Júlio César elogia Jesus e Mourinho, recorda “período maravilhoso” no Benfica e fala sobre vida de empresário
Júlio César não poupou elogios a José Mourinho, seu técnico nas épocas 2008-09 e 2009-10 no Inter: “Ele chegou com o objetivo de ganhar a Champions e na segunda temporada conseguiu-o. O melhor que Mourinho tinha era a confiança que passava para a equipa. Cada jogador, após as palestras dele, sentia-se o melhor do mundo. Para vencer a Champions em 2010, nós vencemos o Chelsea, que seria campeão inglês, o CSKA, que seria campeão russo, o Barcelona, a equipa a bater na altura, e o Bayern, que se tivesse ganho a final teria conseguido o triplete. Naquele Inter, todos nos despimos de vaidade e remámos na mesma direção”, revelou.
Após o êxito em Itália e uma passagem pelo Queens Park Rangers e o Toronto FC, Júlio César assinou pelo Benfica e não esconde a sua gratidão para com o clube lisboeta. “Depois da derrota no Mundial’2014 contra a Alemanha passei por um momento difícil a nível emocional. Ponderei retirar-me e cheguei a dizer a um amigo que só continuaria a jogar se fosse para ser no Benfica, pois o ‘namoro’ com o Benfica já era antigo. O presidente Luís Filipe Vieira disse para eu apanhar um avião para negociarmos e demorámos menos de uma hora a chegar a um acordo. E só lhe posso agradecer, porque jogar no Benfica foi incrível. É um clube com umas infraestruturas ao nível do melhor que há na Europa. O Estádio da Luz é a coisa mais linda que há e as condições no Seixal são fantásticas. No Benfica, um jogador só tem de se preocupar em jogar futebol. Só tenho de agradecer ao presidente e aos maravilhosos adeptos tudo o que vivi num clube em que ganhei oito títulos”.
No seu primeiro ano no Benfica, Júlio César foi orientado por Jorge Jesus e deixa, também, palavras muito elogiosas para com o atual técnico do Flamengo, emblema no qual o antigo guardião se deu a conhecer para o mundo do futebol: “Eu não conhecia pessoalmente Jorge Jesus antes de trabalhar com ele, ainda que o David Luiz me dissesse que ele era um fenómeno, o melhor treinador com quem tinha trabalhado. E, quando trabalhei com Jesus, descobri um treinador exigente, apaixonado, muito bom taticamente. Com ele fiz a minha melhor época em Portugal. E agora estou muito contente por ele estar no clube do qual eu sou adepto. A chegada dele ao Flamengo revolucionou o futebol brasileiro e contribuiu para aproximar, ainda mais, Portugal e o Brasil”, opinou.
Após retirar-se da carreira de profissional de futebol, Júlio César decidiu viver com a família em Lisboa – “um ponto importante foi a hipótese de adquirir passaporte europeu, mas também porque Lisboa é incrível, muito semelhante ao Rio de Janeiro, com gente amável e uma comida maravilhosa”, revelou - e abraçar a carreira de empresário, não escondendo a intenção de aconselhar os mais jovens jogadores nas suas escolhas: “Tento, através da minha experiência como jogador, trazer transparência, honestidade, e ajudar os que vêm de um meio mais humilde. Ajudá-los como uma assessoria a 360 graus, para que o atleta, quando acabe a carreira, possa ter uma vida tranquila. Eu quero ajudar os jogadores a manterem bons patamares de vida quando acabam a carreira. Há muitos empresários que não são transparentes, pensam primeiro em si e depois no atleta. A palavra representação mostra que nós representamos o atleta, logo temos o dever de ser transparentes com eles”, garantiu Júlio César.
Finalmente, Júlio César definiu, de maneira breve, vários craques com os quais jogou:
Kaká: “Jogador de equipa”;
Robinho: “Talento”;
Ronaldinho: “Extraterrestre”;
Neymar: “Diferenciado”;
Romário: “Matador”;
Jonas: “Craque. O que fez no Benfica foi extraordinário. É, com todo o mérito, um ídolo do clube”;
Adriano: “Força com talento”;
Ronaldo Nazário: “Fenómeno”;
Zlatan Ibrahimovic: “Um grande personagem”.
FIM
A ELEVEN SPORTS alargou a oferta de mensalidade dos seus canais desportivos e do serviço de streaming até ao final do mês de Maio. Esta oferta é válida para todos os atuais e novos clientes que adiram agora e que vão, assim, poder usufruir dos melhores conteúdos de programação do canal desportivo premium, gratuitamente até ao dia 31 de Maio.
Mais informações em elevensports.pt
Nota aos Editores
Sobre a ELEVEN SPORTS:
Sobre a ELEVEN SPORTS:A ELEVEN SPORTS é um distribuidor premiado de conteúdos desportivos, que apresenta as melhores competições nacionais e internacionais e os melhores programas de entretenimento, totalmente dedicados aos fãs de todo o mundo. A crescer globalmente, com um conhecimento profundo sobre os fãs em cada país, a ELEVEN SPORTS está a desafiar a forma como o desporto em direto é apresentado.
A ELEVEN SPORTS oferece por ano milhares de horas de conteúdos desportivos Premium EM DIRETO a milhões de subscritores em todo o mundo, em Portugal, na Bélgica, Itália, Luxemburgo, Polónia, Japão, Mianmar e Taiwan.
A ELEVEN SPORTS detém os direitos de transmissão de algumas das mais conceituadas ligas desportivas mundiais como a UEFA Champions League, LaLiga, Bundesliga, Ligue1, Jupiler Pro League, English Football League Championship, Scottish Premiership, F1, F2, F3, Porsche SuperCup, NFL, ATP250, Liga Endesa, e muito mais.
A abordagem da ELEVEN garante que os fãs estão sempre envolvidos, on-air, online e nas redes sociais. A plataforma OTT da ELEVEN está no centro da sua estratégia a longo prazo, oferecendo aos fãs uma experiência flexível através de todos os seus dispositivos. A ELEVEN SPORTS oferece cobertura de desportos Premium em direto, em idiomas locais, complementada com notícias, análises abrangentes junto ao relvado e em estúdio, conteúdos digitais e programação local. Os serviços da ELEVEN SPORTS estão disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana, em multi-ecrã, Full HD ou 4K e são produzidos localmente de acordo com os mais altos padrões internacionais.
Website: www.elevensports.pt
Siga-nos no Facebook: ElevenSportsPortugal
Siga-nos no Twitter: @ ElevenSports_PT
Siga-nos no Instagram: @ elevensportspt
Siga-nos no LinkedIn: Eleven Sports HQ
Podcasts: Apple Podcasts, Castbox, Google Podcasts, SoundCloud, Spotify