O primeiro de 7 encontros dedicados a identificar medidas inspiradoras que conduzam à construção e gestão de uma boa reputação corporativa.
- O que é, afinal, a sustentabilidade? Estarão as empresas portuguesas a tomar decisões com base em conceitos enviesados?
- Integrar, medir e rentabilizar são palavras-chave para a adopção de medidas ESG alinhadas com o negócio.
- Tornar a sustentabilidade sustentável: lucros obtidos de forma menos responsável comprometem a prosperidade a longo prazo.
- Implementar medidas com vista a uma operação mais sustentável deve começar por uma forte aposta na literacia, de modo que todos os conceitos sejam clarificados e se possa desenhar uma estratégia exequível. Saber, por exemplo, que sustentabilidade não é sinónimo de ambiente e que estas medidas não podem ser independentes do negócio são passos essenciais a uma visão esclarecida e orientada aos resultados. Nesta fase de diagnóstico, importa também conhecer o nível de maturidade de cada organização e as suas metas concretas no que se refere aos critérios ESG, sendo certo que este caminho deve ser trilhado em articulação com o próprio negócio.
- Integrar, medir e rentabilizar são 3 verbos essenciais quando se fala de sustentabilidade nas organizações. Tornar a sustentabilidade sustentável responde a dois desafios basilares: por um lado, garantir que existem ganhos de curto prazo, com impacto direto negócio; por outro, acautelar que a estratégia contempla medidas de médio e longo prazo, com vista a monitorizar e ajustar este percurso. Este é um debate necessariamente financeiro, já que a própria definição de prosperidade evoluiu: se o lucro de curto prazo for obtido de uma forma que comprometa o futuro, a empresa não conseguirá manter-se em atividade. Do mesmo modo, se a organização não conseguir fazer prova da sua utilidade, estará condenada ao descrédito por parte dos diferentes stakeholders.
- Comunicar sustentabilidade é tão desafiante quando decisivo para as organizações, já que influencia de forma significativa a perceção dos diferentes stakeholders. Numa perspetiva de comunicação interna, importa garantir que a organização incorpora os princípios ESG como parte da cultura e não como um requisito isolado e pontual. Fora de portas, o desafio é contornar o raciocínio perverso que se construiu à volta de conceitos como green ou social washing: as empresas parecem inibir-se de comunicar as suas iniciativas – autênticas - por recearem a associação a este tipo de manipulações. Um receio que urge contrariar, sob pena de desperdiçar um retorno reputacional significativo. Em resposta à regulação, os desafios de comunicação - cada vez mais exigentes - são igualmente uma oportunidade para estandardizar métricas e objetivos. Medir e auditar indicadores mais objetivos será, seguramente, um desafio operacional, mas é também um meio para alcançar uma visão holística da sustentabilidade.
Corporate Code for Reputation Excellence
- António Saraiva, Presidente da CIP - Confederação Empresarial de Portugal
- Cristina Campos, Country President Novartis Portugal
- Isabel Vaz, CEO da Luz Saúde
- Margarida Couto, Presidente do Grace
- Nuno Fernandes Thomaz, Administrador da SOGEPOC SGPS
- Pedro Castro e Almeida, CEO Santander Portugal
- Pedro Penalva, CEO da Aon Ibéria, Africa e Israel
- Pedro Santa Clara, Professor Nova School of Business and Economics
- Raúl Galamba de Oliveira, Chairman dos CTT e Diretor Emeritus McKinsey & Company
- Tomás Pinto Gonçalves, Gestor
- Vera Pinto Pereira, CEO da EDP Comercial
Sobre o Rep.Circle – The Reputation Platform
O Rep.Circle – The Reputation Platform é um centro de conhecimento criado e promovido pela Lift Consulting, inteiramente dedicado à discussão, promoção e divulgação do melhor conhecimento sobre reputação corporativa.
Como consultora de comunicação que atua nas áreas da gestão de reputação e consultoria em comunicação, a Lift Consulting representa em Portugal a The RepTrak Company, consultora líder mundial em matéria de reputação.
Sobre a Lift Consulting
A Lift Consulting é uma consultora estratégica especializada na gestão da reputação e em relações públicas. Com 25 anos de experiência no mercado português, a empresa oferece um variado conjunto de serviços de comunicação, tais como gestão de crise, consultoria de comunicação digital, consumer marketing, public affairs e employee communications. Está integrada no maior grupo de comunicação de capital português, o Lift World, e já foi nomeada várias vezes como a Consultora do Ano por diferentes publicações. Destaque também para a eleição como Consultora Ibérica do Ano, em 2015, pelo Holmes Report, prémio para o qual foi novamente nomeada em 2016 e 2017.