- Segundo os dados do REDUNIQ Insights, o mês de novembro ficou marcado por uma nova fase de quebra do número de transações e de faturação despoletada pelo regresso do país ao Estado de Emergência.
- Durante o período pré-Natal, os setores da Moda, Restauração, Gasolineiras e Perfumarias foram os que mais sentiram a redução da procura dos consumidores, ao contrário do Retalho Alimentar Tradicional e da Saúde que aumentaram a sua faturação.
- Apesar do aumento transacional sentido a 27 de novembro, a Black Friday registou valores de faturação 16% abaixo do igual período em 2019.
- Já o contactless continuou a crescer, representando em novembro 35% do total de faturação dos negócios em Portugal.
O agravamento dos resultados transacionais em diversas categorias do sistema retalhista representa um verdadeiro contraciclo com o que seria a natural tendência de consumo observada a pouco mais de um mês do Natal, período que se esperava, inicialmente, poder contribuir para a recuperação das brutais perdas acumuladas a partir do primeiro Estado de Emergência.
Tiago Oom, Diretor da REDUNIQ
As quebras sentidas pelos diversos setores são o efeito claro que as medidas de combate à pandemia têm nos hábitos de consumo dos portugueses. Se, por um lado, temos uma diminuição da afluência aos centros comerciais – influenciando assim os resultados das categorias de Moda e Perfumaria – temos, por outro lado, as medidas de proibição de circulação entre concelhos – que afetam a circulação de veículos e, por sua vez, a atividade das gasolineiras – bem como o recolher obrigatório nos fins de semana a partir das 13 horas – o que dificulta à restauração faturar no período da semana mais importante para o seu negócio. A par deste impacto, e graças às novas restrições, é particularmente interessante observar o desaparecer dos sábados como normais picos semanais de consumo. Neste novo contexto, as sextas-feiras assumiram-se como os novos dias de maior consumo, tendo estas até alguma capacidade de compensar perdas por limitação de acesso aos fins de semana.
Tiago Oom, Diretor da REDUNIQ
Apesar das medidas de recolhimento a partir das 13 horas em vários concelhos no decorrer dos dois fins de semana seguidos de tolerância de ponto e feriados, a verdade é que assistimos a uma importante retoma da dinâmica de recuperação, no que acreditamos ser a entrada em modo Natal, aliada ao anúncio do alívio das restrições a impor pelo Governo durante a semana de Natal”. Ainda assim, acrescenta, “será necessário avaliar a evolução da atividade transacional até ao final do ano, de forma a conseguir validar se o Natal será efetivamente potenciador da recuperação das perdas acumuladas nos diversos setores.
Tiago Oom, Diretor da REDUNIQ
Sobre a UNICRE:
A UNICRE é uma instituição portuguesa que atua no setor financeiro, especialista na gestão, emissão e disponibilização de soluções de pagamento, cartões de pagamento e crédito ao consumo. Com uma experiência de 45 anos, detém a marca UNIBANCO, responsável pela emissão de cartões de crédito, cartões pré-pagos, cartões refeição, crédito pessoal e crédito consolidado, e a marca REDUNIQ, que disponibiliza soluções de aceitação de pagamentos para loja física ou comércio online.