A The Body Shop acaba de lançar o seu primeiro Comércio com Comunidades de Plástico Reciclado, em Bangalore, na Índia. A iniciativa destaca o lado humano menos conhecido da crise do plástico. A The Body Shop quer combater mais do que a poluição provocada pelo plástico — quer fomentar um mudança social e ajudar a empoderar as pessoas ao mesmo tempo. Para marcar este lançamento, a empresa revelou uma obra de arte gigante, do artista Michel Murphy representando uma recolhedora de lixo indiana. Feita com plástico reciclado proveniente de recolhedores de lixo de Bangalore.
Comércio com Comunidades de Plástico Reciclado em Bangalore, Índia
Champô de Karité, um dos best sellers da marca, vai ser o primeiro a usar plástico reciclado de Bangalore
SOBRE A THE BODY SHOP: Fundada em 1976, em Brighton, Inglaterra, por Anita Roddick, a The Body Shop é uma marca global de produtos de beleza. A The Body Shop procura fazer uma diferença positiva no mundo, oferecendo produtos de alta qualidade e inspiração natural produzidos de forma ética e sustentável. A The Body Shop foi pioneira na filosofia de que os negócios podem ser uma força parao bem e esse espírito ainda é a força motriz da marca. A The Body Shop possui 3000 lojas em 69 países. Juntamente com a Aesop e a Natura, a The Body Shop faz parte da Natura & Co, um grupo de cosméticos global, multicanal e multimarcas, comprometido em gerar mudanças económicas, sociais e ambientais positivas.
SOBRE A PLASTICS FOR CHANGE: A Plastics For Change permite que marcas e fabricantes globais obtenham plástico reciclado de alta qualidade a partir de cadeias de fornecimento responsáveis. A empresa é verificada pela World Fair Trade Organisation. A sua plataforma móvel e o seu processo de negociação proporcionam aos recolhedores de lixo acesso a oportunidades e a rendimentos justos. A empresa desenvolveu uma plataforma de fornecimento ético para criar meios de subsistência sustentáveis para os pobres que vivem em cidades, ao mesmo tempo que assegura a transição da indústria para uma economia circular.Tal como no caso da agricultura de comércio justo, a plataforma assegura transparência e responsabilidade desde a base da cadeia de fornecimento até às prateleiras das lojas, o que resulta em cadeias de valor compartilhado mais eficientes e em plástico reciclado de melhor qualidade. A empresa fornece também expertise para influenciar outras marcas e fabricantes a substituir o uso de plástico novo por plástico reciclado de origem ética, melhorando assim o impacto social e ambiental dos seus produtos e cumprindo a legislação relativa à Extended Producer Responsibility.
SOBRE A HASIRU DALA E A HASIRU DALA INNOVATIONS: A Hasiru Dala é uma organização de impacto social que se concentra em defender a justiça social para os recolhedores de lixo. O processo é feito de forma colaborativa com os recolhedores, nomeadamente nas seguintes áreas: acesso à educação, saúde, casa, desenvolvimento profissional, mercado de emprego e defesa de direitos. A Hasiru Dala trabalha com comunidades nos distritos de Bangalore, Mysuru, Chamrajnagar, Chikkamanguluru e Coorg e é um importante membro da Alliance for Indian Wastepickers (AIW). A Hasiru Dala Innovations é uma empresa social com fins lucrativos virada para a criação de meios de subsistência para os recolhedores, através de empresas inclusivas que tenham um impacto ambiental positivo. Atualmente, oferece serviços de gestão e agregação de resíduos para garantir preços equitativos e justos para os recolhedores. A empresa aproveita o espírito de empreendedorismo dos recolhedores e permite que estes se integrem na economia tradicional, com o objetivo de ajudá-los a tornarem-se independentes.
SOBRE A WORLD FAIR TRADE ORGANIZATION (WFTO): A WFTO certifica e promove empresas sociais que adotem plenamente o Comércio Justo. Os seus membros obtêm o estatuto de Empresas de Comércio Justo Certificada e estão espalhados por 76 países. As empresas têm de ter um foco em missões e colocar os interesses dos trabalhadores, agricultores e artesãos em primeiro lugar. Em conjunto, estas empresas sociais beneficiam quase um milhão de pessoas.