Segundo o Schroders Institutional Investor Study de 2019, as preocupações geopolíticas e o receio de uma desaceleração da economia global aumentam à medida que os investidores ampliam as suas alocações em ativos privados.

Quais as influências que o preocupam mais?

Foco em ativos privados

Quão preocupado está, ou estaria, sobre os pontos seguintes se investisse em ativos privados?
Expectativas de retorno gerais
Os investidores institucionais podem ser desculpados por começarem a temer o pior. Há já algum tempo que várias incertezas geopolíticas pairam no ar e atualmente é impossível dizer se alguma delas vai desaparecer. É encorajador verificar que apesar de todos estes desafios, as expectativas de retorno dos investidores – com exceção dos europeus – permanece relativamente robusta e que os períodos de manutenção dos investimentos se mantêm estáveis. Cortar e alterar investimentos num período desafiante é provavelmente prejudicial para o portfólio dos investidores e pode conduzir a retornos desapontantes. Cabe à Schroders trabalhar em parceria com os investidores institucionais para os ajudar a navegar esta incerteza e oferecer soluções de investimento que correspondam aos objetivos e apetites de risco dos investidores.
Charles Prideaux, Responsável Global de Investimento da Schroders
Os investidores institucionais estão cada vez mais conscientes de que conseguem suportar uma percentagem mais elevada de ativos fixos nos seus portfólios, devido aos passivos de longo prazo. Por conseguinte, procuram captar o prémio de iliquidez, enquanto acrescentam diversificação aos seus portfólios. Os ativos privados oferecem um amplo universo de investimentos, com uma ampla variedade de risco e retorno, correlação, fluxos de caixa e características de capital e de risco. Os portfólios de ativos privados podem ser personalizados para oferecer os resultados de que cada investidor precisa. No atual contexto de mercado, os investidores estão interessados em estratégias baseados em “competências profundamente operacionais”, nas quais o desempenho pode ser “controlado” pelas equipas de investimento responsáveis. Exemplo disso são as aquisições de PME’s ou estratégias de valor acrescentado em imobiliário. Nestas áreas o desempenho dos investimentos é muito menos influenciado pelos ciclos de mercado.
Georg Wunderlin, Responsável Global de Ativos Privados da Schroders
Este estudo global foi encomendado pela Schroders, pelo terceiro ano consecutivo, para analisar o comportamento dos investidores institucionais face aos objetivos de investimento, risco, ativos privados e investimentos sustentáveis. Os participantes deste estudo representam várias instituições, nomeadamente, fundos de pensões, seguradoras, fundos soberanos e fundações, que gerem aproximadamente 25,4 milhões de biliões de dólares em ativos. A pesquisa foi realizada através de um questionário realizado em Maio de 2019. Contou com a participação de 650 participantes institucionais divididos da seguinte forma: 175 na América do Norte, 250 na Europa, 175 na Ásia e 50 na América Latina. Os participantes foram selecionados a partir de 20 localizações de todo o mundo.
Sobre a Schroders plc: Enquanto gestora global de investimentos, apoiamos instituições, intermediários e indivíduos a alcançar os seus objetivos, as suas ambições e a prepararem-se para o futuro. Mas à medida que o mundo muda, mudam também as necessidades dos clientes. É por esta razão que temos uma longa história de adaptação, acompanhando os tempos e mantendo a nossa atenção centrada no que mais importa para os nossos clientes. Fazê-lo implica experiência e conhecimento especializado. Ouvimos as pessoas e analisamos os dados para identificar tendências que vão marcar o futuro. Este conhecimento permite-nos ter uma perspetiva única, que apoia um investimento com convicção. Somos responsáveis pela gestão de uma carteira de 469, 5 mil milhões de Euros** em ativos que os nossos clientes nos confiam para que lhes entreguemos retornos sustentáveis. Mantemo-nos determinados a contribuir para a sua prosperidade futura e para a da sociedade em geral. Atualmente, contamos com 5.000 colaboradores por todo o mundo, cuja missão é fazer isto mesmo. Somos uma empresa global com gestão local. Isto permite-nos manter as necessidades dos nossos clientes no centro de tudo o que fazemos. Esta proximidade com os clientes, as suas necessidades e interesses tem-nos permitido crescer com eles ao longo de 200 anos e mais de sete gerações. Para mais informações, visite www.schroders.pt
**a 30 Junho de 2019