· A exposição dos adolescentes a riscos voltou a aumentar, com destaque para discurso de ódio (35%), esquemas fraudulentos (29%) e ciberbullying (23%), num ecossistema digital cada vez mais complexo
· A empresa apresenta também o CyberSafe: Bad Connection?, o novo capítulo da série CyberSafe do Minecraft Education, que transforma riscos complexos em experiências de aprendizagem imersivas e gratuitas no universo Minecraft
Lisboa, 10 de fevereiro de 2026 – No âmbito do Dia da Internet Mais Segura, e num momento em que 91% das pessoas afirmam preocupar‑se com riscos associados à IA, a Microsoft divulga as conclusões mais recentes do Global Online Safety Survey, que destaca a evolução dos riscos digitais e o impacto na vida dos jovens. Em 2026, o estudo assinala dez anos de investigação contínua, período durante o qual a Microsoft recolheu mais de 130 mil entrevistas em 37 países, com o objetivo de compreender como adolescentes e adultos experienciam e percebem a vida online através da análise de atitudes e perceções sobre ferramentas de segurança online e interações digitais.
Os resultados do estudo revelam que os jovens estão expostos a um ecossistema digital cada vez mais complexo e, embora os inquiridos afirmem sentir‑se mais conectados e mais produtivos, também se sentem menos seguros online. A experiência de risco voltou a aumentar, com o discurso de ódio (35%), os esquemas fraudulentos (29%) e o ciberbullying (23%) a figurarem entre os perigos mais reportados. No entanto, os dados mostram também sinais encorajadores: 72% dos adolescentes procuraram apoio após enfrentar um risco e o comportamento de reporte registou um crescimento pelo segundo ano consecutivo, o que evidencia uma resiliência crescente e maior consciência sobre a importância de pedir ajuda. Ainda assim, as preocupações com o uso indevido da IA persistem, reforçando mais uma vez que a segurança‑por‑design na IA é essencial, não opcional.
Perante esta realidade, em 2026, o apelo à ação é mais urgente do que nunca e se a indústria não disponibilizar experiências seguras e adequadas à idade, os jovens correm o risco de perder o acesso à tecnologia.
Evoluir para responder ao momento
Para responder a estes desafios, a Microsoft tem vindo a melhorar continuamente a sua abordagem no desenvolvimento de soluções de segurança ajustadas e ponderadas. Com o objetivo de reforçar a escuta ativa e integrar a perspetiva dos jovens na criação de tecnologia segura, a Microsoft lançou o primeiro AI Futures Youth Council, que irá reunir adolescentes dos Estados Unidos e da União Europeia. Este novo conselho pretende compreender, de forma direta, o que os jovens esperam das tecnologias emergentes, como encaram os riscos associados à Inteligência Artificial e de que forma podem ser melhor apoiados na sua segurança e bem‑estar digital.
A Microsoft está também a aprofundar o seu trabalho com jovens através de uma nova colaboração com a Cyberlite, que procura compreender como adolescentes entre os 13 e os 17 anos interagem com companheiros de IA. A iniciativa inclui workshops de codesign na Índia e em Singapura, permitindo recolher perceções diretas sobre os benefícios, riscos e aspectos emocionais associados ao uso de IA. Estes insights serão integrados no desenvolvimento de novos recursos educativos para adolescentes, pais e educadores e os primeiros resultados mostram que os jovens valorizam a IA como um espaço “livre de julgamentos”, embora identifiquem riscos relevantes, como privacidade, dependência excessiva e erosão do pensamento crítico.
Paralelamente, a empresa está a reforçar a segurança para famílias na nova era do Windows, expandindo os controlos de Family Safety - agora aplicáveis até aos 18 anos em vários países - e disponibiliza um novo guia breve para apoiar os pais na configuração de ferramentas de parentalidade digital.
A Microsoft anunciou também o lançamento do CyberSafe: Bad Connection?, o mais recente capítulo da série CyberSafe do Minecraft Education. Esta iniciativa gratuita transforma riscos complexos, tais como a manipulação online, o recrutamento ou a radicalização, em experiências de aprendizagem imersivas dentro do ambiente Minecraft, ajudando jovens, educadores e famílias a identificar sinais de risco e a desenvolver competências de cidadania digital de forma envolvente.
Empoderar novas gerações para um mundo ainda mais digital
A série CyberSafe do Minecraft Education continua a expandir o seu impacto global, ultrapassando 80 milhões de downloads desde 2022. Esta colaboração entre o Minecraft Education, o Xbox e a Microsoft tem ajudado uma geração de jovens jogadores a desenvolver competências essenciais de resiliência, consciência digital e cidadania responsável num mundo cada vez mais online.
No âmbito do compromisso da empresa com a capacitação digital, o Microsoft Elevate está a apoiar educadores e estudantes através de ferramentas e orientação que promovem hábitos digitais mais seguros e responsáveis, reconhecendo que a Inteligência Artificial está a transformar profundamente a forma como aprendemos, trabalhamos e interagimos.
Paralelamente, a Microsoft colabora com organizações como o National 4H Council para garantir que os jovens acedem à tecnologia de forma segura. Esta colaboração integra programas de literacia em IA, conteúdos de segurança digital e experiências de aprendizagem baseadas em jogo através do Minecraft Education, preparando as gerações mais novas para um mundo crescentemente potenciado por IA.
Ao longo das últimas duas décadas, a Microsoft tem trabalhado com parceiros, educadores, governos e organizações para promover práticas de segurança desde o design, criar recursos educativos e capacitar utilizadores de todas as idades. A internet mudou profundamente na última década, e as expectativas das pessoas também. O Dia da Internet Mais Segura lembra‑nos que, num ambiente digital em rápida transformação, a proteção das gerações mais novas requer colaboração contínua, inovação responsável e um compromisso partilhado com a construção de um futuro digital mais seguro para todos.
SOBRE A MICROSOFT
Microsoft (Nasdaq "MSFT" @microsoft) cria plataformas e ferramentas robustecidas por Inteligência Artificial para entregar soluções inovadoras que correspondam às necessidades crescentes dos nossos clientes. Enquanto empresa de tecnologia está comprometida com a democratização do acesso a Inteligência Artificial de forma responsável, mantendo a missão de capacitar todas as pessoas e organizações no planeta para atingir mais.


