Lisboa, 19 de maio de 2025 – A Microsoft está a realizar mais uma edição do Microsoft Build, o maior evento mundial de tecnologia para developers e públicos técnicos, onde acaba de anunciar dezenas de inovações que marcam o início de uma nova era: a era dos agentes de Inteligência Artificial (IA) e da construção da open agentic web.
Segundo Frank X. Shaw, Chief Communications Officer da Microsoft, “graças a avanços pioneiros em raciocínio e memória, os modelos de IA tornaram-se mais eficientes, mais inteligentes e mais capazes de transformar a forma como resolvemos problemas complexos. Desde o GitHub Copilot, utilizado por mais de 15 milhões de programadores, até ao Microsoft 365 Copilot, que já ajuda centenas de milhares de utilizadores em tarefas como investigação, brainstorming e desenvolvimento de soluções, os agentes de IA estão a assumir um papel central na nova geração de ferramentas tecnológicas”.
Plataformas como o Azure AI Foundry estão a ser usadas por empresas como a Fujitsu e a NTT DATA para construir e gerir aplicações e agentes de IA que ajudam a priorizar leads de vendas, acelerar a criação de propostas e identificar insights sobre clientes. O Stanford Health Care está a usar o orquestrador de agentes de saúde da Microsoft para criar e testar agentes de IA que aliviem a carga administrativa e agilizem os fluxos de trabalho de preparação das reuniões do tumor board.
Os programadores estão no centro de tudo isto. Há 50 anos que a Microsoft capacita programadores com ferramentas e plataformas para transformar ideias em realidade, acelerando a inovação em todas as etapas. Desde automação baseada em IA até integração perfeita com a cloud e muito mais, é entusiasmante ver como os programadores estão a impulsionar a próxima geração da transformação digital.
E então, o que se segue?
A Microsoft imagina um mundo onde agentes operam nos contextos individual, organizacional, de equipa e de negócio de ponta a ponta. Esta visão emergente da internet é a de uma open agentic web, onde agentes de IA tomam decisões e executam tarefas em nome de utilizadores ou organizações.
No Microsoft Build, a Microsoft está a mostrar os passos que está a dar para tornar essa visão realidade, através das suas plataformas, produtos e infraestruturas. Está a colocar novos modelos e agentes de programação nas mãos dos programadores, a introduzir agentes com nível empresarial, a tornar as plataformas — como Azure AI Foundry, GitHub e Windows — nos melhores lugares para construir, a adotar protocolos abertos e a acelerar a descoberta científica com IA, tudo para que programadores e organizações possam inventar a próxima grande inovação.
Eis algumas das novidades anunciadas:
Reimaginar o ciclo de vida do desenvolvimento de software com IA
A IA está a transformar fundamentalmente a forma como o código é escrito, implementado e mantido. Os programadores estão a usar IA para permanecerem concentrados no seu ambiente de trabalho por mais tempo e para se dedicarem a tarefas mais estratégicas. E à medida que o ciclo de vida do desenvolvimento de software é transformado, a Microsoft está a disponibilizar novas funcionalidades em plataformas como o GitHub, Azure AI Foundry e Windows, que permitem aos programadores trabalhar mais depressa, pensar em grande e construir à escala.
- Agente de programação GitHub Copilot e novas atualizações nos GitHub Models: o GitHub Copilot está a evoluir de um assistente integrado no editor para um parceiro de IA com comportamento autónomo, com um agente de programação assíncrono inédito integrado na plataforma GitHub. A Microsoft adicionou gestão de prompts, avaliações leves e controlos empresariais aos GitHub Models, permitindo que as equipas experimentem modelos de topo sem sair do GitHub. A Microsoft também está a tornar o GitHub Copilot Chat open source no VS Code. As funcionalidades baseadas em IA das extensões GitHub Copilot passam agora a integrar o mesmo repositório open source que suporta a ferramenta de desenvolvimento mais popular do mundo. Sendo o lar de mais de 150 milhões de programadores, isto reforça o compromisso da Microsoft com um desenvolvimento de software aberto, colaborativo e potenciado por IA.
