Lisboa, 28 de novembro de 2025 – Os vencedores da 10.ª edição dos Axians Portugal Digital Awards® foram revelados na passada quarta-feira, no Salão Preto e Prata do Casino do Estoril. Das mais de 300 candidaturas avaliadas por um painel de 15 jurados, 19 saíram vencedoras, distribuídas em três categorias principais: Digital Transformation Awards, Digital Industry Awards e Digital Grand Awards. Esta é uma iniciativa da Axians, organizada pela GoingNext, que conta com o Expresso como media partner.
Nesta edição, destaque para a Categoria Especial de Digital Grand Awards, que reconheceu Paulo Fernandes, ex Presidente da Câmara Municipal do Fundão, como Best Digital Leader, uma das personalidades mais influentes da transformação digital em Portugal e também para o projeto Smart Retail da MC Sonae, distinguido como Grand Digital Transformation Project.
Carmo Palma, managing director na Axians Portugal, afirmou que “celebrar 10 edições do Portugal Digital Awards é testemunhar não apenas os projetos de excelência que elevam Portugal no mapa da transformação digital, mas também a maturidade e a ambição verificada nos sectores público e privado”, afirma a porta-voz da Axians Portugal. “Esta edição representa um ponto de viragem: 10 anos de evolução, de tecnologias emergentes a casos de impacto real, e de uma comunidade digital cada vez mais ativa.”

Paulo Fernandes, ex Presidente da Câmara Municipal do Fundão, assumiu que “Esta distinção prova que a inovação pode, de facto, ser democratizada mesmo num território rural e agrícola. No Fundão, pequeno em população, mas grande em alma e abertura ao novo, demonstrámos que é nos sítios mais improváveis que acontecem coisas extraordinárias. As autarquias são, cada vez mais, um dos melhores laboratórios de políticas públicas e foi esse espírito coletivo, feito de equipas dedicadas e de uma comunidade resiliente, que tornou possível esta transformação. A verdadeira digitalização só faz sentido quando o que parecia improvável passa a ser normal em todos os pontos do território — e é essa missão que continuaremos a perseguir.”

João Riqueza, Technical Stream Lead for InStore da MC SONAE, reconheceu que “este é um projeto excecional de uma organização que sempre acreditou que era possível desenvolver e evoluir a tecnologia neste setor. Nesse sentido queremos agradecer à equipa que esteve por trás desta loja, falamos de mais de 100 pessoas totalmente dedicadas durante 2 anos para que o projeto Smart Retail seja hoje uma realidade.”
VENCEDORES DOS PORTUGAL DIGITAL AWARDS® 2025
Digital Transformation Awards
Best Future of Business Analytics Project
Galp Power Predictive Models - O Power Predictive Models é um conjunto de ferramentas digitais que centralizaram o fluxo de operações de Power da Galp. A modelação avançada da previsão de consumo e produção de eletricidade é centralizada numa plataforma que permite uma fácil e robusta interação com os modelos, com a visão do negócio e clientes. A combinação das previsões personalizadas e ajustáveis com a proximidade do negócio aos algoritmos permite maior eficiência nos processos e uma escalabilidade sustentável.
Best Future of Customer & Consumers Project
MC (SONAE) Smart Retail - A 19 de dezembro de 2024 nasceu em Leiria a maior loja inteligente do mundo, um marco na inovação do retalho que combina o melhor do modelo tradicional e digital. À primeira vista parece um Continente Bom Dia comum, com 1.217 m2 de área de vendas e cerca de 16.000 produtos, mas esconde uma tecnologia revolucionária. Cada cliente pode escolher entre uma experiência convencional ou inteligente, entrando na loja, pegando nos produtos que deseja — à unidade, peso variável ou preparados como peixe, carne, padaria, pastelaria e take away — dirigindo-se à caixa inteligente que reconhece automaticamente os artigos, confirmando a compra, pagando em numerário ou meio eletrónico e saindo. Esta loja representa a nova realidade da distribuição e do retalho em Leiria, construída com soluções digitais avançadas da Sensei.tech, NCR e XPand-IT
Best Future of Work Project
Worten Digitalism – O Digitalism é o programa de transformação digital da Worten, focado em integrar cultura e tecnologia para impulsionar a agilidade empresarial. Assente em 2 pilares – pessoas e tecnologia – promove inovação contínua, colaboração e automação, sempre com foco em clientes e colaboradores. Para os clientes, o Digitalism traz experiências mais personalizadas e fluidas entre canais, processos simplificados, atendimento rápido, maior transparência em pedidos e entregas, além de soluções digitais integradas às lojas físicas. Para os colaboradores, o programa redesenhou jornadas, incorporou ferramentas digitais, capacitou equipas e criou ambientes colaborativos, tornando o trabalho mais eficiente, autónomo e orientado para resultados. Com um modelo de governo forte e gestão de mudança, o Digitalism conecta áreas de negócio e tecnologia, liga a estratégia à operação, preparando a Worten para responder rapidamente às necessidades que surgem, construindo relações duradouras no mundo digital.
