- A empresa está já a trabalhar com os seus 500.000 agricultores e 150.000 fornecedores para os apoiar na implementação de práticas de agricultura regenerativa. Essas práticas melhoram a saúde do solo e mantêm e restauram os diversos ecossistemas. Em troca, a Nestlé está a recompensar os agricultores comprando os seus produtos a um preço mais elevado e em quantidades maiores, co-investindo nas despesas de capital necessárias. Desta forma, a Nestlé espera obter mais de 14 milhões de toneladas de matérias-primas através de agricultura regenerativa até 2030, contribuindo para aumentar a procura por estes produtos. Simultaneamente, a Nestlé está também a ampliar o seu programa de reflorestação com o objetivo de plantar 20 milhões de árvores todos os anos, durante os próximos 10 anos, nas áreas geográficas onde obtém as suas matérias-primas. Mais árvores significam mais sombra para as plantações, mais carbono removido da atmosfera, maiores rendimentos e uma melhoria da biodiversidade e da saúde do solo. As principais cadeias de fornecimento de matérias-primas essenciais da Nestlé, como o óleo de palma e a soja, estarão livres de desflorestação em 2022. Através de atividades como estas a Nestlé está a construir parcerias de longo prazo e proporcionar às comunidades agrícolas rendimentos maiores e mais seguros.
- Nas suas operações, a Nestlé espera completar a transição das suas 800 unidades nos 187 países onde opera para eletricidade 100% renovável nos próximos cinco anos. A empresa está já a proceder à troca da sua frota global de veículos para opções de emissões mais baixas e reduzirá e compensará as suas viagens de negócios até 2022. Estão também a ser adotadas medidas de proteção e de regeneração da água e medidas de combate ao desperdício alimentar nas suas operações.
- Dentro do seu portefólio de produtos, a Nestlé está continuamente a expandir a sua oferta de alimentos e bebidas à base de plantas e está a reformular os seus produtos por forma a torná-los mais ecológicos. Está igualmente a aumentar o número de marcas “neutras em carbono” que disponibiliza, oferecendo aos consumidores a oportunidade de contribuírem para a luta contra as alterações climáticas. Os alimentos à base de plantas da marca Garden Gourmet bem como os suplementos Garden of Life, atingirão a neutralidade carbónica em 2022. Os alimentos à base de plantas Sweet Earth, entre outras marcas, farão o mesmo até 2025. Todos estes objetivos acrescem ao compromisso da Nespresso, da S. Pellegrino, da Perrier e da Acqua Panna de atingirem a neutralidade de carbono até 2022, com os restantes produtos da categoria Nestlé Waters a alcançarem o mesmo objetivo até 2025.
- Em 2019, a Nestlé lançou em Portugal os primeiros produtos com embalagem 100% em papel: NESQUIK All Natural e os snacks YES!.
- Os novos snacks biológicos para bebés NATURNES BIO NUTRIPUFFS, produzidos na fábrica de Avanca, contam já com uma embalagem 100% reciclável (lata e tampa).
- O caminho da reciclabilidade tem sido também desenvolvido por marcas já bem conhecidas dos consumidores portugueses como é o caso de NESTUM, cujas embalagens de toda a gama são 100% recicláveis e os cereais de pequeno-almoço NESQUIK, CHOCAPIC e ESTRELITAS que também já atingiram a reciclabilidade total.
- Também BUONDI, produzido na nossa fábrica do Porto, apresentou recentemente uma embalagem 100% reciclável, a que se seguirá o restante portefólio de cafés.
Sobre a Nestlé:
A Nestlé é a maior companhia mundial de alimentação e bebidas. Está presente em 189 países em todo o mundo e os seus 323.000 Colaboradores estão comprometidos com o seu propósito de “Melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável”. A Nestlé oferece um vasto portefólio de produtos e serviços para as pessoas e para os seus animais de companhia ao longo das suas vidas. As suas mais de 2000 marcas variam de ícones globais como Nescafé ou Nespresso, até marcas locais amplamente reconhecidas como CERELAC, NESTUM e SICAL. A performance da Companhia é orientada pela sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-estar. A Nestlé está sediada na vila suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos.Em Portugal, a Nestlé está presente desde 1923 e tem atualmente 2296 Colaboradores, tendo gerado em 2019 um volume de negócios de 535 milhões de euros. Conta atualmente com duas fábricas (Porto e Avanca), um centro de distribuição (Avanca) e cinco delegações comerciais espalhadas pelo Continente e pelas ilhas.