- B-Law@Católica é o modelo de ensino escolhido pela Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa para o próximo semestre, logo a partir de 14 de setembro;
- Este traduz-se no cruzamento de aulas presenciais e à distância, para todos os alunos da licenciatura em Direito. Mas aposta também na disponibilização de conteúdos assíncronos.
A Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa acaba de apresentar o B-Law@Católica, um novo conceito de ensino híbrido que prevê a realização conjugada de aulas presenciais e à distância. Esta solução vem responder à nova realidade vivida em Portugal e garantir uma maior segurança dos alunos e restante comunidade académica.
Com a sua implementação já no próximo semestre, o B-Law@Católica vai trazer um conjunto de novidades que reorganizam a forma como serão lecionadas as diferentes disciplinas da licenciatura em Direito, sendo que as aulas práticas irão retomar o seu regime presencial, enquanto as aulas teóricas passarão a realizar-se à distância. Já as disciplinas teórico-práticas vão requerer a concretização de cerca de metade das aulas em regime presencial, com as restantes a realizar-se em formato virtual.
A nova solução de ensino da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa vai trazer ainda: um regime diferenciado para as disciplinas optativas, sobretudo as lecionadas em inglês, de forma a assegurar uma melhor integração dos alunos internacionais; a manutenção das regras do controlo de presenças nas aulas; bem como a implementação de tempos semanais de atendimento aos alunos.
De acordo com Jorge Pereira da Silva, Diretor da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, “o B-Law@Católica representa uma solução estruturada e consolidada, que foi desenvolvida com a finalidade de adaptar o nosso ensino ao contexto que atravessamos, mas visa ao mesmo tempo reforçar o nosso modelo pedagógico personalizado (que assenta numa interação próxima entre alunos e docentes) e valorizar os momentos de ensino presencial. É seguramente um modelo que garante a qualidade de ensino pela qual somos reconhecidos e permite transmitir segurança, confiança e tranquilidade aos atuais alunos, aos novos alunos e aos respetivos pais”.
Para as aulas em regime presencial, o B-Law@Católica prevê também diversas medidas de proteção, nomeadamente a concentração da presença de alunos no campus em apenas dois dias da semana, a redução do número de alunos nas aulas presenciais (o que implica um aumento do número total de subturmas por cada ano da licenciatura em Direito), bem como a preparação tecnológica das salas de aula para transmissão das aulas presenciais em direto para alunos que tenham de ficar em casa, mais precisamente alunos doentes, sob quarentena ou inseridos em grupos de risco.
Este novo modelo pedagógico vai trazer ainda outras mudanças para alunos e docentes, como a disponibilização prévia de materiais que têm de ser trabalhados para discussão e avaliação nas aulas presenciais, a gravação e edição das aulas teóricas e teórico-práticas realizadas à distância, a organização de bases de conteúdos online de acesso livre relativos às diferentes áreas científicas, e muito mais.
Já nos vários programas de mestrado oferecidos pela Escola, a componente presencial é mais forte do que na licenciatura. Sobre esta escolha, Jorge Pereira da Silva apresenta três motivos que levaram à decisão final: “Em primeiro lugar, muitos dos alunos de mestrado são novos, e, portanto, a interação presencial é fundamental para a constituição dos grupos. Por outro lado, considerando a duração da parte letiva dos mestrados, um semestre com uma grande componente online constituiria uma perda impossível de compensar. Por fim, a dimensão das turmas dos mestrados é relativamente reduzida, sendo possível manter as distâncias de segurança aconselhadas pelas autoridades de saúde.”