- Windows AI Foundry: para os programadores, o Windows continua a ser uma das plataformas mais abertas e amplamente utilizadas, com escala, flexibilidade e oportunidades crescentes. O Windows AI Foundry oferece uma plataforma unificada e fiável que apoia todo o ciclo de vida do programador de IA — desde o treino à inferência. Com APIs de modelos simples para tarefas de visão e linguagem, os programadores podem gerir e executar LLMs open source através do Foundry Local ou integrar um modelo proprietário para converter, ajustar e implementar em dispositivos cliente e na cloud. O Windows AI Foundry já está disponível para começar a usar hoje.
- Modelos do Azure AI Foundry e novas ferramentas de avaliação de modelos: o Azure AI Foundry é uma plataforma unificada para programadores conceberem, personalizarem e gerirem aplicações e agentes de IA. Com os modelos do Azure AI Foundry, a Microsoft integra os modelos Grok 3 e Grok 3 mini da xAI no seu ecossistema, alojados e faturados diretamente pela Microsoft. Os programadores podem agora escolher entre mais de 1.900 modelos de IA alojados por parceiros e pela Microsoft, enquanto gerem a integração segura de dados, a personalização dos modelos e a governação de nível empresarial. A Microsoft está também a lançar novas ferramentas como o Model Leaderboard, que classifica os modelos de IA com melhor desempenho em várias categorias e tarefas, e o Model Router, concebido para selecionar o modelo mais adequado para uma determinada consulta ou tarefa em tempo real.
Tornar os agentes de IA mais capazes e seguros
Os agentes de IA não estão apenas a mudar a forma como os programadores desenvolvem software, mas também como indivíduos, equipas e empresas realizam o seu trabalho. No Build, a Microsoft apresenta novos agentes pré-configurados, blocos de construção para agentes personalizados, capacidades multi-agente e novos modelos que ajudam programadores e organizações a criar e implementar agentes de forma segura, aumentando a produtividade de forma significativa.
- Com a disponibilidade geral do Azure AI Foundry Agent Service, a Microsoft apresenta novas capacidades que permitem aos programadores profissionais orquestrar múltiplos agentes especializados para executar tarefas complexas, incluindo a integração do Semantic Kernel e do AutoGen num único SDK orientado para programadores, para além do suporte para Agent-to-Agent (A2A) e Model Context Protocol (MCP). Para ajudar os programadores a criarem agentes de IA com confiança e fiabilidade, a Microsoft lança novas funcionalidades no Azure AI Foundry Observability, com monitorização integrada de métricas como desempenho, qualidade, custo e segurança, tudo acessível num painel de controlo simplificado com monitorização detalhada.
- Descoberta, proteção e governação no Azure AI Foundry: com o Microsoft Entra Agent ID, agora em preview, os agentes criados pelos programadores no Microsoft Copilot Studio ou no Azure AI Foundry recebem automaticamente identidades únicas num diretório Entra, ajudando as empresas a gerir de forma segura os seus agentes desde o início e a evitar uma “proliferação descontrolada” de agentes, que pode criar pontos cegos. As aplicações e agentes desenvolvidos com o Foundry beneficiam ainda de segurança de dados do Purview e dos controlos de conformidade. O Foundry oferece também ferramentas de governação melhoradas para definir parâmetros de risco, executar avaliações automatizadas e receber relatórios detalhados.
