O segundo de 7 encontros dedicados a identificar medidas inspiradoras que conduzam à construção e gestão de uma boa reputação corporativa.
- Investir na experiência do colaborador melhora os resultados financeiros da empresa: o bem-estar, a flexibilidade das condições de trabalho e a construção de um ambiente seguro e saudável vão estar na agenda em 2022.
- Investir no Upskilling e Reskilling pode mitigar os desafios da digitalização e reconfiguração de alguns setores de atividade.
- Medir e comunicar o impacto das iniciativas implementadas torna as estratégias de RH tangíveis e efetivas.
- Melhorar a experiência do colaborador com uma visão holística do bem-estar: físico, emocional, financeiro, social e profissional. Alguns exemplos concretos passam pela segurança (física e psicológica), igualdade no acesso a oportunidades, remuneração justa, promoção da diversidade e inclusão - medidas que são frequentemente citadas, mas que nem sempre correspondem à realidade da operação. Não menos importante é a dimensão técnica desta experiência, já que a rápida evolução dos padrões de consumo e dos meios de produção vieram reforçar a necessidade de capacitação das equipas. Neste novo paradigma, conceitos como upskilling e reskilling são fundamentais para responder à digitalização e à reconfiguração de alguns setores de atividade. Nesta medida, a resiliência é um atributo essencial para responder a crises como a que ainda atravessamos, mas a ambição de voltar ao ponto de partida é curta e contrariada, mais uma vez, pelos factos: um estudo conduzido pela AON revela que 4% de incremento na performance de bem-estar é responsável por mais 1% de lucro e por uma redução de 1% no turnover. Existe, por isso, uma relação direta e tangível entre o investimento nas pessoas e os resultados financeiros da empresa, um círculo virtuoso que lança pistas importantes sobre o futuro do trabalho.
- Incorporar as boas práticas na cultura da organização e aplicá-las de acordo com as necessidades do negócio. Esta correlação entre os valores da organização e a sua gestão de pessoas é fundamental, já que a evolução destas políticas exige, não raras vezes, um esforço de adaptação conjunto e a convicção de que a mudança trará benefícios a toda a empresa. Exemplo disso são, por exemplo, os códigos de conduta e whistleblowing, assentes em princípios como a transparência e lealdade. Do mesmo modo, medidas relacionadas com recrutamento inclusivo, diversidade ou adoção de novos modelos de trabalho serão tão mais efetivas quanto mais presentes estiverem no ADN da empresa. Embora não existam soluções universais, parece consensual a necessidade de conhecer as equipas e procurar o equilíbrio entre as necessidades do negócio e as expectativas dos colaboradores, na certeza de que só passando da teoria à prática se podem atingir resultados efetivos.
- Promover uma comunicação transparente e eficaz, que permita consolidar as relações entre colaboradores e envolvê-los na construção de um ambiente de trabalho seguro e saudável. Esta relação de confiança constrói-se, sem surpresas, com base na transparência: tão importante como comunicar as medidas implementadas, é auditar os resultados e clarificar o seu impacto a curto, médio e longo prazo. É o respeito por estes princípios que converte os colaboradores em embaixadores, permitindo que influenciem positivamente outros stakeholders - um movimento decisivo na construção de uma boa reputação corporativa e na resposta a um dos muitos desafios deixados pela pandemia: a atração e retenção de talento.
Corporate Code for Reputation Excellence
- António Saraiva, Presidente da CIP - Confederação Empresarial de Portugal
- Cristina Campos, Country President Novartis Portugal
- Isabel Vaz, CEO da Luz Saúde
- Margarida Couto, Presidente do Grace
- Nuno Fernandes Thomaz, Administrador da SOGEPOC SGPS
- Pedro Castro e Almeida, CEO Santander Portugal
- Pedro Penalva, CEO da Aon Ibéria, Africa e Israel
- Pedro Santa Clara, Professor Nova School of Business and Economics
- Raúl Galamba de Oliveira, Chairman dos CTT e Diretor Emeritus McKinsey & Company
- Tomás Pinto Gonçalves, Gestor
- Vera Pinto Pereira, CEO da EDP Comercial
Sobre o Rep.Circle – The Reputation Platform
O Rep.Circle – The Reputation Platform é um centro de conhecimento criado e promovido pela Lift Consulting, inteiramente dedicado à discussão, promoção e divulgação do melhor conhecimento sobre reputação corporativa.
Como consultora de comunicação que atua nas áreas da gestão de reputação e consultoria em comunicação, a Lift Consulting representa em Portugal a The RepTrak Company, consultora líder mundial em matéria de reputação.
Sobre a Lift Consulting
A Lift Consulting é uma consultora estratégica especializada na gestão da reputação e em relações públicas. Com 25 anos de experiência no mercado português, a empresa oferece um variado conjunto de serviços de comunicação, tais como gestão de crise, consultoria de comunicação digital, consumer marketing, public affairs e employee communications. Está integrada no maior grupo de comunicação de capital português, o Lift World, e já foi nomeada várias vezes como a Consultora do Ano por diferentes publicações. Destaque também para a eleição como Consultora Ibérica do Ano, em 2015, pelo Holmes Report, prémio para o qual foi novamente nomeada em 2016 e 2017.