Escovas de dentes ecológicas, moda para bebés e lembranças made in Portugal são três dos conceitos vencedores do Concurso Rising Store que já têm porta aberta no CascaiShopping, Centro Colombo e Centro Vasco da Gama. A The Bam&Boo Toothbrush, IB – Inês Bernardo e (think) Out Portugal destacaram-se neste concurso de empreendedorismo, beneficiando agora da oportunidade de desenvolverem o seu negócio num dos centros comerciais Sonae Sierra abrangidos pela iniciativa. Estes projetos vencedores tiveram apoio desde a incubação da ideia e desenvolvimento do negócio, culminando na oferta de um espaço (loja ou quiosque) durante seis meses sem custos mensais e a possibilidade de renovação por mais seis em condições especiais.
A iniciativa Rising Store, desenvolvida pela Sonae Sierra, vai na sua 2ª edição e conta com o apoio institucional da ANJE, da agência Young&Rubicam, do INV-Instituto de Negociação e Vendas e da larga experiência do produtor executivo do Shark Tank, entre outros representantes que integram o júri. O objetivo é selecionar as melhores ideias a concurso e dar apoio no desenvolvimento do Plano de Negócio do projeto, nomeadamente, nas áreas de Marketing, Comercial e Financeira para, no final, as ideias serem implementadas nos Centros Comerciais da Sonae Sierra.
Este projeto de apoio ao empreendedorismo surge no âmbito da estratégia de sustentabilidade da Sonae Sierra, mais concretamente de uma das áreas de enfoque – Future Fit Retail - cujo objetivo se centra na antecipação de tendências futuras no setor do retalho, na criação de novos conceitos, na inovação orientada para a sustentabilidade (SOI – Sustainability Orientated Innovation) e noutros temas relevantes no domínio da inovação sustentável. A Empresa pretende assumir um papel ativo na colaboração com lojistas atuais e potenciais para tornar os seus negócios mais resilientes, permitindo que empreendedores individuais, pequenas empresas, startups ou projetos de retalho de âmbito local, se desenvolvam em circunstâncias exclusivas.
Nesta edição foram valorizados os novos conceitos de retalho que promovam junto dos visitantes mudanças comportamentais positivas e que incentivem a adoção de um estilo de vida mais sustentável. Assim, os projetos vencedores que contemplem uma oferta de produtos ou serviços acessíveis ao consumidor, caraterizados pela sua vertente ecológica e de bem-estar pessoal, assentes em requisitos como a transparência, preocupação com o meio ambiente (através da poupança de recursos e da sua utilização de forma racional) e preocupação social (através do apoio a empresas e comunidades locais) beneficiam, adicionalmente ao prémio, da oferta da campanha de comunicação de abertura do espaço.
Este ano quisemos premiar projetos que promovam atitudes positivas, nomeadamente, no âmbito da proteção do ambiente e no made in Portugal. Estes três conceitos, que estão já em funcionamento e que podem beneficiar do acréscimo de visitantes dos Centros Comerciais na época de Natal, são um excelente exemplo de ideias que merecem o nosso aplauso. Desejamos-lhes o maior sucesso
Cristina Santos, Diretora de Gestão de Centros Comerciais da Sonae Sierra em Portugal e Espanha
Sobre: A Bam & Boo Toothbrush é uma marca Portuguesa de escovas de dentes de Bambu e amiga do ambiente. Na Bam & Boo pretendemos trazer mais sustentabilidade e ecologia a um produto que todas os anos e só na Europa deita para o lixo mais de mil milhões de escovas de plástico não biodegradável. Acreditamos por isso que mesmo as coisas mais básicas da vida merecem ser repensadas para serem mais funcionais e ecológicas. Daí nasceu a Bam & Boo Toothbrush, uma escova ecológica com o cabo de bambu e embalagem amiga do ambiente. O bambu é a planta que mais rápido cresce no mundo ao mesmo tempo que requer poucos recursos para se desenvolver, sendo por isso considerado uma das matérias prima mais sustentáveis do planeta. É também naturalmente antibacteriana, isto faz do bambu a melhor opção não só para o ambiente como para a saúde oral.
Sobre: A IB - Inês Bernardo é uma marca de moda para bebés e crianças que foi pensada com o objetivo não só de criar roupas, mas também de proporcionar momentos especiais aos pais e aos mais pequeninos, através de modelos e padrões originais e muito apelativos que ajudam a criar histórias únicas e a proporcionar memórias inesquecíveis. Os modelos IB privilegiam padrões e cores muito diferentes da palete habitual para bebés, para aqueles pais que estão cansados do rosinha e do azulinho, e também modelos temáticos como ursos, coelhos, raposas, tubarões, orcas, pandas, renas e até dragões, para aqueles pais que não se importam de ser diferentes e divertidos.
A (think) out é uma marca de lembranças portuguesas que desde 2016, (re)cria símbolos culturais e tradicionais de forma original e criativa, (re)inventando-os através de ilustrações que salvaguardam a singular iconografia do vasto património português. Mais do que um gift, uma emoção! Fomos agraciados como Vencedores no concurso Creative Gifts 4 Concept Stores (Empresas que diferenciam o Gift pelo Design) by PaperGift na FIL com a Caneca com a ilustração da Guitarra Portuguesa. Os nossos produtos são adquiridos em empresas Nacionais, e todas as ilustrações são criação própria da designer fundadora da marca. As nossas t-shirts são 100% Algodão de Alta gramagem e a estampagem é de alta qualidade em serigrafia. Tentamos não só diferenciar os nossos produtos pelas ilustrações originais e diferentes mas também pela qualidade dos produtos onde as mesmas são adaptadas.