Em 2025, os 50 zoos e aquários integrados na Associação Ibérica de Zoos e Aquários (AIZA) ultrapassaram, em conjunto, os 15 milhões de visitantes em Portugal e Espanha.
Este resultado confirma o papel central das instituições zoológicas acreditadas na educação, conservação e investigação científica.
Enquanto membro da AIZA, o Zoomarine contribuiu para este marco com 627.054 visitantes em 2025.
Sobre o Zoomarine
Desde a sua criação em 1991, o Zoomarine Algarve tornou-se num destino de excelência, combinando educação e entretenimento de uma forma que toca os corações e muda comportamentos. Com diversas atrações como exposições zoológicas, habitats imersivos para animais, passeios emocionantes e a maior praia de ondas de Portugal, o Zoomarine oferece aos visitantes uma experiência inesquecível que esclarece e educa em igual medida. Já em 2002 e na ausência de uma estrutura especializada, criou o primeiro Centro de Reabilitação de Espécies Marinhas em Portugal. Mais recentemente e sediado no parque, o Zoomarine e a IUCN criaram 1º Centro de Sobrevivência das Espécies focado na Mudança Comportamento, com o propósito de integrar as ciências sociais nos esforços de conservação de espécies animais marinhas.
Sobre a AIZA
A AIZA é a Associação Ibérica de Zoos e Aquários, uma entidade profissional sem fins lucrativos que reúne 50 instituições de Espanha e Portugal comprometidas com o bem-estar animal, a conservação da biodiversidade, a educação ambiental e a investigação científica. Através do trabalho conjunto dos seus membros, a AIZA promove um modelo de zoo e aquário moderno, transparente e alinhado com os desafios ambientais e sociais do século XXI.
Os seus membros mantêm mais de 100 protocolos com universidades, instituições de ensino e outras entidades, e desenvolvem atualmente mais de 150 projetos de investigação científica.
Na área da conservação, os centros associados acolhem 457 espécies ameaçadas, de acordo com a classificação da Lista Vermelha da UICN, das quais 96 se encontram em perigo crítico de extinção e três estão extintas na natureza. Desenvolvem ainda mais de 200 projetos de conservação, com um investimento total superior a seis milhões de euros, destacando-se os programas focados em espécies ibéricas e em espécies ameaçadas de extinção, como os grandes primatas, à proteção direta dos quais nos seus habitats naturais os zoos da AIZA destinaram mais de 100.000 euros nos últimos quatro anos.
Para mais informações, por favor, contacte:
Zoomarine
Melissa Green, Responsável de Comunicação do Zoomarine | comunicacao@zoomarine.pt | (+351) 961 939 275
Lift Consulting
Carla Brito | carla.brito@lift.com.pt | 915 291 708
Raquel Rogeiro | raquel.rogeiro@lift.com.pt | 910 767 719