Best Future of Operations Project
Visteon Line Monitor - Line Monitor é um sistema de monitorização visual com inteligência artificial para fábricas, utilizando câmeras inteligentes e deep learning para observar máquinas e estações de trabalho em tempo real. Este detecta anomalias, antecipa paragens e melhora a segurança. Com uma interface web simples, os utilizadores podem definir zonas de inspeção e fluxos de trabalho, além de solicitar ajuda instantaneamente. Modular e escalável, o Line Monitor adapta-se desde estações individuais até fábricas completas. O resultado: melhor qualidade de produto, menos interrupções, ambientes mais seguros e processos mais inteligentes.
Best Future of Ecosystem Project
Millennium bcp pagaFlex - pagaFlex é a solução de Buy Now, Pay Later do Millennium bcp, suportada em crédito pessoal e integrada nos canais digitais dos parceiros via API. Disponível para clientes e não clientes, oferece aprovação de crédito em tempo real, permitindo fracionar pagamentos de forma simples e imediata, sem necessidade de conta bancária prévia. Principais objetivos: oferecer acesso ao financiamento no momento exato em que o consumidor mais precisa, eliminando fricções e complexidades, e simultaneamente reforçar as parcerias estratégicas com os comerciantes. Combinando a experiência de crédito do banco, novas capacidades de Open Banking (PSD2) e modelos automáticos de avaliação de risco, a solução disponibiliza a melhor oferta de crédito no momento da compra. O pagaFlex representa um modelo de negócio inovador, único em Portugal, escalável e digital-first, com forte potencial para impulsionar a concessão de crédito e a aquisição de novos clientes.
Best Startup
Out of lImits NEUROSTAND - O NEUROSTAND é uma plataforma de IA e visão computacional que identifica todos os processos de turnaround de aeronaves, permitindo uma gestão aeroportuária muito mais eficiente. Monitoriza mais de 40 eventos em tempo real via CCTV, gera alertas de segurança e eficiência e fornece insights históricos, atuais e preditivos, antecipando atrasos e reduzindo disrupções. Disponibiliza dashboards web e mobile, garantindo visibilidade operacional em qualquer lugar. Após o sucesso do PoC em Lisboa, cumprindo os exigentes critérios da ANA, a solução está hoje implementada em todos os stands, operando 24/7 ao longo do ano para apoiar a intensa operação diária. Em expansão para outros aeroportos, o NEUROSTAND coloca Portugal na vanguarda das operações aeroportuárias digitais, ao alinhar inovação tecnológica, melhroia do safety, redução emissões de CO2 e aumento da eficiência na gestão aeroportuária.
Digital Industry Awards - Categorias por segmentos de mercado
Best Banking Project
CGD Transformação do atendimento - O projeto de Transformação do Atendimento e Serviço ao Cliente tem três grandes objetivos: melhorar a experiência do cliente, aumentar a eficácia comercial da força de vendas e otimizar a eficiência operativa. Isso é feito através da conversão de dados em insights, da partilha ágil de conhecimento e da melhoria dos processos. As iniciativas incluem: 1) Transformação do Sistema de Gestão de Atendimento em Agência – reduzir em 50% o tempo de espera, diminuir reclamações e elevar o NPS acima da concorrência; 2) Hiperpersonalização da Comunicação – aumentar conversão, satisfação e retenção com comunicações alinhadas ao perfil do cliente, reduzindo custos e aumentando receita; 3) Integração da Coreografia Comercial – elevar a produtividade integrando CRM com atendimento em agência, canal telefónico e gestão de reclamações otimizada com GenAI.
Best Insurance Project
Fidelidade Sofia.pt - A Sofia é uma plataforma digital inovadora que transforma a forma como Portugal cuida da sua população sénior. Através de um modelo centrado na pessoa, oferece cuidados domiciliários personalizados que integram três dimensões essenciais: bem-estar, apoio doméstico e cuidados pessoais ao domicílio, sempre coordenados por uma Assistente Pessoal dedicada. Cada plano de cuidados é desenhado com base numa avaliação multidimensional, assegurando respostas ajustadas às necessidades físicas, cognitivas e emocionais de cada sénior. A Sofia permite uma gestão integrada dos serviços, comunicação direta entre cuidadores, famílias e Gestores de Caso, e monitorização contínua da qualidade do cuidado. Sustentada por dados e inovação, mas movida por empatia, a Sofia promove uma nova visão do envelhecimento: mais digna, segura e independente, valorizando tanto quem recebe como quem presta cuidados.
