· Novos escritórios da UNICRE objetivam uma cultura de partilha, de transparência e de envolvimento entre colaboradores, e destacam-se pelas suas áreas colaborativas e “boxes” para trabalho individual e/ou de concentração, bem como pela arquitetura sustentável;
· Atual política de trabalho flexível da empresa prevê a adoção de três modelos diferentes, nomeadamente o trabalho remoto, de horário customizado e de orientação a objetivos.
Lisboa, 6 de dezembro de 2021 – A UNICRE, instituição financeira especialista na gestão e disponibilização de serviços de crédito e pagamentos, acaba de anunciar a inauguração do seu novo edifício-sede. Localizados no Green Park, em Lisboa, os novos escritórios com cerca de 2.500 metros quadrados têm com propósito disponibilizar aos colaboradores da empresa um espaço pensado para as suas necessidades e bem-estar, e para responder aos desafios do trabalho pós-pandemia.
Após a alienação da antiga sede de 11 pisos na Avenida António Augusto Aguiar, também em Lisboa, a UNICRE decidiu desenvolver um espaço de piso único que permitisse promover uma cultura de trabalho de partilha, de transparência e de envolvimento entre colaboradores. Desta forma, os trabalhadores da UNICRE poderão usufruir de 4 áreas colaborativas, sem lugares fixos, onde é possível trabalhar em equipa. Para o fazer, cada colaborador poderá aceder a uma plataforma que lhe permite reservar lugares de trabalho e estacionamento durante um dia inteiro, ou apenas no período da manhã ou da tarde.
Ao mesmo tempo, a empresa implementou o conceito de “boxes”, que consistem em espaços preparados para permitir o isolamento de som e dedicados ao trabalho individual e/ou de concentração. O novo escritório da UNICRE oferece ainda espaços como uma sala de conferências aberta direcionada para eventos corporativos e iniciativas de team-building, uma ampla cafetaria, uma loja de atendimento ao público, um gabinete médico e diversas salas de reuniões.
Sobre esta mudança, João Baptista Leite, Presidente da UNICRE, refere: “Acredito que o maior desafio de todo este processo tenha sido conceber um espaço que, mais do que responder ao novo contexto de trabalho, conseguisse acrescentar valor à conceção que os nossos colaboradores já tinham do nosso escritório. A pandemia veio demonstrar as potencialidades do teletrabalho, contudo, foi para nós crucial conseguir voltar a demonstrar às nossas pessoas o potencial do trabalho presencial e como um espaço de trabalho mais colaborativo e focado no seu bem-estar pode promover uma maior motivação e, por sua vez, uma maior produtividade e retenção do nosso talento.”
A par destas comodidades, a nova sede da UNICRE destaca-se igualmente pela sua arquitetura, concebida para respeitar o compromisso de sustentabilidade da empresa. Estes pormenores são visíveis, desde logo, na utilização de materiais de construção reciclados – nomeadamente a utilização de painéis de madeira (OSB) nos armários, cacifos, auditório e nichos de impressoras, e de pavimento de cortiça à prova de água (Hydracork). A aposta na sustentabilidade sai também reforçada com as novas medidas adotadas para garantir um consumo mais eficiente de energia, como é o caso da instalação de uma película redutora de calor nos vidros das fachadas, o investimento numa iluminação 100% LED, com economizadores de fluxo, e até na redução das máquinas de impressão. Adicionalmente, toda a energia consumida nas novas instalações é 100% verde, sendo produzida através de fontes naturais e renováveis, não emitindo gases nocivos para o ambiente.
A aquisição do novo espaço, bem como todo o projeto de arquitetura e fit&out foi gerida pela Worx Real Estate Consultants, uma das principais consultoras imobiliárias em Portugal.
Pós-pandemia reforça política de trabalho flexível na UNICRE
Juntamente à inauguração do novo escritório, a UNICRE decidiu atualizar a política de trabalho flexível, que já vinha a ser implementada antes da escalada da pandemia de Covid-19, com o principal objetivo de evoluir para uma cultura de trabalho mais ágil, mais digital e mais produtiva.
Neste âmbito, a empresa tem em vigor três modelos de trabalho distintos: o trabalho remoto, que possibilita ao colaborador trabalhar remotamente num local por si a definir, com o adequado equilíbrio entre o teletrabalho e o trabalho presencial; o trabalho com horário customizado, em que o colaborador pode escolher, dentro dos limites definidos – das 7 às 22 horas – as horas de início e termo do período normal de trabalho diário; e o trabalho com orientação a objetivos, no qual o trabalho desempenhado pelo colaborador passa a ser medido face ao cumprimento de objetivos, e não pelas horas trabalhadas ou de presença no escritório – sendo este um modelo adequado para funções comerciais ou outras cujos resultados sejam medidos por KPI’s e métricas SMART (Specific, Measurable, Achievable, Realistic and Timely).
Na visão de João Baptista Leite, “o trabalho do futuro está a colocar em evidência aquela que era a filosofia da UNICRE há muito tempo, e que passa por colocar o colaborador no centro da decisão, neste caso, possibilitando a cada um a gestão do seu tempo de trabalho, como forma de alcançar um maior nível de produtividade individual e um melhor equilíbrio entre a vida profissional e pessoal”.
Sobre a UNICRE:
A UNICRE é uma instituição portuguesa que atua no setor financeiro, especialista na gestão, emissão e disponibilização de soluções de pagamento, cartões de pagamento e crédito ao consumo. Com uma experiência de 46 anos, detém a marca UNIBANCO, responsável pela emissão de cartões de crédito, cartões pré-pagos, cartões refeição, crédito pessoal e crédito consolidado, e a marca REDUNIQ, que disponibiliza soluções de aceitação de pagamentos para loja física ou comércio online.