Sobre o Nutri-Score
O Nutri-Score está a ser implementado por várias empresas, sendo considerado como o mais eficiente na informação rápida ao consumidor sobre as características e os benefícios de um determinado produto.
O Nutri-Score foi desenvolvido por um painel de especialistas independentes para avaliar a qualidade nutricional dos alimentos com base em 100ml ou 100g, permitindo comparar produtos dentro de uma mesma categoria. Baseia-se nos valores nutricionais do produto em questão e tem em consideração os nutrientes e/ou ingredientes que devemos controlar na nossa alimentação, como a gordura saturada, o açúcar e o sal; bem como os nutrientes a promover, como a fibra e a proteína, mas também a percentagem de fruta, legumes e oleaginosas presentes no produto alimentar. O resultado final reflete a relação entre estes elementos.
Este sistema já é apoiado por 419 cientistas europeus individuais e 30 associações de especialistas, representando centenas de cientistas e de profissionais de saúde das áreas da nutrição, saúde pública, medicina preventiva, obesidade, endocrinologia, oncologia, cardiologia, pediatria e marketing social, em representação de 31 países europeus.
Em Portugal existem 5,9 milhões de pessoas com excesso de peso e o número de diabéticos ascende a 1 milhão. Tanto a obesidade, como a diabetes, são doenças crónicas associadas a uma alimentação inadequada. A rotulagem nutricional foi identificada pelos governos nacionais, e por especialistas internacionais em saúde, como uma das principais ferramentas políticas que podem ser usadas para apoiar os consumidores a, mais facilmente, fazer escolhas alimentares saudáveis e informadas.