1.º lugar conquistado pela escalabitana livraria infantil “Aqui Há Gato”, que promove o livro infantil através da arte, do teatro e das sessões de histórias.
Os leitores portugueses aderiram pelo 8.º ano consecutivo ao desafio lançado anualmente pela APEL e elegeram a sua ‘Livraria Preferida’. Este ano, à semelhança dos anteriores, as votações foram feitas online, estiveram abertas durante 7 semanas, e contaram com cerca de 7 mil participações, registando um aumento de quase 50%, em relação à edição anterior.
A Aqui Há Gato, em Santarém, conquistou o 1.º Prémio com 2322 votos, assim como a melhor livraria ao nível de Conveniência de Serviços.
A merecer também a distinção dos portugueses esteve a Arquivo em Leiria, que alcançou o 2.º lugar, seguindo-se a lisboeta LeYa na Buchholz, a Traga-Mundos, em Vila Real, e a alfacinha Ler, em Campo de Ourique, que conquistaram o 3.º, 4.º e 5.º lugar, respetivamente.
Noutras categorias, o Prémio Melhor Catálogo foi para a livraria Baobá, em Lisboa, e o Prémio Melhor Ambiente é atribuído à Arquivo, em Leiria. A siniense A das Artes mantém, à semelhança do ano passado, o Prémio Melhor Atendimento.
Recorde-se que a “Livraria Preferida” é uma ação lançada pela APEL em 2013 e que tem como objetivo salientar o papel importante que as livrarias e os livreiros têm no acesso ao livro e na criação de hábitos de leitura.