Best Manufacturing Project
INEGI FLASH COMP – O projeto FLASH-COMP visa digitalizar o controlo de qualidade na produção de compósitos por infusão de resina líquida (LRI), reduzindo defeitos e desperdício. Utiliza técnicas rápidas de inspeção e monitorização (FLASH-IM) para recolher dados críticos durante a pré-formação e infusão. Estes alimentam uma ferramenta de estimativa de defeitos baseada em IA (FLASH-DSET), que define ações corretivas em tempo real. A decisão é suportada por um sistema de controlo com antecipação e retroalimentação (FLASH-DSS), promovendo produção sem defeitos à primeira tentativa. A partilha de dados entre unidades permite uma digitalização integrada e soberana, tornando o setor dos compósitos mais sustentável e competitivo.
Best Energy & Utilities Project
EDP Group Scale Up O&M - O Scale Up O&M, projeto desenvolvido pela EDP, nasceu da necessidade de otimizar processos de operação e manutenção (O&M) solar, com foco na deteção de incidentes em centrais solares a partir da utilização de robôs. Este projeto inovador permite a gestão de intervenções de O&M totalmente autónomas e remotas em parques solares de grande escala a partir de uma plataforma inteligente capaz de analisar dados em tempo real e, a partir deles, enviar comandos aos robôs, que executam as tarefas de inspeção, limpeza e corte de vegetação nos terrenos dos parques solares. Este projeto, exigiu a articulação com diferentes fornecedores de robôs para assegurar a manutenção e operação nas centrais solares, bem como a colaboração entre equipas da EDP e parceiros. O resultado, é uma maior eficiência, eficácia e segurança nos processos O&M solares.
Best Retail & Distribution Project
MC (SONAE) Smart Retail - A 19 de dezembro de 2024 nasceu em Leiria a maior loja inteligente do mundo, um marco na inovação do retalho que combina o melhor do modelo tradicional e digital. À primeira vista parece um Continente Bom Dia comum, com 1.217 m2 de área de vendas e cerca de 16.000 produtos, mas esconde uma tecnologia revolucionária. Cada cliente pode escolher entre uma experiência convencional ou inteligente, entrando na loja, pegando nos produtos que deseja — à unidade, peso variável ou preparados como peixe, carne, padaria, pastelaria e take away — dirigindo-se à caixa inteligente que reconhece automaticamente os artigos, confirmando a compra, pagando em numerário ou meio eletrónico e saindo. Esta loja representa a nova realidade da distribuição e do retalho em Leiria, construída com soluções digitais avançadas da Sensei.tech, NCR e XPand-IT
Best Professional Services Project
Ascendi IGI Análise Centralizada de Vídeo – A Ascendi, em parceria com a DeepNeuronic, implementou uma solução centralizada de análise de vídeo com IA para deteção automática de incidentes rodoviários, integrada com os sistemas de gestão de tráfego. Agnóstica a marcas/modelos, opera também com câmaras móveis – PTZ (distinguindo-se das demais soluções de mercado) e deteta contramão, viaturas imobilizadas, filas, pessoas/animais na via, fumo/fogo e objetos, gerando alertas em tempo real. Já instalada na Ascendi Grande Porto, está em rollout nas restantes concessões. Com treino contínuo dos algoritmos, reduziram-se substancialmente os falsos alarmes, aumentou a fiabilidade da deteção e otimizaram-se os tempos de resposta e a mobilização de meios, melhorando a segurança e a fluidez do tráfego. O projeto reforça a eficiência operacional e potencia o valor da infraestrutura existente, estabelecendo um novo patamar de qualidade de serviço na segurança e gestão rodoviária.
Best Healthcare Project.
CUF AI em Imagiologia Clínica - A IA está a transformar o setor da saúde, oferecendo soluções inovadoras que melhoram a precisão, tempo de avaliação, diagnósticos precoces e eficiência operacional e reduzem o erro humano. A imagiologia, em particular, é uma das áreas onde se tem demonstrado um impacto significativo, permitindo a deteção de patologias complexas. O principal objetivo do projeto é a avaliação da utilização de soluções disruptivas de IA em condições reais de prestação de cuidados de saúde, bem como a sua implementação nos serviços de imagiologia da CUF. Para tal, pretendeu-se avaliar o impacto da IA na qualidade do diagnóstico através da aplicação de algoritmos na análise de Raio-X de Tórax e Trauma e Mamografia, avaliando-se a eficiência e qualidade dos processos de diagnóstico, uniformização dos cuidados prestados, segurança e rigor clínico e desempenho da tecnologia em contexto real, medindo o seu impacto em indicadores clínicos e operacionais bem como os benefícios para os pacientes.
Best Tourism Project.
