidores.
Tiago Oom, Diretor da REDUNIQ
Sobre a UNICRE:
A UNICRE é uma instituição portuguesa que atua no setor financeiro, especialista na gestão, emissão e disponibilização de soluções de pagamento, cartões de pagamento e crédito ao consumo. Com uma experiência de 45 anos, detém a marca UNIBANCO, responsável pela emissão de cartões de crédito, cartões pré-pagos, cartões refeição, crédito pessoal e crédito consolidado, e a marca REDUNIQ, que disponibiliza soluções de aceitação de pagamentos para loja física ou comércio online.
Sobre o REDUNIQ Insights:
O REDUNIQ Insights é uma solução de conhecimento que pretende disponibilizar informação analítica aos clientes da REDUNIQ, a maior rede de aceitação de cartões nacionais e estrangeiros em Portugal, com base em informação do retalho nacional, suportando empresas na geração de insights e na tomada de decisões de desenvolvimento de negócio. A REDUNIQ, que só em 2019, transacionou 20 mil milhões de euros em compras, num total de 539 milhões de transações, dispõe de informação detalhada sobre os perfis de consumo realizados em estabelecimentos servidos pela sua rede.