As funções de DPO estão enquadradas na lei portuguesa desde agosto e é importante salvaguardar os encarregados de proteção de dados dos riscos inerentes à sua atividade. Por erro ou omissão, os custos associados ao uso e tratamento inadequado dos dados podem ser extraordinários para as empresas. Apostar na formação e proteção dos Encarregados de Proteção de Dados é apostar na competitividade das empresas.
Tiago Vieira, Diretor Executivo da Aon Portugal
Tiago Vieira, Diretor Executivo da Aon Portugal
Atualmente, há um aumento pela procura de cursos de preparação e formação para DPO, o que é um bom indicador de que as empresas estão sensibilizadas para esta questão. Esta nova solução, para além de proteger os encarregados de proteção de dados, ajuda a credibilizar e profissionalizar a função.
Tiago Vieira, Diretor Executivo da Aon Portugal
Reino Unido no topo das multas por incumprimento. Em Portugal há multa de 400 mil euros
Tratar deste tema corretamente não tem apenas que ver com o cumprimento da lei ou com as possíveis multas associadas. Este tema deve ser central para a gestão da reputação das empresas e para a perceção positiva das marcas no mercado.
Tiago Vieira, Diretor Executivo da Aon Portugal
FIM
Sobre a Aon
A Aon plc (NYSE:AON) é uma empresa líder mundial de serviços profissionais que dispõe de uma ampla gama de soluções de risco, reforma e saúde. Com 50.000 colaboradores em 120 países tem como objetivo entregar os melhores resultados através de proprietary data & analytics para fornecer insights que reduzam a volatilidade e melhorem o desempenho. Visite aon.com para mais informação sobre a Aon e aon.com/manchesterunited para conhecer a parceria global da Aon com o Manchester United.
Para mais informações, visite o website www.aon.pt ou siga a Aon Portugal no LinkedIn.