- O primeiro avanço em décadas no Linfoma de Hodgkin CD30+ em estadio IV não previamente tratado.
- ADCETRIS® em associação com AVD (Adriamicina, Vinblastina e Dacarbazina) demonstrou uma redução de 29% no risco de progressão, morte, ou necessidade de tratamento antineoplásico subsequente em doentes com linfoma de Hodgkin estadio IV não previamente tratado.
- Esta é a quinta aprovação atribuída a ADCETRIS® (brentuximab vedotina) na Europa.
A Takeda acaba de anunciar que a Comissão Europeia alargou a licença de comercialização de ADCETRIS® (brentuximab vedotina) para o tratamento de linfoma de Hodgkin CD30+ em estadio IV, em associação com AVD (Adriamicina, Vinblastina e Dacarbazina), em doentes adultos não previamente tratados. ADCETRIS® (brentuximab vedotina) é um conjugado anticorpo-fármaco direcionado para a proteína CD30, um marcador clássico do linfoma de Hodgkin. Esta decisão surge após uma recomendação positiva do Comité de Medicamentos para Uso Humano (CHMP), em dezembro de 2018.
A decisão da Comissão Europeia representa um avanço muito relevante para os doentes com linfoma de Hodgkin em estadio IV não previamente tratados – uma população que não dispunha de novas opções de tratamento desde há décadas. Os doentes em estadio IV têm um risco de progressão superior após o primeiro tratamento e, por isso, têm piores resultados. A aprovação deste tratamento dá resposta a esta necessidade não satisfeita, oferecendo aos médicos e doentes uma nova opção que demonstrou uma eficácia superior à observada com ABVD, assim como um perfil geral de segurança consistente.
Anna Sureda, médica doutorada e responsável pelo Departamento de Hematologia e do Programa Hematopoiético de Transplantes de Células Estaminais, do Institut Català d’Oncologia – Hospital Duran i Reynals
Estamos satisfeitos com a autorização dada pela Comissão Europeia para a utilização de ADCETRIS® (brentuximab vedotina) em combinação com AVD, pois tem um enorme significado para os doentes e representa o compromisso da Takeda em ajudar a comunidade com linfoma de Hodgkin. O ensaio clínico ECHELON-1 demonstrou que a inclusão de ADCETRIS® (brentuximab vedotina) associada à remoção da bleomicina do tratamento padrão ABVD ofereceu mais eficácia e segurança aos doentes. Estamos comprometidos com a disponibilização deste tratamento aos doentes com linfoma de Hodgkin em Portugal.
Carlos Filipe Ribeiro, farmacêutico e responsável da área de Hematologia da Takeda em Portugal
Sobre a Takeda Pharmaceutical Company Limited: A Takeda é uma companhia farmacêutica global, orientada por valores, focada na investigação e desenvolvimento e sedeada no Japão, que está empenhada em proporcionar melhores cuidados de saúde e um futuro melhor aos doentes, convertendo a ciência em medicamentos que mudam a vida das pessoas. A Takeda centra os seus esforços de I&D em quatro áreas terapêuticas: Oncologia, Gastroenterologia, Neurociência e Doenças Raras. Também se dedica ao desenvolvimento de terapias derivadas de plasma e vacinas. Está focada no desenvolvimento de medicamentos altamente inovadores que contribuam para fazer a diferença na vida das pessoas, entregando novas opções de tratamento que redefinem as fronteiras, criando assim um portfólio de produtos diversificado e robusto. Os seus colaboradores estão empenhados em melhorar a qualidade de vida dos doentes, trabalhando com parceiros em aproximadamente 80 países e regiões. Para mais informação sobre a empresa visite: http://www.takeda.pt