A tecnológica anuncia inovações de colaboração e cloud híbrida baseadas em Inteligência Artificial em Microsoft 365 e Microsoft Azure
Já decorre mais uma edição da Microsoft Build 2019, a conferência anual de developers da Microsoft Corporation, o espaço primordial para apresentar novas tecnologias que ajudem os programadores a criarem soluções inteligentes e mais produtivas. Os clientes e parceiros da Microsoft, incluindo a Starbucks, a J.P. Morgan, a Kroger, a Spatial, a Epic Games entre outros, estão em destaque, com novas soluções que proporcionam experiências mais inteligentes e centradas no cliente.
Este é o tempo dos developers. Desde incorporar Inteligência Artificial (IA) e realidade mista em aplicações, a utilizar blockchain para resolver problemas de negócio são alguns dos exemplos que demonstram que as capacidades e impacto dos programadores está a aumentar significativamente. Hoje apresentamos serviços Azure inovadores para que os developers possam criar as próximas gerações de aplicações. Com cerca de 95% dos clientes da Fortune 500 a utilizar Azure, estas inovações podem ter um grande impacto.
Scott Guthrie, Vice-presidente executivo da Microsoft Cloud e Inteligência Artificial
O compromisso da Microsoft em criar a plataforma de IA mais produtiva
- Os Azure Cognitive Services fornecem às apps a capacidade de ver, ouvir, responder, traduzir, raciocinar e muito mais. A Microsoft tem uma nova categoria de serviços cognitivos denominada "Decision" que oferece aos utilizadores recomendações específicas para tomadas de decisão informadas e eficientes. Esta categoria inclui o Content Moderator, o recém-anunciado “Anomaly Detection API” e um novo serviço denominado “Personalizer”, que utiliza o reforço de aprendizagem para oferecer a cada utilizador uma recomendação específica para apoiar a tomada de decisão.
- A Microsoft traz também a inteligência artificial ao Azure Search através da disponibilização de pesquisa cognitiva, que permite aos clientes aplicar algoritmos de Cognitive Services para extrair novos insights de conteúdo estruturado e não estruturado. Adicionalmente, a Microsoft antecipa um novo recurso que permite aos developers armazenar insights de IA adquiridos na pesquisa cognitiva, facilitando a criação de experiências ricas em conhecimento que utilizam visualizações do Power BI ou modelos de machine learning.
- Capacidades DevOps para Machine Learning (MLOps) com a integração do Azure DevOps fornecem aos developers a reprodutibilidade, a auditabilidade e a automação de todo o ciclo de vida do machine learning.
- Avanços automatizados de machine learning e uma interface intuitiva que facilita o desenvolvimento de modelos de alta qualidade.
- Interface visual de machine learning que oferece uma experiência de criação e implementação de modelo código zero com capacidades de drag-and-drop.
- Para permitir uma latência extremamente baixa e uma inferência rentável, a Microsoft também anunciou a disponibilização de modelos acelerados por hardware que são executados em Field Programmable Gate Arrays (FGPAs), bem como o suporte ao Open Neural Network Exchange (ONNX) Runtime para NVIDIA TensorRT e Intel nGraph para inferência de alta velocidade em chipsets NVIDIA e Intel.
Expandir as oportunidades do Intelligent Edge
- O novo Azure SQL Database Edge vem suportar as várias necessidades da computação edge. Esta solução combina fluxo de dados com capacidades de in-database machine learning e graph. E como o Azure SQL Database Edge partilha a mesma área de programação com o Azure SQL Database e SQL Server, os developers podem facilmente levar as aplicações para a Edge sem necessitar de aprender novas ferramentas e linguagens, permitindo uma experiência de programação mais consistente.
- A Microsoft também anunciou o IoT Plug and Play, uma nova linguagem de modelação aberta para facilmente ligar dispositivos IoT à cloud, permitindo que os programadores ultrapassem um dos maiores desafios que enfrentam — implementar soluções IoT em escala. Anteriormente, o software tinha de ser escrito especificamente para o dispositivo conectado suportado, limitando a escala de implementações IoT. O IoT Plug and Play oferece aos clientes um amplo ecossistema de dispositivos certificados por parceiros que se conectam rapidamente.
- No âmbito da Realidade Mista, estamos focados em facilitar a criação de aplicações para a HoloLens 2 com o HoloLens 2 Development Edition, que oferece à comunidade de programadores de realidade mista, o acesso a soluções que os ajuda a criar e executar experiências de realidade mista numa variedade de dispositivos.
- O suporte Unreal Engine 4 para streaming e integração de plataforma nativa para HoloLens 2 estará disponível até ao final de maio, para que os developers possam criar experiências de realidade virtual e aumentada de elevada qualidade, foto-realistas e imersivas, para arquitetura, design de produto, produção e muito mais.
Duplicar o investimento em Blockchain
- O Azure Blockchain Service simplifica a formação, gestão e governance de redes de blockchain de consórcio, permitindo que as empresas se concentrem na lógica do fluxo de trabalho e desenvolvimento de aplicações. O Azure Blockchain Service implementa uma rede de consórcio totalmente gerida e oferece governance incorporada para tarefas de gestão comuns, como adicionar novos membros, definir permissões e autenticar aplicações de utilizador.