Balanço e Principais Desafios da Campanha podem ser vistos na íntegra aqui.
Dados apurados pela Campanha
- Há 82.0001 crianças menores de 6 anos em situação de pobreza e exclusão social, e a meta estabelecida para 2030 na Estratégia Nacional de Combate à Pobreza (ENCP) é de redução para metade da pobreza monetária das crianças e jovens.
- A intensidade da pobreza é particularmente gravosa em cerca de metade das crianças, inseridas em famílias monoparentais ou famílias com 3 ou mais crianças.
- As famílias situadas nos escalões socioeconómicos mais baixos têm maiores dificuldades no que respeita à aquisição de medicamentos, no acesso a médico de família e à deslocação a uma urgência.
- O acesso à consulta pré-concecional e à vigilância da gravidez e respetivos exames necessários, nomeadamente nos primeiros e segundos trimestres (e muito em especial na região de Lisboa e Vale do Tejo)2, não está a ser assegurada de acordo com a lei e os programas de vigilância definidos para o efeito pela Direção Geral de Saúde.
- Apesar do direito à saúde consagrado constitucionalmente não é possível apurar os respetivos níveis de efetiva cobertura. Desconhece-se também a existência de dados sobre adesão a programas de promoção da saúde, prevenção da doença e respetivos impactos.
- A coligação nacional que integra a Campanha já concretizou mais de 150 ações de sensibilização/formação/reflexão/disseminação de conhecimento no período compreendido entre março de 2021 e outubro de 2023, estando em curso importantes dinâmicas colaborativas de que é bom exemplo o Pacto para a Infância lançado pelo ProChild CoLAB3.
Progressos registados desde o início da Campanha
Os parceiros da Campanha
1 Rodrigues, Carlos Farinha (vide apresentação da sessão)
2 Campos, Ana (vide apresentação da sessão)
3 Vide programa da próxima ação já agendada para nov/2023 em https://prochildcolab.pt/i-encontro-internacional-prochild-colab-o-pacto-para-a-infancia/agenda/
Sobre:
A Early Childhood Development Campaign First Years First Priority é coliderada pela Eurochild e pela International Step by Step Association, em parceria com a European Public Health Alliance e com o Roma Education Fund, abrangendo 10 países: Sérvia (Pomoc Deci), Espanha (Plataforma de Infancia), Portugal (Fundação Nossa Senhora do Bom Sucesso), Finlândia (Central Union for Child Welfare), Hungria (Family, Child, Youth Association), Irlanda (Child Rights Alliance), Bulgária (Trust for Social Achievement), Roménia (Step by Step Center for Education and Professional Development), França (Ensemble pour l'Éducation de la Petite Enfance) e Eslováquia (Open Society Foundation). www.firstyearsfirstpriority.eu
A Early Childhood Development Campaign First Years First Priority é coliderada pela Eurochild e pela International Step by Step Association, em parceria com a European Public Health Alliance e com o Roma Education Fund, abrangendo 11 países: Sérvia (Pomoc Deci), Espanha (Plataforma de Infancia), Portugal (Fundação Nossa Senhora do Bom Sucesso), Finlândia (Central Union for Child Welfare), Hungria (Family, Child, Youth Association), Irlanda (Child Rights Alliance), Bulgária (Trust for Social Achievement), Roménia (Step by Step Center for Education and Professional Development), França (Ensemble pour l'Éducation de la Petite Enfance), Eslováquia (Open Society Foundation) e Itália (Centro pela Salute del Bambino).
A Fundação Nossa Senhora do Bom Sucesso – FNSBS é uma instituição focada, desde 1951, na promoção da saúde e na prevenção da doença, com especial incidência na gestação, na saúde da criança e do adolescente, em abordagens preventivas, prosseguindo o bem geral e a aposta estratégica no investimento nos primeiros anos de vida.