O Institute of Public Policy (IPP), do ISEG - Lisbon School of Economics & Management, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, apresentou hoje a nova edição do relatório “QUE FUTURO DEIXAMOS ÀS PRÓXIMAS GERAÇÕES? Um Índice de Justiça Intergeracional para Portugal”.
Principais Conclusões do Estudo

Após uma tendência de melhoria até 2020, os anos mais recentes (2022 e 2023) mostram um agravamento das condições de bem-estar das gerações jovens em Portugal, sobretudo em comparação com as gerações mais idosas.
A dimensão da habitação é a que mais se agravou, com pior acessibilidade (preço da habitação face ao rendimento) e autonomia (mais jovens a viver em casa dos pais). Estes indicadores degradaram-se significativamente entre 2020 e 2023.
Verifica-se uma deterioração no acesso aos cuidados de saúde (mais necessidades de saúde não satisfeitas e maior despesa das famílias) e um aumento do consumo de antidepressivos e ansiolíticos, contribuindo para a queda do índice de saúde.
Há uma redução do peso da dívida no PIB, mas o esforço de consolidação abranda. Os passivos implícitos da segurança social aumentam, penalizando as gerações futuras. O stock de capital também não evolui favoravelmente para as novas gerações.
O mercado de trabalho apresenta progresso, com melhoria da estabilidade laboral (menos contratos a termo entre jovens). A emigração piorou após a pandemia. O desemprego, igualdade salarial de género e capital humano mantêm-se relativamente estáveis.
Há avanços na redução das emissões de gases com efeito de estufa e sumidouro de carbono das florestas. A poluição e o consumo de água estabilizaram, mas a economia circular (produção e reciclagem de resíduos) não atingiu as metas europeias. No geral, observa-se uma ligeira melhoria nesta dimensão.
Regista-se uma tendência de melhoria do índice de pobreza e condições de vida, especialmente até à pandemia, com redução da incidência da pobreza e da privação material/social.
Recomendação Central
Para mais informações, contactar:
Lift
Rita Santiago
rita.santiago@lift.com.pt
T. (+351) 918 655 125
Raquel Campos
Raquel.campos@lift.com.pt
T. (+351) 918 654931
ISEG
Helena Laymé
Diretora de Marketing & Relações Externas
helena.layme@iseg.ulisboa.pt
T. (+351) 962 727 273
Ricardo Lopes
Coordenador de Open Programs & Marketing
ricardo.lopes@isegexecutive.education
T. (+351) 918 568 339
Institute of Public Policy - Lisbon
Rita Fonseca
rita.fonseca@ipp-jcs.org
T. (+351) 213 925 986
www.ipp-jcs.org
Sobre o ISEG
O ISEG - Lisbon School of Economics & Management é uma instituição de ensino superior com uma elevada reputação internacional, reconhecida pela qualidade dos seus graduados, pela investigação e pelo impacto na comunidade. Fundado oficialmente em 1911, o ISEG foi a primeira escola de Economia e Gestão de Portugal e integra a Universidade de Lisboa, a maior e mais reputada universidade do país.
Enquanto escola de referência no ensino e na produção científica nas áreas de finanças, economia, gestão e matemática aplicada à economia, o ISEG tem cerca de 4.500 alunos (20% internacionais), distribuídos por 8 licenciaturas, 22 mestrados e 6 programas de doutoramento. Com uma vasta rede de alumni e parcerias empresariais, o ISEG combina rigor académico, inovação e empregabilidade, formando líderes capazes de transformar organizações e criar impacto positivo na sociedade.
O ISEG faz parte de um grupo restrito de (1%) de business schools no mundo com “Triple Crown Accreditation” (AACSB, EQUIS e AMBA) e a excelência do seu ensino é distinguida pelo Financial Times, onde conquistou já 4 entradas – Top 50 da Formação Executiva, TOP 70 das Best Business Schools da Europa, Top 65 no European Rank de Executive MBA e o reconhecimento, pelo mesmo ranking, do seu Master in Finance, no TOP 30. Além disso, passou este ano a integrar o Tier One do Global MBA Rankings da CEO Magazine. Para mais informação consulte http://www.iseg.ulisboa.pt/.


