- Crescimento orgânico de 3,5%, com crescimento interno real (RIG) de 2,9% e um pricing de 0,6%. O crescimento foi sustentado por uma forte dinâmica nos Estados Unidos e em Purina PetCare, em todo o mundo.
- As vendas totais reportadas aumentaram em 1,2%, para CHF 92,6 mil milhões (2018: CHF 91,4 mil milhões). As aquisições líquidas tiveram um impacto negativo de 0,8% e a variação das taxas de cambio reduziu as vendas em 1,5%.
- Um ano antes do plano de médio prazo da Nestlé, a empresa atingiu sua meta de rentabilidade para 2020. A margem do lucro operacional subjacente (UTOP) aumentou 60 pontos-base, para 17,6%. A margem de lucro operacional comercial (TOP) caiu 30 pontos base para 14,8% devido a custos de reestruturação e despesas relacionadas.
- O lucro por ação subjacente aumentou 11,1% a cambio constante e 9,8% numa base reportada para CHF 4,41. O lucro por ação aumentou 28,0% para CHF 4.30 numa base reportada.
- O fluxo de caixa livre aumentou 10,9%, para CHF 11,9 mil milhões.
- O Conselho de Administração propõe um aumento de dividendos de 25 cêntimos para CHF 2,70 por ação, assinalando 25 anos consecutivos de crescimento de dividendos. No total, CHF 16,9 mil milhões foram devolvidos aos acionistas em 2019 através de uma combinação de dividendos e de recompras de ações. No final de 2019, a Nestlé concluiu o programa de recompra de ações de CHF 20 mil milhões, iniciado em julho de 2017. Em janeiro 2020, a Nestlé iniciou um novo programa de recompra de ações de até CHF 20 mil milhões.
- A Nestlé alienou a Nestlé Skin Health em 2019 e anunciou a venda do seu negócio de gelados nos EUA por USD 4 mil milhões à Froneri (transação encerrada em 31 de janeiro de 2020). A Nestlé concordou também em vender uma participação de 60% do seu negócio de charcutaria Herta (frios e produtos à base de carne) à Casa Tarradellas. A rotatividade do portefólio nos últimos três anos representa 12% do total de vendas de 2017.
- As projeções para 2020: aumento contínuo do crescimento das vendas orgânicas, com perspetiva de uma aceleração adicional em 2021/2022 na direção de um crescimento sustentável médio de um dígito. Margem de lucro operacional subjacente à negociação com melhoria contínua. Lucro por ação subjacente a câmbios constantes e é esperado um aumento da eficiência de capital. É muito cedo para quantificar o impacto financeiro do surto de coronavírus neste momento.
Vendas do grupo
O nosso negócio como força para o bem: moldando a nova economia do plástico
Criando um mercado para plásticos reciclados de qualidade alimentar
Impulsionando a inovação de embalagens
Outlook
Sobre a Nestlé
A Nestlé é a maior companhia mundial de alimentação e bebidas. Está presente em 189 países em todo o mundo e os seus 323.000 Colaboradores estão comprometidos com o seu propósito de “Melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável”. A Nestlé oferece um vasto portefólio de produtos e serviços para as pessoas e para os seus animais de companhia ao longo das suas vidas. As suas mais de 2000 marcas variam de ícones globais como Nescafé ou Nespresso, até marcas locais amplamente reconhecidas como CERELAC, NESTUM e SICAL. A performance da Companhia é orientada pela sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-estar. A Nestlé está sediada na vila suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos.
Em Portugal, a Nestlé está presente desde 1923 e tem atualmente 2066 Colaboradores, tendo gerado em 2018 um volume de negócios de 500 milhões de euros. Conta atualmente com duas fábricas (Porto e Avanca), um centro de distribuição (Avanca) e cinco delegações comerciais espalhadas pelo Continente e pelas ilhas.