Lisboa, 18 de dezembro de 2023
A Novabase - Sociedade Gestora de Participações Sociais, S.A. (“Novabase”) vem, nos termos e para os efeitos do artigo 17.º do Regulamento (EU) n.º 596/2014 do Parlamento Europeu e do Conselho de 16 de abril de 2014, informar que concretizou hoje, juntamente com a sua subsidiária indireta Novabase Consulting SGPS, S.A., (enquanto vendedora), a alienação à CONCLUSION GROUP B.V. (adiante “CONCLUSION”, e uma subsidiária desta enquanto compradora) do seu negócio de IT Staffing através da alienação de todas as ações, detidas pela vendedora, da Novabase Neotalent S.A., correspondentes a 95,003% das ações representativas do capital social desta, a qual detém a totalidade do capital social da sociedade Novabase Neotalent España, S.A.U. (estas duas últimas em conjunto, a “Neotalent"), nos termos do contrato cuja celebração tinha sido noticiada ao mercado no passado dia 12 de outubro de 2023.
A concretização teve lugar após a verificação das condições suspensivas a que se encontrava subordinado este contrato.
O preço pago na presente data pelo comprador foi de 51,1 milhões de euros, que compreende determinados ajustamentos ao preço verificados desde a data de celebração do contrato, estando ainda sujeito a outros ajustamentos nos termos do contrato, podendo a este valor acrescer um valor adicional de até 0,95 milhões de euros (“earn-out”), sujeito, designadamente, ao cumprimento integral do Transitional Services Agreement (“TSA”), celebrado no contexto desta transação e através do qual serão prestados serviços à Neotalent por uma sociedade do grupo Novabase, nos termos e condições previstos no mesmo, a ser pago no termo do TSA, cuja duração máxima poderá atingir os 18 meses.
A Novabase esclarece ainda que, em face do que antecede, continua a não ser possível ainda estimar, com precisão, a mais-valia que a Novabase virá a auferir com a conclusão da transação. Sem prejuízo do referido, com a informação existente na presente data, a Novabase atualiza a estimativa de mais-valia, divulgada a 12 de outubro de 2023, para entre 26 milhões de euros e 33 milhões de euros, desconsiderando o impacto, ainda imprevisível na presente data, das condicionantes positivas e negativas da contrapartida final, bem como do potencial earn-out. A Novabase prestará informação adicional a este respeito, nos termos legais, se e quando circunstâncias relevantes se materializarem e o justificarem. Esta banda de valores acima indicada é, por isso, uma mera estimativa, e não veicula qualquer valor definitivo.
Por último, conforme foi referido no comunicado do passado dia 12 de outubro, esta transação acelera a estratégia de crescimento da Novabase, concentrando todos os seus recursos e energias na expansão internacional do negócio Next-Gen, particularmente nas áreas de Cognitive e Analytics.