Novas confirmações internacionais: Nadim Sadek, Lucia Dellagnelo, Jessica Joelle Alexander, Maryanne Wolf, Juan Luis Arsuaga e Ben Keene;
Programa explora os desafios da IA, da literacia múltipla e da construção de comunidades leitoras;
Estudo nacional sobre hábitos de leitura, que será apresentado no evento, vai atualizar a “fotografia” nacional do sector;
Lisboa, 7 de agosto de 2025 – A terceira edição do BOOK 2.0 – O Futuro da Leitura, que decorre a 3 e 4 de setembro de 2025 na Fundação Champalimaud, em Lisboa, acaba de anunciar novas confirmações de oradores internacionais. Com mais de 50 participantes nacionais e estrangeiros em mais de 30 talks, o evento reforça o seu papel enquanto fórum interdisciplinar e plural para o debate sobre o livro, a leitura e a importância do conhecimento num tempo de mudança que hoje vivemos.
Entre os novos oradores já confirmados estão Nadim Sadek, fundador da Shimmr AI, que irá abordar o impacto da inteligência artificial nas áreas do livro, e as oportunidades que advém para a promoção de livros e autores, usando a criatividade como pilar estratégico - num momento em que o setor se adapta ao novo regulamento europeu AI Act (a primeira regulação para a inteligência artificial da UE); Lucia Dellagnelo, diretora adjunta para a Educação e Skills da OCDE, que trará uma visão integrada sobre os vários domínios da literacia, da leitura à digital, financeira, emocional e de saúde, com enfoque nos desafios em e para Portugal; e Jessica Joelle Alexander, autora do bestseller Educar com Amor e Limites, que partilhará o modelo dinamarquês de parentalidade como base para o desenvolvimento emocional e a construção de hábitos de leitura nas famílias.
Também confirmada está Maryanne Wolf, diretora do Centro de Dislexia, Alunos Diversos e Justiça Social da UCLA, que explorará a relação entre leitura, neurodesenvolvimento e justiça social; Juan Luis Arsuaga, reconhecido paleoantropólogo espanhol e autor de obras sobre evolução humana, que analisará o papel das narrativas na formação da espécie e da cultura; e Ben Keene, empreendedor social e fundador do Rebel Book Club, para uma reflexão sobre a importânca da criação de comunidades para aumentar leitores num mundo digital e cada vez mais fragmentado.
Estas participações juntam-se aos nomes internacionais já anteriormente anunciados como Pedro Pacífico (Bookster, Brasil), Meg Jay (Autora, EUA), Johan Pehrson (ex-Ministro da Educação, Suécia), Paula Pimenta (Autora, Brasil), Gvantsa Jobava (International Publishers Association, Geórgia), Sonia Draga (Federation of European Publishers, Polónia), Carlo Carrenho (Embaixador áudio da Feira do Livro de Frankfurt, Suécia), e José Eduardo Agualusa (Autor, Angola), e Daniel Benchimol (Academia Proyecto451, Argentina).
Com cerca de 40 oradores, este ano, o evento decorre sob o mote “A Reinvenção das Espécies” e propõe uma reflexão sobre o papel do livro numa era marcada pela inteligência artificial, pela aceleração digital e pela urgência ecológica, destacando a importância da palavra escrita e dos livros na evolução do pensamento e da sociedade, com a consciência de que adaptar-nos e questionar-nos são processos contínuos e essenciais para a evolução das espécies. Um evento para todos - leitores e não leitores - que procuram expandir conhecimento e despertar a consciência para novas perspectivas e curiosidades.
Estudo APEL: Um retrato atualizado do comportamento do leitor em Portugal
O BOOK 2.0 será também o palco da apresentação da nova edição do estudo “Hábitos de Compra e Leitura em Portugal”, desenvolvido pela GfK – a Nielsen Company para a APEL desde 2023. Os dados de 2024 revelaram que 73% dos portugueses afirmam ter hábitos de leitura, com especial destaque para os mais jovens, que também são os que mais livros compram. A edição de 2025 permitirá atualizar esta fotografia nacional, introduzindo novos dados como, por exemplo, a compra de livros em segunda mão nos últimos 12 meses e a frequência de eventos relacionados com a leitura no último ano.
Segundo a GfK, o mercado livreiro nacional cresceu 9% em valor em 2024, tendência que se manteve no primeiro semestre de 2025. A ficção foi o género com maior crescimento, sobretudo entre leitores mais jovens, impulsionada por fenómenos digitais como o BookTok e os clubes de leitura online. O número de novos títulos publicados também aumentou, sinalizando a confiança e o investimento contínuo das editoras num momento de continuada vitalidade para o setor.
BOOK 2.0 lança podcast oficial com convidados de edições anteriores
O BOOK 2.0 acaba de lançar o seu podcast oficial, disponível no Spotify, dando continuidade às conversas e reflexões iniciadas nas edições anteriores. Com episódios semanais, o podcast convida autores, ilustradores, jornalistas e criadores a aprofundar temas como a leitura no digital, o poder das histórias, a saúde mental ou a promoção da literatura infantojuvenil. Entre os primeiros convidados estão Hugo Van der Ding, Nuno Caravela, Sara Rodi, Helena Magalhães e Maria João Faria, nomes que passaram pelos palcos do BOOK 2.0. O podcast está disponível no Spotify do BOOK 2.0 @book2.0_APEL, com novos episódios lançados todas as semanas.
Um espaço para pensar a leitura como missão nacional
Embora com ambição crescente de se abrir a novas geografias no futuro, a edição de 2025 mantém o foco em consolidar o seu impacto em Portugal, envolvendo a comunidade educativa, cultural, editorial e institucional na valorização do livro e da leitura como pilares da cidadania, da imaginação e da liberdade.
Promovido pela APEL – Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, o BOOK 2.0 2025 conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, e tem o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, Turismo de Lisboa, Plano Nacional de Leitura, Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), Rede de Bibliotecas de Lisboa – BLX, Junta de Freguesia de Belém, Teresa e Alexandre Soares dos Santos - Iniciativa Educação, International Publishers Association, World Literacy Foundation, Federation of European Publishers, European and International Booksellers Federation, Publishing Perspectives, Clube das Mulheres Escritoras, Núvem Vitória, Tale House, C.Santos VP e Altis Belém, tendo como parceiro estratégico e produção a Vanilla Project – Inspiring Change.
Inscrições Abertas
A participação no BOOK 2.0 é gratuita e requer inscrição prévia através do site oficial AQUI.
Site e Redes Sociais do BOOK 2.0
Site - https://book.apel.pt/
Instagram - https://www.instagram.com/book2.0_apel/
LinkedIn - https://www.linkedin.com/company/book20apel/
Facebook - https://www.facebook.com/book20apel/
YouTube - https://www.youtube.com/@Book2.0_APEL
TikTok - https://www.tiktok.com/@apel_book
Promo Vídeo 2025 - https://youtu.be/yDdR5VsZxSE
Para mais informações, contactar:
Tânia Miguel – tania.miguel@lift.com.pt +351 918 270 387
Raquel Campos – raquel.campos@lift.com.pt +351 918 654 931