Pestana Hotel Group Plataforma Digital de interação com clientes - O Pestana Hotel Group, líder no setor do Turismo em Portugal, lançou uma nova plataforma de e-commerce e websites, com base na plataforma tecnológica Adobe (Adobe Experience Manager e Adobe Target), visando criar uma referência de mercado. O projeto aposta numa experiência de utilização (UX/UI) inovadora, integração omnicanal e personalização avançada, adaptando conteúdos e ofertas a diferentes mercados. Inclui áreas dedicadas a restaurantes, eventos, loja online, área exclusiva para membros, e gestão de conteúdos digital (CMS/DAM). O objetivo é captar novas oportunidades de negócio, otimizar a interação digital e maximizar resultados, mantendo a excelência e a capacidade de integração de novas tecnologias e dados relevantes.
Best Transportation & Logistics Project.
CTT Tray Vision – O projeto Tray Vision substitui antigos sistemas analógicos de verificação de tabuleiros nos sorters da CTT Expresso por uma solução com IA baseada em redes neuronais. Desenvolvido com a Makewise e a direção de engenharia dos CTT, permite caracterizar múltiplos estados dos tabuleiros em tempo real, com ganhos de disponibilidade de cerca de 20%. A nova solução oferece alarmísticas inteligentes que reduzem downtimes e custos de manutenção, aumentando a capacidade instalada. Resolve-se assim um problema de obsolescência com uma solução mais económica e tecnologicamente avançada, que transforma uma máquina analógica numa plataforma inteligente.
Best Central Government Project
ARTE App GOV.PT - A app gov.pt é a carteira digital oficial do estado português, integrando a Chave Móvel Digital e com acesso seguro a 29 documentos oficiais de identificação pessoal, automóvel e outros com a mesma validade do formato físico. Criada pela ARTE IP, foi concebida como plataforma unificada para facilitar o acesso aos serviços públicos, simplificar processos e promover uma gestão eficiente, inovadora e mais sustentável. Os utilizadores podem adicionar, validar e partilhar documentos, realizar assinaturas digitais qualificadas com valor jurídico, autenticar-se digitalmente. Com mais de 4M de Chaves Móveis Digitais ativas e mais de 7M de documentos adicionados, é um marco na inclusão digital e um dinamizador de eficiência e inovação na Administração Pública. A app gov.pt posiciona Portugal na vanguarda da cidadania digital europeia, com funcionalidades avançadas, alinhamento legal e um roadmap de evolução contínua, colocando os serviços do Estado verdadeiramente na palma da mão dos cidadãos.
Best Local Government Project
Câmara Municipal do Fundão Projeto Integrado de Inovação do Fundão - O Projeto Integrado de Inovação do Fundão é um ecossistema pioneiro que transforma desafios de interioridade em oportunidades de futuro. Resultado da visão estratégica do Município do Fundão, reúne infraestruturas físicas e digitais, como coworks, fablabs, hubs tecnológicos, laboratórios de inovação e programas de formação, que ligam empresas, escolas, universidades e comunidade. Este ecossistema promove aprendizagem contínua, empreendedorismo e inclusão, atraindo talento e investimento para o território. Iniciativas como a Academia de Código Júnior, o Craft Lab ou o Agrotech Center mostram como o Fundão se tornou um laboratório vivo de inovação territorial, onde educação, juventude, cultura e tecnologia se unem para criar desenvolvimento económico sustentável. Reconhecido como exemplo europeu de acolhimento e integração de comunidades migrantes, o Fundão afirma-se hoje como uma referência nacional e internacional em inovação e coesão territorial.
Informação adicional sobre os projetos vencedores pode ser consultada em: https://portugaldigitalawards.pt/vencedores-2025/
Faça o download das fotografias através do seguinte link.
Para mais informações sobre a Axians, por favor, contacte:
Lift Consulting | 21 466 65 00
Hugo Costa | hugo.costa@lift.com.pt |
Erica Macieira | erica.macieira@lift.com.pt | 910 549 515
Sobre a Axians
A Axians apoia os seus clientes – empresas privadas, entidades públicas, operadores e fornecedores de serviços – nas suas infraestruturas tecnológicas e no desenvolvimento de soluções digitais. Com este fim, a Axians oferece uma gama completa de soluções e serviços digitais que abrangem telecoms infrastructures, cloud e datacenters, enterprise networks, digital workspace, business applications e data analytics, e cybersecurity. As equipas especializadas em consultoria, design, integração e serviços da Axians desenvolvem soluções à medida que transformam a tecnologia em valor acrescentado with a human touch.
A Axians (http://www.axians.com) é uma marca da VINCI Energies (http://vinci-energies.com/).
Axians no mundo, em 2024: receitas de 3,6 mil milhões de euros // 16.000 colaboradores // 37 países.


