- O Wine & Music Valley está certificado como Ecoevento pela Resinorte numa parceria com o Município de Lamego, pela implementação de diferentes medidas ambientais que promovem a sustentabilidade
- Desde a primeira edição o Wine & Music Valley propõe-se a ser não só um festival de boa música, gastronomia e vinho, assim como um evento com preocupações ambientais, sociais e económicas, medidas levadas a cabo pela Better World, desde a primeira edição do Rock in Rio
- A acessibilidade é outro ponto forte, pois todos os espaços do recinto estarão disponíveis para todas as pessoas com e sem mobilidade reduzida
No sentido de promover e implementar boas práticas ambientais, o Wine & Music Valley acaba de aderir ao programa Ecoeventos, da Resinorte em parceria com o Município de Lamego, que tem como objetivo promover a sensibilização e educação ambiental.
Esta iniciativa e as diversas ações que a compõem, fazem parte de uma estratégia de comunicação ambiental em fase de implementação em todas as concessionárias da Environement Global Facilities (EGF), empresa europeia de referência no setor ambiental e líder no tratamento e valorização de resíduos em Portugal, que alia a inovação social e o foco nos resultados, numa metodologia que obteve financiamento por parte do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).
Para a realização deste ecoevento, serão adotadas as seguintes medidas de proteção e sensibilização ambiental:
- Implementação da recolha seletiva de embalagens no local e um conjunto de boas práticas ambientais no local onde se realiza o evento;
- Realização de ações de formação e sensibilização junto dos produtores de resíduos e dos participantes do evento;
- Realização de ações de sensibilização por uma equipa de 4 monitores devidamente credenciados aos participantes do evento Wine & Music Valley;
- Colaboração na monitorização e avaliação de resultados quanto aos resíduos produzidos e/ou evitados;
- Promoção e divulgação de iniciativas ambientais realizadas junto dos públicos do evento;
- Imagem para campanha de comunicação através das redes sociais associados ao Ecoevento.
Equipa de Comunicação e Sensibilização Ambiental:
O Ecoevento Wine & Music Valley terá disponível uma equipa de comunicação e sensibilização ambiental que estará presente nos dois dias de evento para sensibilização do público e operadores, e fiscalização dos espaços para uma correta separação e deposição dos resíduos.
No que à sustentabilidade diz respeito, o Wine & Music Valley para além da certificação como Ecoevento, adotará ainda uma série de medidas ambientais reconhecendo a fragilidade do local tendo em conta a proximidade com o rio Douro:
- Adoção de um plano de gestão de resíduos que inclui copos reutilizáveis com campanha de incentivo à reutilização dentro e fora do evento;
- Doação de sobras alimentares, em condições de segurança alimentar, a instituições que apoiem famílias carenciadas;
- Doação dos materiais (lona, relva sintética, material cenográfico) a instituições para reutilização;
- A equipa de limpeza vai assegurar que nenhum resíduo contamine o rio.
No que diz respeito à política de mobilidade sustentável estão a ser criadas parcerias, com empresas de transporte público, para a criação de rotas especificas com horários adequados, assim como uma campanha de promoção do uso de transportes coletivos, identificação de parques de estacionamento com serviço transfer até ao evento como alternativa ao veículo próprio. Existirá também um caminho pedonal desde o centro, e um parque para estacionamento de bicicletas dentro do recinto, para fomentar o uso das mesmas.
Para promover o conceito de festival acessível a todos os públicos, o festival irá implementar medidas de acesso ao recinto e espaços comuns, tais como:
- Criação de estacionamento para pessoas com mobilidade reduzida, devidamente identificado e sinalizado;
- Espaço adaptado para pessoas com mobilidade reduzida dentro do recinto com visibilidade para o palco;
- Inclusão de transportes, na frota de shuttles e outros serviços de transporte coletivo, com condições para transportar pessoas com mobilidade reduzida
- Existência de uma equipa de apoio no recinto para apoiar qualquer necessidade;
- WC adaptados com permissão de entrada para os cuidadores e caso seja necessário, um espaço para descanso.
Toda a informação acima estará disponibilizada no site do evento para que se possa preparar atempadamente a vinda ao evento, em https://www.wineandmusicvalley.com/.
Sobre o Wine & Music Valley
Os três palcos do recinto vão estar recheados de música, vinho e gastronomia de excelência. Prova disso é o line-up do Douro Stage e do Wine Stage, que contam com artistas nacionais e internacionais tais como Bryan Ferry, Seu Jorge, Mariza, António Zambujo, Xutos e Pontapés, Salvador Sobral, Carolina Deslandes, Wet Bed Gang, Dj Vibe & Rui Vargas, The Black Mamba, HMB, Fogo Fogo, Xinobi & Anna Prior, entre outros.
Pelo Chef’s Stage, palco que coloca a gastronomia no centro do entretenimento, passarão espetáculos protagonizados por conceituados chefs, entre live cooking shows e degustações, com nomes Estrela Michelin como Rui Paula, Miguel Castro e Silva, Vítor Matos, e nomes que mostrarão o melhor da cozinha da região como Pedro Pena Bastos, Tiago Bonito e Tiago Moutinho. À mesa neste mesmo palco senta-se, também, a música. No primeiro dia será Fernando Alvim o responsável pela banda sonora do Chef’s Stage e no segundo dia do evento a composição sonora fica a cargo do projeto Rua das Pretas, criado pelo franco-brasileiro Pierre Aderne, numa performance-tertúlia ao vivo que materializa, num só momento, o conceito do festival (ligando o vinho à música).
Dentro do recinto haverá, também, uma Wine Village dedicada aos produtores e vinhos da região, sendo já conhecidas as primeiras presenças: CARM, Ramos Pinto, Quinta da Pacheca, Porto Cruz, Quinta do Portal, Casa dos Varais, Adega de Favaios, 100 Hectares, Quinta da Rede, Casa dos Fontes, Quinta das Lamelas, Quinta do Mourão, Quinta da Barroca, Quinta do Pessegueiro, Quinta da Serôdia, Quinta Seara D’Ordens e Quinta de Cottas.
O Wine & Music Valley conta com o apoio à produção da Better World, empresa responsável pelo Rock in Rio.
CONTACTOS:
Lift Consulting: Bruno Malveira | bruno.malveira@lift.com.pt |+351 96 115 76 87
Lift Consulting: Sofia Rijo | sofia.rijo@lift.com.pt |+351 913 010 769