- Microsoft 365 Copilot Tuning e a orquestração multi-agente: com o Copilot Tuning, os clientes da Microsoft podem utilizar os seus próprios dados empresariais, fluxos de trabalho e processos para treinar modelos e criar agentes de forma simples e com pouco código. Estes agentes executam tarefas altamente precisas e específicas do domínio de forma segura, dentro dos limites dos serviços do Microsoft 365. Por exemplo, um escritório de advogados pode criar um agente que gere documentos alinhados com a sua especialização e estilo organizacional. Além disso, a nova orquestração multi-agente no Copilot Studio conecta múltiplos agentes, permitindo-lhes combinar competências e abordar tarefas mais amplas e complexas.
Apoiar a open agentic web
Para concretizar o futuro dos agentes de IA, a Microsoft avança com padrões abertos e infraestruturas partilhadas que proporcionam capacidades únicas aos clientes.
- Suporte ao Model Context Protocol (MCP): a Microsoft está a implementar um suporte abrangente de primeira linha para o Model Context Protocol (MCP) em toda a sua plataforma de agentes e frameworks, incluindo o GitHub, Copilot Studio, Dynamics 365, Azure AI Foundry, Semantic Kernel e Windows 11. Para além disso, a Microsoft e o GitHub juntaram-se ao MCP Steering Committee para ajudar a promover uma adoção segura e em larga escala deste protocolo aberto. Foram também anunciadas duas novas contribuições para o ecossistema MCP: uma especificação de autorização atualizada, que permite às pessoas utilizarem os seus métodos de autenticação já confiáveis para dar acesso a agentes e aplicações alimentadas por LLM a dados e serviços como discos de armazenamento pessoal ou serviços por subscrição; e o design de um serviço de registo de servidores MCP, que permite a qualquer pessoa implementar repositórios centralizados públicos ou privados, atualizados, para entradas de servidores MCP.
- Um novo projeto aberto chamado NLWeb: a Microsoft está a apresentar o NLWeb, que poderá desempenhar um papel semelhante ao do HTML na web baseada em agentes. O NLWeb facilita a criação de interfaces conversacionais por parte dos websites com o modelo de IA à escolha e os próprios dados, permitindo que os utilizadores interajam diretamente com o conteúdo da web de forma rica e semântica. Cada endpoint NLWeb é também um servidor MCP, o que significa que os websites podem tornar o seu conteúdo facilmente identificável e acessível por agentes de IA, se assim desejarem.
Acelerar a descoberta científica com IA
A Ciência pode ser uma das aplicações mais importantes da IA, ajudando a enfrentar os desafios mais urgentes da humanidade, desde a descoberta de medicamentos até à sustentabilidade. No Build, a Microsoft apresenta a Microsoft Discovery, uma plataforma extensível criada para capacitar investigadores a transformar todo o processo de descoberta com agentes de IA, ajudando os departamentos de I&D em várias indústrias a acelerar o tempo de lançamento de novos produtos e a acelerar e expandir o processo de descoberta de ponta a ponta para todos os cientistas.
Esta é apenas uma pequena amostra das muitas novidades e atualizações empolgantes que a Microsoft está a anunciar no Build. A empresa está por isso entusiasmada por se encontrar com todos os que se registaram para acompanhar virtualmente e presencialmente, nas keynote sessions, sessões técnicas, hackathons e muito mais — grande parte do conteúdo estará também disponível on-demand.
Além disso, é possível consultar todos estes anúncios e mais no Book of News, o compêndio oficial de todas as novidades do Microsoft Build 2025.
Para mais informações, favor contactar:
Ana Santos | Hugo Costa | ||
ana.santos@lift.com.pt | hugo.costa@lift.com.pt | ||
914 409 595 | 914 409 524 |
SOBRE A MICROSOFT
Microsoft (Nasdaq "MSFT" @microsoft) cria plataformas e ferramentas robustecidas por Inteligência Artificial para entregar soluções inovadoras que correspondam às necessidades crescentes dos nossos clientes. Enquanto empresa de tecnologia está comprometida com a democratização do acesso a Inteligência Artificial de forma responsável, mantendo a missão de capacitar todas as pessoas e organizações no planeta para atingir mais.