Com base num estudo sobre a gestão do capital humano, a Schroders acaba de lançar uma nova framework que permite avaliar a criação de valor deste nos processos de investimento. O estudo inclui um conjunto simples de métricas contabilísticas quantitativas que podem ser utilizadas, juntamente com técnicas qualitativas, para permitir aos investidores aperfeiçoar a sua compreensão da contribuição da gestão do capital humano para os rendimentos e a produtividade de uma empresa.
Criada com o apoio académico da Oxford Rethinking Performance Initiative da Saïd Business School, da Universidade de Oxford, e do California Public Employees' Retirement System (CalPERS), a análise confirma que o capital humano é um claro impulsionador da produtividade e da rentabilidade das empresas e que as empresas com frameworks de gestão duradouros criam valor e retornos mais fortes para os investidores. Angus Bauer, Head of Sustainable Research, Schroders, refere:
"Este estudo diz-nos que os investidores não podem ignorar a gestão do capital humano na avaliação das empresas em que investem. À medida que nos aproximamos de uma volatilidade económica contínua, a nossa análise mostra que as empresas com uma forte gestão do capital humano são provavelmente mais capazes de prosperar eficazmente no futuro. Mesmo com a evolução da integração da inteligência artificial em todos os sectores, a relevância das pessoas como geradores de criação de valor, continuará a ser elevada."
Nicholette MacDonald Brown, Head of European Blend, Schroders, tem vindo a incorporar esta análise no seu processo de investimento. Segundo ela:
"Ao contrário dos fatores ambientais, que têm valores transparentes, o capital humano tem sido tradicionalmente difícil de quantificar, especialmente quando se olha para a parte inferior da capitalização bolsista, onde os dados são extremamente opacos. Esta framework permite que os gestores ativos, como nós, obtenham mais informações sobre as empresas do nosso universo de investimento. Podemos identificar aquelas que são líderes e mais atrasadas na gestão do capital humano para tomar decisões informadas de afetação e envolvimento".
As principais conclusões do estudo identificam que:
- É possível definir e medir os resultados de uma boa gestão do capital humano e as razões estruturais e cíclicas para nos concentrarmos neste aspeto, atualmente.
- Os retornos do capital humano estão positivamente correlacionados com os retornos excedentários a prazo (os que excedem um índice ou uma referência relevante) ao longo de vários horizontes temporais e na maioria dos sectores, mesmo depois de se controlar o retorno do capital utilizado e de se ajustar uma série de fatores.
- A gestão do capital humano tem múltiplas formas de afetar os resultados.
- Dito isto, há um risco associado à concentração excessiva numa medida objetiva do capital humano. A análise do capital humano deve combinar uma avaliação qualitativa e quantitativa. Com KPIs para identificar uma boa gestão do capital humano, podemos considerar os fatores de mudança e mostrar como otimizar a produtividade do capital humano.
Mais informações sobre o estudo e as suas conclusões aqui.