Embora a taxa de juro oficial do Reino Unido possa ter atingido os 5%, manter-se fiel às ações do Reino Unido a longo prazo dar-lhe-á mais hipóteses de vencer a inflação.
Graham Ashby, Fund Manager, UK All Cap, Schroders
Com as taxas de poupança a subirem rapidamente, sabemos que existem muitas conversas sobre investimentos a longo prazo versus depósitos em dinheiro (veja com o dinheiro a render 5%, porquê arriscar dinheiro no mercado de ações?). Na qualidade de gestor de fundos que investe em ações do Reino Unido, podem contar comigo para continuar a defendê-las.
As circunstâncias de cada aforrador são diferentes, sendo que, em alguns casos, podem ter excelentes razões para manter dinheiro. Mas vale a pena reiterar que, só porque o Banco de Inglaterra aumentou a taxa de juro para 5% no mês passado, não significa que o dinheiro em numerário lhe dará a melhor hipótese de acompanhar o ritmo da inflação e preservar o seu poder de compra.
Estas são algumas das reflexões que me ocorrem quando observo a procura elevadíssima de produtos "a dinheiro" - incluindo um clamor atual por ISAs a dinheiro ou mesmo "fundos do mercado monetário". Estes últimos investem em produtos com propriedades semelhantes às do numerário e em certas obrigações, incluindo as "gilts" do Reino Unido, em relação às quais é difícil imaginar que o Governo britânico renegue os cupões.
Quando uma filosofia de investimento "aborrecida" se torna interessante
O quadro seguinte foi retirado da última atualização anual do estudo "123-year Equity Gilt". Quando o relatório chegou à minha caixa de correio eletrónico, lembrei-me oportunamente do poder das ações do Reino Unido para superarem o desempenho do dinheiro do Reino Unido a longo prazo e terem mais hipóteses de vencer a inflação.
O estudo é uma comparação entre as ações do Reino Unido, ou títulos de capital, e o dinheiro e as obrigações do Reino Unido. Outros estudos tiram conclusões semelhantes para outros territórios.
Para mim, a estatística de destaque do relatório de 2023 é a probabilidade de 91% das ações do Reino Unido terem um desempenho superior ao do dinheiro em qualquer período de 10 anos nos últimos 123 anos. Entretanto, ao longo de dois, três, quatro e cinco anos, a probabilidade equivalente foi de 70% ou superior (e mais de 60% em relação aos gilts para todos os períodos de tempo consecutivos ou "rolantes" acima mencionados).
Estes dados são muito interessantes e apoiam uma filosofia de investimento "aborrecida".
Estando concentrados em ações do Reino Unido que oferecem a perspetiva de um fluxo fiável e crescente de dividendos, pensamos, frequentemente, em termos de décadas, em vez de anos.
É o que pode ser visto como uma filosofia de investimento aborrecida - em comparação com alguns investidores que estão mais concentrados em empresas com um crescimento mais rápido das receitas, em vez da rentabilidade e fluxos de caixa, a partir dos quais os dividendos, em última análise, são pagos.
É uma filosofia, no entanto, em que também vale a pena pensar de forma probabilística e analisar os dados ao longo de períodos muito longos e variáveis. Daí a ideia de períodos contínuos, abrangendo toda a variedade de ambientes de investimento passados, em vez de apenas os "últimos" 10 ou 20 anos.
Estas últimas podem fornecer estatísticas atraentes, mas podem ser enganadoras se estiver a entrar num regime de investimento totalmente novo.
Olhar para o mundo de uma forma "probabilística"
Olhar para o mundo dos investimentos desta forma também sugere que o equilíbrio das probabilidades apoia a ideia de que as ações do Reino Unido lhe dão mais hipóteses de vencer a inflação a longo prazo do que o dinheiro.
Assim, é mais provável que ajudem o seu poder de compra a manter-se ao longo do tempo (embora as ações sejam mais voláteis, pelo que os investidores que optam pelos mercados de ações em vez de dinheiro têm de estar preparados para uma viagem atribulada).
A mensagem é simples: mantenha-se fiel às ações do Reino Unido a longo prazo e terá mais hipóteses de vencer a inflação, tendo em conta o equilíbrio das probabilidades.