- Novas ameaças estão a comprometer a reputação das empresas, mas grau de impreparação é ainda elevado;
- Reputation Protect Plus protege organizações em situações de crises reputacionais;
- Empresas podem perder 30% do seu valor patrimonial no ano seguinte a uma crise.
O risco de reputação tem ocupado as duas primeiras posições no Global Risk Management Survey da Aon ao longo das últimas quatro edições, o que parece indicar que há uma clara consciência dos decisores face ao grau de exposição ao risco que as suas organizações enfrentam. Um incidente reputacional pode fazer diminuir o valor da sua marca e da Empresa de forma irrecuperável. Mas apesar da maioria das empresas estar ciente das ameaças, admitir que a mesma existe é diferente de encará-la da forma mais apropriada. A preparação prévia por parte das empresas para a gestão de uma crise, e para enfrentar os riscos que se colocam à sua reputação em caso de um incidente, é algo que os líderes empresariais devem considerar nas suas estratégias
João Mendonça, Chief Commercial Officer da Aon Portugal
Nenhuma organização é demasiado pequena ou grande para ser afetada por uma crise. Mesmo as grandes organizações enfrentam crises que podem comprometer a sua competitividade e muitas delas ainda estão inadequadamente protegidas contra as consequências de uma crise de reputação. Isto é ainda mais alarmante porque na era das redes sociais e das fake news, a perceção é a realidade e a reputação pode ser destruída em poucas horas com efeitos imediatos na sustentabilidade de uma empresa. Se a gestão da crise não funcionar, a perceção de crise cresce para uma crise sistémica de desconfiança
Guiliano Maisto, Head of Financial Lines Espanha e Portugal da Allianz Global
Sobre a Aon
A Aon plc (NYSE:AON) é uma empresa líder mundial de serviços profissionais que dispõe de uma ampla gama de soluções de risco, reforma e saúde. Com 50.000 colaboradores em 120 países tem como objetivo entregar os melhores resultados através de proprietary data & analytics para fornecer insights que reduzam a volatilidade e melhorem o desempenho. Visite aon.com para mais informação sobre a Aon e aon.com/manchesterunited para conhecer a parceria global da Aon com o Manchester United.
Para mais informações, visite o website www.aon.pt ou siga a Aon Portugal no LinkedIn.
Sobre a Allianz Global Corporate & Specialty
A Allianz Global Corporate & Specialty (AGCS), parte do Allianz Group, é dedicada ao negócio global de seguros corporativos e especializados. A AGCS subscreve seguros e oferece consultoria de riscos em todo o espectro de especialidades, transferência de riscos alternativos e negócios corporativos: Marinha, Aviação (incl. Espaço), Energia, Engenharia, Entretenimento, Linhas Financeiras (incl. D&O), Responsabilidade Civil, Mid-Corporate e Seguros de Propriedade (incl. Programas Internacionais de Seguros).
Em todo o mundo, a AGCS opera em 32 países com unidades próprias e em mais de 210 países e territórios através da rede e parceiros do Grupo Allianz. Em 2016, empregou cerca de 5.000 pessoas e fornece soluções de seguros para mais de três quartos das empresas "Fortune Global 500", totalizando um prêmio bruto de 7,6 bilhões de euros em todo o mundo.
A AGCS SE é classificada AA pela Standard & Poor's e A+ pela A.M. Best.